Cultura

Contribua para a Orquestra Sinfônica Mackenzie

Aprovado para captar recursos pela Lei Rouanet, iniciativa contém projeto pedagógico para formação cultural

19.12.202211h44 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Contribua para a Orquestra Sinfônica Mackenzie

O Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM) acaba de receber a homologação da Secretaria Nacional de Fomento e Incentivo à Cultura, publicada no Diário Oficial da União (DOU) de 15 de dezembro, para captar recursos de doações e patrocínios para o seu mais novo projeto sociocultural: a Orquestra Sinfônica Mackenzie. Atendendo aos critérios da Lei nº 8.313/91, popularmente conhecida como Lei Rouanet, o projeto visa capacitar e manter uma orquestra sinfônica com 60 membros junto a um projeto pedagógico, sendo comandado pela Coordenadoria de Arte e Cultura (CAC), ligado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC), da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).

A homologação perante a instância federal autoriza o Mackenzie a captar recursos para o projeto de pessoas físicas e jurídicas, que podem contribuir tanto com doações espontâneas como também por meio de incentivos fiscais, com a possibilidade de dedução da doação de até 6% do Imposto de Renda (IR) devido para pessoas físicas e de até 4% para pessoas jurídicas. Para contribuir, faça uma doação para: Banco: 001 - Banco do Brasil; Agência: 1911-9; Conta corrente: 9515-X; 1º Identificador: CPF/CNPJ do doador; 2º Identificador: código 1 patrocínio.

De acordo com Ciro Aimbiré, gerente do Programa Para Sempre Mackenzista (PSM), essa é uma oportunidade para todos os mackenzistas, comunidade e empresas participarem de um projeto de formação, que incentiva a cultura e a cidadania. “Nossa proposta é diferenciada porque nosso projeto não tem limite de idade entre os participantes e prevê apresentações gratuitas em diversos espaços. O valor captado será direcionado para a manutenção da orquestra de forma completa, desde as pessoas, instrumentos, infraestrutura etc.”, afirma.

Aimbiré destaca ainda que para os cidadãos e empresas que contribuírem, o ganho é não apenas saber que se está colaborando para o desenvolvimento artístico e cultural da sociedade como também verificar o que está sendo feito com sua doação, com transparência total.

Após a recriação da Orquestra Sinfônica Mackenzie, a expectativa é que em dois meses ela já tenha adquirido um repertório inicial para se apresentar em concertos oficiais, previamente divulgados, uma vez ao mês, com ingressos gratuitos para a população, além das eventuais e necessárias apresentações internas tais como celebrações e eventos comemorativos. A intenção é levar a orquestra, promovendo concertos pelo Brasil, principalmente nas cidades onde o Mackenzie está presente com suas unidades, tais como Brasília, Rio de Janeiro, Palmas, Curitiba, Castro e Dourados.

Sobre a Orquestra

A Orquestra Sinfônica Mackenzie foi fundada em 2015 pelo regente e compositor Flávio Régis Cunha e pelo maestro Parcival Módolo, também coordenador da CAC da UPM, e era então chamada Orquestra de Câmara Mackenzie, sendo mantida voluntariamente por seus participantes e por recursos da UPM.

Com a expansão do projeto e a possibilidade de ser incentivada e patrocinada, a orquestra ganha um novo contorno com seu projeto pedagógico e tem como objetivos primordiais a continuação da formação de músicos promissores da cidade de São Paulo, proporcionando o estudo do repertório orquestral de diferentes épocas e estilos, por meio da prática em conjunto e sua posterior apresentação pública.

O projeto pedagógico atrelado à orquestra, chamado Prática de Orquestra, busca incentivar e estimular o desenvolvimento musical nas aulas em grupo, ensaios e apresentações, onde os participantes vivenciarão conceitos como disciplina, espírito de equipe e companheirismo, promovendo a cidadania, contribuindo com o desenvolvimento dos participantes.

Os recursos captados pela Lei Rouanet permitirão, assim, formar e manter a Orquestra no novo formato; estreitar o relacionamento dos músicos com os demais projetos de extensão do programa, tais como Coros e Grupos teatrais; abrir vagas para jovens bolsistas (PIBEX) para auxiliar na organização do projeto; manter o grupo de suporte da orquestra (com maestros, diretor artístico, spalla, bem como auxiliares); além de incentivar, orientar e encaminhar para a carreira musical os participantes da Orquestra Sinfônica Mackenzie.

Ao longo do desenvolvimento do projeto, estão previstas apresentações de concertos oficiais, gratuitos e abertos ao público, havendo também a possibilidade de atender a solicitações externas em eventos culturais, cívicos ou festivos, acessíveis aos diferentes públicos, em teatros, bibliotecas e escolas públicas com os integrantes da orquestra. A estimativa inicial é a de realizar cerca de 20 concertos ao longo de um ano depois de formado o corpo da orquestra.

No documento submetido à Secretaria Nacional de Fomento e Incentivo à Cultura, o projeto relata que muitas vezes a formação da maioria dos estudantes de projetos de orquestras oriundos de escola particulares ou projetos sociais limita-se a aulas individuais. O curso Prática de Orquestra irá oferecer atividades práticas e teóricas para quem já estuda ou estudou algum instrumento musical, desde que alcance os pré-requisitos exigidos na seleção (os critérios serão definidos em editais específicos).

A formação auxiliará o aluno dando oportunidade à experiência da prática de orquestra sinfônica com objetivo de preparar o discente para sua participação em uma orquestra de nível superior ou até semiprofissional. O projeto orquestral visa também atender a uma parcela de alunos que frequentam o ensino médio indo ao encontro das recomendações do Ministério da Educação em suas Orientações Curriculares para o Ensino Médio.

Serviço
Faça sua doação para a Orquestra Sinfônica Mackenzie
Banco:
001 - Banco do Brasil
Agência: 1911-9
Conta corrente: 9515-X
1º Identificador: CPF/CNPJ do doador
2º Identificador: código 1 patrocínio