Para Sempre Mackenzista

Núcleo de Estudos Avançados da Universidade Presbiteriana Mackenzie

Relançamento do NEA é emblemático e reforça o poder da pesquisa do ano em que a UPM celebra 70 anos

02.05.202210h42 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Núcleo de Estudos Avançados da Universidade Presbiteriana Mackenzie

Na tarde de 28 de abril, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) realizou o relançamento de seu Núcleo de Estudos Avançados (NEA) em evento que reuniu autoridades e pesquisadores mackenzistas, no auditório MackGraphe do campus Higienópolis. O momento é um marco para a instituição e vem celebrar com mais intensidade o aniversário de 70 anos da UPM em 2022.

O reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos, em seu discurso durante a solenidade, destacou que a cada inauguração, lançamento e relançamento de novos espaços e centros de pesquisa, a expectativa aumenta sobre os novos tempos que estão por vir e a respeito de quem será tocado por este trabalho.

“Temos de trabalhar sempre sob a perspectiva de que somos um núcleo que causa impacto positivo na sociedade e na vida das pessoas, nas nossas instituições, cidades etc. Há muito que fazer e, mesmo que comecemos pequenos, temos de pensar grande e ter pretensões, vendo exemplos de centros mais antigos e analisando o que deu certo para implantar e desenvolver nossos próprios caminhos”, pontuou Vasconcelos, enfatizando o trabalho árduo do professor Marcos Nepomuceno, chefe do Gabinete da Reitoria, na reorganização do NEA.

O professor Manassés Claudino Fontelles, professor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da UPM, como presidente de honra do NEA, proferiu a palestra de abertura. Manassés, que foi também reitor da UPM (2003 – 2010), construiu um material a respeito da Universidade de Princeton, nos EUA, que é tida como um modelo para o mundo.

“Fundada em 1746 e transferida em 1756 para Princeton, essa universidade fundou o Instituto de Estudos Avançados em 1930, tendo como foco a busca por novos conhecimentos em várias áreas, dentre elas: Filosofia, Economia, Astronomia, Física, Matemática e outras”, pontuou Manassés.

A Universidade Princeton acumula mais de 40 ganhadores de prêmio Nobel, a formação de dois presidentes dos EUA, além de diversos reconhecimentos na área da Matemática, uma de suas mais fortes atuações. O local ainda é conhecido por ter tido Albert Einstein como professor, inclusive atuando no Instituto de Estudos Avançados.

“Não podemos ter medo do conhecimento e de investir em estudo. Competência gera competência. E por isso o corpo do NEA da Universidade Presbiteriana Mackenzie é montado com pesquisadores e especialistas referência em suas áreas. Não podemos deixar que a teoria econômica seja mais forte do que a teoria científica. O ponto principal deve ser o desenvolvimento da ciência, não com pressa, mas sim longevidade e preocupação com a qualidade”, adicionou Manassés.

Sobre o NEA

O professor do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) da UPM, Wilson Toshiro Nakamura, será o coordenador do Núcleo de Estudos Avançados e apresentou a estrutura do NEA que contará com 14 professores especialistas em diversas áreas e representantes das diversas unidades acadêmicas da Universidade.

“Estamos muito entusiasmados em desenvolver essa nova etapa do NEA, sabemos que é um privilégio e também uma grande responsabilidade. O objetivo inicial será organizar reuniões periódicas, identificar os temas prioritários e realizar conferências, fóruns, debates, maiores e menores, com uma programação relevante para o Mackenzie e sociedade em geral”, assinalou Nakamura.

O coordenador ainda conta que as discussões sobre tecnologia, mercado de trabalho, ciências e mudanças comportamentais comporão os principais debates da pauta do NEA. “O grupo de 14 especialistas fará reuniões mensais e teremos também um cronograma para plenárias com um público maior, integrando nossa comunidade e também os de fora do Mackenzie”, reforçou ele.

Compõem o time do NEA, além de Fontelles e Nakamura, os professores da UPM: Maria Lucia Marcondes Carvalho Vasconcelos, do Centro de Comunicação e Letras (CCL); Gilberto Perez, do CCSA; Alessandra Gotuzo Seabra, do CCBS; Décio Brunoni, do CCBS; Marcelo Martins Bueno, diretor do Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT); Antônio Augusto Couto, da Escola de Engenharia (EE); Christiano José Santiago de Matos, da EE; Carlos Leite de Souza, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, (FAU); Lucas Fehr, da FAU; Arnaldo Rabello de Aguiar Vallim Filho, da Faculdade de Computação e Informática (FCI); Gianpaolo Poggio Smanio, diretor da Faculdade de Direito (FDir); e Maurício Takahashi, do CCSA.

Educação para transformar

O reverendo Gildásio Reis, capelão universitário do Mackenzie, representando o reverendo Robinson Grangeiro, chanceler da Instituição, fez o momento devocional ao longo do evento e lembrou que a Reforma Protestante, momento que inaugurou a cosmovisão compartilhada pelo Mackenzie, defende a pesquisa científica, a pesquisa aplicada e foi o movimento que incentivou grandes instituições educadoras.

“Educar e cuidar de pessoas é a nossa missão. Este deve sempre ser o objetivo da educação, transformar a sociedade, assim como a motivação de todos que tiveram iniciativas nessa linha, como os fundadores de nossa Instituição”, lembrou o reverendo.

Além das autoridades já mencionadas, ainda participaram da solenidade os pró-reitores da UPM, diretores de outras unidades acadêmicas e professores de diversas áreas.