Atualidades

Núcleo de Estudos Avançados debate papéis da Universidade no Brasil na inclusão social

Cláudia Costin, nome reconhecido em políticas educacionais, foi a palestrante

06.12.202217h07 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Núcleo de Estudos Avançados debate papéis da Universidade no Brasil na inclusão social

O Núcleo de Estudos Avançados (NEA) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) promoveu na terça-feira, dia 06 de dezembro, a conferência “O futuro da Universidade no Brasil”, que nesta edição teve o tema Os papéis da Universidade no Brasil e a Inclusão Social, com a palestra da diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas, Cláudia Costin, e mediação do professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) e membro do NEA, Carlos Leite.

“A universidade garante ao jovem uma entrada melhor no mundo do trabalho, por isso ela deveria estar aberta a todos que estão preparados, e cabe a educação básica prepará-los para a universidade e cabe a universidade recebê-los de braços abertos”, disse Cláudia Costin, que completou: “hoje, o Brasil gasta mais com o ensino superior do que com a educação básica, comparativamente com outros países”.

Ela explicou que países que, hoje, possuem bons sistemas educacionais e que tem um desenvolvimento de longo prazo, são aqueles que estavam no estágio de transição demográfico parecido com o Brasil e gastaram mais em educação. “Então, gastar com educação não é gastar, é investir”, afirmou Cláudia Costin.

Também foi apresentado o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 4, ou ODS 4, agenda estabelecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas e assinada pelo Brasil com metas globais para 2030. A ODS 4 diz a respeito à educação e assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.  

Em sua saudação, o reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos, agradeceu a presença de todos e celebrou a concretização do evento do NEA. “Espero que esses eventos sejam para trazer provocações ao nosso dia a dia. Uma universidade que deseja se perpetuar precisa fazer esse exercício”, afirmou o reitor.

As autoridades presentes foram a pró-reitora de Graduação, Janette Brustein; o pró-reitor de Extensão e Cultura, Cleverson Pereira de Almeida; o coordenador do NEA, Wilson Toshiro Nakamura; o capelão universitário, reverendo José Carlos Piacente, representando o chanceler do Mackenzie, reverendo Robinson Grangeiro Monteiro. Diretores e docentes das unidades acadêmicas da UPM também participaram do evento.