Atualidades

“Que o Natal nasça hoje para todos” - Cantata Grito de Paz! abre o calendário natalino de Campinas

Celebração é uma parceria da UPM com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo

01.12.202214h59 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

“Que o Natal nasça hoje para todos” - Cantata Grito de Paz! abre o calendário natalino de Campinas

Nem a chuva na cidade de Campinas atrapalhou a celebração do espírito natalino na 10ª edição da Cantata Natal, um Grito de Paz!, do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), na noite do dia 28 de novembro. Tradicionalmente realizada nas escadarias do Seminário Presbiteriano do Sul, desta vez a apresentação do coral foi feita no auditório do edifício por conta do clima.

O evento, que também é realizado pela Prefeitura Municipal de Campinas, com intermédio da Secretaria de Cultura e Turismo, abre o calendário oficial de Natal da cidade, que neste ano recebeu o nome de Caminho dos Sonhos.

O coral, com 130 vozes, comandado pelo maestro Parcival Módolo, coordenador de Arte e Cultura (CAC) da UPM, interpretou oito canções de Natal com arranjos especiais. “As músicas têm uma forte capacidade de mexer com as nossas emoções e memórias. Quando reativamos memórias que falam de Natal, certamente o Natal virá para todos que estiverem assistindo”, disse o maestro sobre transmitir o verdadeiro sentido da festa, o nascimento do menino Jesus.

“É uma integração da Universidade com a sociedade. Aqui, reafirmamos a mensagem de esperança, de alegria e de que Deus teve misericórdia do homem”, afirmou o reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos. Para ele, após nove edições, o saldo é muito positivo e significa a concretização de um esforço que resultou num bonito projeto.

Em sua saudação, o presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), Milton Flávio Moura, falou sobre a noite ser para compartilhar o que Deus tem feito por todos e celebrar a pessoa do Senhor Jesus. “É um final de ano que temos o histórico da vida a celebrar. Que nós possamos rememorar e colocar em perspectiva o próximo ano que está se avizinhando”, desejou o presidente.

A secretária municipal de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli, que estava representando o prefeito de Campinas, Dário Saadi, falou com alegria sobre o projeto Grito de Paz! fazer parte da programação do Natal de Campinas. “Entender o sentido do Natal, compartilhar e celebrar dentro dos nossos corações o que é esse grito de paz tão importante. É um evento que a gente sai com o coração elevado e a fé renovada”, disse a secretária.

Ela também ressaltou que durante o período mais crítico da pandemia, as festividades de Natal de Campinas foram interrompidas e uma das poucas atividades foi a apresentação da cantata e do coral, de forma remota.

Estiveram ainda presentes o pró-reitor de Extensão e Cultura da UPM, Cleverson Pereira de Almeida; o pró-reitor de Controle Acadêmico da UPM, Wallace Tesch Sabaini; o pró-reitor de Planejamento e Administração da UPM, Luiz Carlos Lemos Júnior; o diretor do CCT da UPM, Anaor Donizetti; os capelães da UPM, reverendo Jabis Ipólito e reverendo Marcelo Coelho; o capelão da Educação Básica, reverendo Alexandre Antunes Pereira Santos; o capelão do Seminário Presbiteriano do Sul, reverendo Paulo César Tomaz; Nildiane Zanin, chefe de gabinete da presidência da autarquia rede Mário Gatt, representando o presidente do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, Sérgio Bisogni; e os organizadores do evento, Antônio Carlos do Santos, Suzana Cabral, Danilo Demori e Hélio de Oliveira Camargo.