Atualidades

IV Seminário do GEICS: Qual o papel da escola?

Nomes reconhecidos do meio acadêmico educacional participaram da mesa-redonda

21.11.202216h04 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

IV Seminário do GEICS: Qual o papel da escola?

No dia 11 de novembro, sexta-feira, aconteceu a mesa-redonda Finalidades Educativas Escolares na Visão de Diretores, Coordenadores, Pedagógicos, Professores, Pais e Agentes Externos à Escola: Contradições e Perspectivas durante o IV Seminário do GEICS & I Encontro dos Grupos de Pesquisa em Currículo, Didática e Formação de Professores.

O evento aconteceu no Centro Histórico e Cultural Mackenzie (CHCM), campus Higienópolis, com a participação de José Carlos Libâneo, Vera Maria Placco e Raquel Aparecida Marra, nomes reconhecidos no meio educacional, que apresentaram o resultado da pesquisa com profissionais do sistema estadual de ensino do estado de São Paulo.

“A pergunta da nossa pesquisa é 'Para que serve a escola?'. Isso diz respeito a finalidades educativas da escola sobre diferentes visões por parte de agentes externos e internos”, explicou o professor Libâneo, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Goiás.

Segundo ele, agentes externos são os pais dos alunos, membros de conselhos titulares, associações e empresários, enquanto agentes internos são professores da Educação Básica, formadores de professores e estudantes de Pedagogia. “Estamos preocupados com essa pergunta porque entendemos que faz parte do aparato conceitual de que os fins da educação antecedem decisões referentes a currículos e organização da escola”, disse Libâneo.

Por fim, Libâneo destacou que diferentes segmentos vinculados à escola terão diferentes respostas em relação à pergunta e, por isso, é preciso que educadores discutam uma pauta comum de finalidades para assegurar a contribuição da escola para o desenvolvimento dos alunos. 

Em sua apresentação, a professora e pesquisadora associada do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade, Vera Maria Placco disse “É um prazer estar aqui, não só por amizade, mas pela parceria e compromissos assemelhados que nós temos. Estamos em uma pesquisa que está nos dando muita alegria”.

A organizadora do evento e docente do Centro de Educação, Filosofia e Tecnologia (CEFT) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Marili Vieira, falou sobre a importância de reunir alunos da Graduação, professores da educação básica e pesquisadores. “Como universidade, nós temos que trazer eventos que mostram nossas pesquisas, mas trazer também o que está acontecendo na educação básica e valorizar a carreira docente”, afirmou.