Esporte

Mackenzie vence a XLVII edição do Mac-Nav

Equipes mackenzistas venceram a disputa com a Escola Naval do Rio de Janeiro, na primeira edição após a pandemia de covid-19

07.10.202214h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Mackenzie vence a XLVII edição do Mac-Nav

A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) venceu a XLVII edição do Mac-Nav, competição esportiva realizada entre a universidade paulistana e a Escola Naval do Rio de Janeiro. A disputa foi realizada no último final de semana, entre 29 de setembro e 1º de outubro, em São Paulo.

A abertura do evento foi realizada na última quinta-feira de setembro, no campus Higienópolis. “Já tivemos muitos atletas que disputaram olimpíadas e outras competições importantes. Então, o esporte está atrelado à nossa essência, à nossa identidade mackenzista”, disse o reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos.

O capitão de Mar e Guerra, Marcel Parreiras de Bragança, representando o comandante da Escola Naval, ressaltou a proximidade e a amizade entre as duas instituições. “Amizade essa que enriquecerá a cultura, ampliará os horizontes e gerará frutos a ambas as delegações”. O capitão também lembrou que foi a primeira edição da competição realizada após a pandemia de covid-19.

Na atual edição, a UPM saiu vitoriosa na disputa do basquete, natação, pólo aquático, voleibol e xadrez, enquanto a Escola Naval levou a melhor no Atletismo e no Judô. A vitória em cada modalidade valia um ponto e a vitória geral ficou com o time mackenzista.

O Mac-Nav foi realizado pela primeira vez em 1946, visando unir as duas instituições por meio do esporte. A proposta surgiu após conversas entre Caio Pereira de Souza, engenheiro mackenzista, e Almirante Braz Velloso, diretor da Escola Naval do Rio de Janeiro. A ideia foi aprovada por Benjamin Harris Hunnicutt, presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM) à época. Desde então, ficou acordado a realização da competição de forma anual, alternando-se o local das disputas entre São Paulo e Rio de Janeiro.

A próxima edição do mac-nav será realizada em 2023 no Rio de Janeiro.