Atualidades

Retrospectiva Mackenzie 2022 - Parte 1

Relembre os acontecimentos que marcaram o ano na nossa Instituição

14.12.202214h01 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Retrospectiva Mackenzie 2022 - Parte 1

Estamos no último mês de 2022, um ano marcado por muitos momentos importantes e memoráveis para o Mackenzie, incluindo a volta 100% presencial das atividades na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), celebrações importantes e grandes inaugurações em toda a nossa Instituição.

Relembre alguns dos principais momentos do que aconteceu no Mackenzie ao longo deste ano, confira:

1. 70 anos da UPM 

Em 2022, a UPM completou 70 anos de história e tradição e, claro, não faltaram comemorações. O culto de louvor e gratidão a Deus pelo cuidado e frutos da instituição foi realizado, assim como uma série de concertos e musicais ao longo do ano. O Conselho Universitário (CONSU) também celebrou a data em uma reunião, que há 70 anos firmou a fundação da UPM.

2. Lançamento MackPlay 

A plataforma de conteúdos audiovisuais do Mackenzie foi lançada em junho, sob a coordenação de Osmar Guerra, da Superintendência de Comunicação e Marketing (SUCOM) do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM). As produções do MackPlay destacam a cultura mackenzista, dão visibilidade ao que acontece ao redor e nas unidades: Universidade, Colégios, Faculdades e Hospitais; sempre baseados em nossa confessionalidade.  

Entre as produções estão MackCastMultiplayerHistórias de A a ZPartilha e outras, cada uma voltada para públicos diferentes. A última novidade do MackPlay é o programa De Primeiracomandado pelo medalhista paralímpico Daniel Dias. Para acompanhar, acesse MackPlay, o canal no YouTube ou as redes sociais.

3. Recepção presencial aos alunos 

Os calouros do 2º semestre de 2022 foram os primeiros a receber as boas-vindas da UPM presencialmente, após o período da pandemia. Na recepção institucional, os alunos conheceram mais sobre a UPM, seus projetos pedagógicos e as possibilidades dentro da Universidade.

Já a gincana dos calouros reuniu desafios de Matemática e Português, nos quais cada sala era uma equipe, composta por alunos de diferentes cursos. Ao término dos desafios, o Auditório Ruy Barbosa foi palco da premiação das salas vencedoras e da gravação de conteúdo para as redes sociais do Mackenzie. 

Os novos mackenzistas também participaram do Programa Pró-Calouro, com atividades sobre saúde mental e física, desenvolvimento de soft-skills e boas práticas de estudo.

4. Inauguração de novos espaços

Dois novos laboratórios, o Centro de Pesquisa pela Infância e Adolescência, com equipamentos para análise de atividades cerebrais e avaliação motora, e a Clínica Escola de Fisioterapia, ambos relacionados ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), foram inaugurados e contribuem para a pesquisa e atendimento à comunidade.  

Oito novas salas de Aprendizagem Ativa na Escola de Engenharia (EE) também foram inauguradas e oferecem aos professores a possibilidade de aplicações metodologias ativas, com atividades que engajam os alunos se tornarem protagonistas no processo de conhecimento, por meio do desenvolvimento de habilidades e trabalho em equipe. Sem contar o laboratório de Engenharia de Materiais em parceria com a empresa Zwick Roell e muitos outros.

A Incubadora de Empresas Mackenzie também recebeu um novo espaço dentro do campus Higienópolis, pensado para que o ecossistema mackenzista pudesse desenvolver e trabalhar o empreendedorismo. Além disso, o CCBS e o Centro de Comunicação e Letras (CCL) receberam novas ambientações em seus prédios e salas de aula.

5. Destaques do esporte 

O esporte não podia ficar de fora da retrospectiva! O nadador Samuel de Oliveira Lopes, além de assinar o patrocínio com o IPM esse ano, foi convocado pela Seleção Brasileira Júnior de Natação para competir no campeonato mundial. Samuel é considerado a nova promessa das piscinas e está com foco em Paris 2024. 

O Mackenzie também se destacou e venceu a XLVII edição do Mac-Nav, competição esportiva anual entre a UPM e a Escola Naval do Rio de Janeiro. Por conta da pandemia, o evento foi interrompido e retornou esse ano, nas modalidades de basquete, vôlei, polo aquático, natação, judô, atletismo e xadrez. 

Outro destaque esportivo foi o Torneio de Fifa 23 de Playstation 5, organizado pela Coordenadoria de Esportes e Representação Estudantil (CERE) para todos os alunos da UPM.