Colégio Mackenzie Tamboré premia redações sobre Marechal Rondon

Trabalhos foram inspirados no livro filatélico Rondon: O Marechal da Paz 

21.11.202211h30 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Colégio Mackenzie Tamboré premia redações sobre Marechal Rondon

O Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) unidade Tamboré realizou, nesta sexta-feira, 18 de novembro, a premiação do concurso literário sobre a vida e trajetória do Marechal Cândido Rondon, inspirado no livro Rondon, o marechal da paz – A vida de um herói nacional contada por meio da Filatelia. O autor da obra, Maurício Melo de Meneses, membro do Conselho Deliberativo do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), esteve presente na cerimônia. 

O concurso foi dividido em três categorias, cada uma delas separadas pelas séries dos estudantes: do 6º ao 7º ano, do 8º ao 9º ano e Ensino Médio. Em cada categoria, foram premiadas as dez melhores redações, sendo que os dois primeiros colocados também ganharam um exemplar do livro filatélico. 

“Esse trabalho de redação foi para provocar que precisamos nos lembrar constantemente dos heróis do Brasil. Aqui no CPM foi bacana demais porque teve uma participação maciça dos alunos. O Rondon tinha valores que nortearam totalmente a vida dele”, comemorou o autor do livro. 

Antes da entrega dos prêmios, os alunos puderam participar de uma palestra com o escritor e filatelista, que contou um pouco sobre a vida do Marechal da Paz, principalmente sobre seus valores: amor, ordem e progresso. Além disso, Meneses também convocou os estudantes a “rondonearem”, verbo que significa sempre buscar fazer o bem. 

A premiação do concurso acontece quase uma semana após a realização da primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), a principal prova para ingresso nas principais universidades do país. Neste ano, o tema da redação foi Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil, assunto muito relacionado com a trajetória do Marechal Rondon. 

“O projeto contribuiu não apenas para o crescimento e desenvolvimento dos alunos, e também ajudou a alavancar o desempenho de nossos estudantes no ENEM”, afirmou a diretora do CPM Tamboré, Tânia Calazans. 

A aluna do terceiro ano do Ensino Médio, Manoela Beraguas, confirmou que participar do concurso ajudou bastante na hora da prova. “Saber sobre o Rondon me deu uma base sobre como é o tratamento desses povos e, também, um exemplo para citar de uma pessoa que soube muito bem como manter o legado desses povos vivo”, apontou. 

Os estudantes receberam os prêmios e ainda puderam contar com o autógrafo do autor do livro. No fim da palestra, o coral MackSingers apresentou uma canção que falava sobre a vida do personagem nacional.