Atualidades

Reitor da UPM toma posse na Academia Mackenzista de Letras

Marco Tullio de Castro Vasconcelos ocupará a cadeira de presidente de forma honorária

08.12.202218h03 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Reitor da UPM toma posse na Academia Mackenzista de Letras

Na tarde de quinta-feira, 08 de dezembro, o reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Marco Tullio de Castro Vasconcelos, tomou posse da cadeira honorária na Academia Mackenzista de Letras (AML). A cerimônia foi realizada no auditório do MackGraphe, no campus Higienópolis. Outros três mackenzistas ilustres também foram empossados na ocasião.

“Para mim, fazer parte desse seleto grupo de membros que discutem cultura e literatura é muito importante, pois podemos fazer uma diferença na sociedade, disse o reitor, que recebeu a medalha, o diploma e um livro com o ordenamento da AML. O reitor será o presidente honorário da academia.

O presidente da AML, Nelson Câmara, saudou o reitor como novo membro da organização. "É muito honroso para a academia ter o reitor como membro honorário, pois ele sempre nos dá todo apoio necessário para nossas atividades". O reitor recebe o cargo da AML de forma honorária e permanece na cadeira pelo tempo em que ocupar o cargo na UPM.

Outros três mackenzistas foram empossados na cerimônia. O professor de Direito e diretor da Faculdade de Direito (FDir), Gianpaolo Poggio Smanio, ocupará a cadeira de n⁰ 14 (Edgar de Magalhães Noronha); o professor Carlos Eduardo Nicoletti Camilo, que ocupará a cadeira 40 (Hilda A.P. Hilst); e o professor Luiz Guilherme da Costa Wagner Junior, que ocupará a cadeira de nº 9 (Alfredo Cecílio Lopes). 

O chanceler do Mackenzie, reverendo Robinson Grangeiro Monteiro, desejou que os novos imortais da AML tenham sabedoria na compreensão dos tempos atuais. "Somente com a inspiração daquele que é Senhor do tempo e da história é possível se tornar um conhecedor da própria época e compreender o fenômeno histórico no momento em que ele acontece", apontou.

Nos mesmos padrões da Academia Brasileira de Letras, a AML existe há oito anos e possui 40 cadeiras, com cada imortal permanecendo na Academia de forma vitalícia. Além disso, cada cadeira possui um patrono ou patronese, que homenageia personalidades que estudaram ou que foram importantes para a história do Mackenzie, como por exemplo, Dom Pedro II, Ruy Barbosa, Anita Malfatti, Rubem Paiva e Hilda Hilst. Para ser escolhido pela organização, um candidato precisa ter estudado na UPM ou trabalhado na universidade por mais de cinco anos, além de demonstrar grande atuação intelectual, seja na literatura, seja em outro campo científico. Por isso, a AML reúne diversas áreas do conhecimento e possui um processo rigoroso de escolha.