Para Sempre Mackenzista

Reverendo Roberto Brasileiro recebe título de cidadão honorário de Curitiba

Presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil é membro do Conselho de Curadores do Mackenzie

02.05.202217h36 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Reverendo Roberto Brasileiro recebe título de cidadão honorário de Curitiba

A quinta-feira, 28 de abril, foi especial para a comunidade mackenzista. Com a presença de membros da Diretoria Executiva (DIREX) do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM) e diretores do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM), o presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) – associada vitalícia do Mackenzie –, reverendo Roberto Brasileiro, recebeu o título de Cidadão Honorário de Curitiba (PR).

“É uma honra e uma alegria fazer parte desta cidade que tão bem recebeu o Instituto Mackenzie. O sentimento é de gratidão, porque tudo vem das mãos do Nosso Senhor Jesus Cristo, nós não somos nada e ele é tudo. Eu sou fruto da Igreja Presbiteriana do Brasil e graças a todos vocês é que sou alguma coisa”, disse o reverendo Brasileiro, após receber o maior título que uma pessoa não nascida na capital do Paraná pode receber do Legislativo.

A Cidadania Honorária a Roberto Brasileiro Silva foi uma iniciativa da vereadora Noemia Rocha, instituída pela lei municipal 15.961/2022, sancionada pelo prefeito Rafael Greca, que na sessão solene esteve representado pelo presidente da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), José Lupion Neto.

Na sessão solene realizada no Palácio Rio Branco, o presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil recebeu a homenagem das mãos da vereadora Noemia Rocha.

“Sinto-me privilegiada em poder homenagear este homem honrado, servo de Deus, que tem uma trajetória voltada à evangelização e à ação social. Sempre contribuiu para o fortalecimento da Igreja Presbiteriana e luta por uma sociedade mais justa, pela saúde, pela educação, paz e preservação da família”, destacou a vereadora em seu pronunciamento.

Além de Lupion e Noemia, a mesa foi composta pelo presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Tico Kuzma; pelo secretário de estado da Justiça, Família e Trabalho, Rogério Carbone; o presidente do sínodo de Curitiba, presbítero Emannuel de Oliveira; pastor coronel Fabio Mariano de Oliveira, do Corpo de Bombeiros, pastor Jonas Eduardo Lindner, secretário regional da Sociedade Bíblica do Brasil; e Luciano Ribas, diretor-geral da Casa Civil, representando o governador Ratinho Junior.

Presenças

Também participaram da cerimônia o presidente da DIREX, Milton Flávio Moura; o diretor de Estratégia e Negócios, André Ricardo de Almeida Ribeiro; o diretor de Relações Institucionais, Walter Eustáquio Ribeiro; o diretor de Finanças, Denys Cornélio Rosa; o diretor de Saúde e Faculdades, Luiz Roberto Martins Rocha; e o diretor de Ensino, Pesquisa e Inovação, Carlos Cesar Bof Bufon.

Representando o Conselho Deliberativo (CD) do Mackenzie estiveram o presidente do CD, rev. Cid Pereira Caldas; o vice-presidente Antônio César de Araújo Freitas; o segundo secretário Nehemias Curvelo Pereira; e os membros: Ernesto de Jesus Herrera, Dante Venturini de Barros, Rui Otávio Bernardes de Andrade e o rev. Juarez Marcondes Filho, que também é o presidente do Conselho de Curadores do IPM.

Representando o HUEM estiveram presentes o diretor geral dr. Rogério Kampa; o diretor administrativo, Wilson Costa; e o capelão Hilário Batista Silva. Também participaram a diretora da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (FEMPAR), Carmem Marcondes Ribas; o presbítero Romildo Nunes Ferreira, além de outras autoridades, amigos e familiares do reverendo Roberto Brasileiro.

Homenageado

Natural da cidade de Guimarânia, em Minas Gerais, Roberto Brasileiro da Silva é pastor desde 1983. O presidente do Supremo Concílio da IPB e um dos curadores do grupo educacional Mackenzie é Doctor Honoris Causa pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Também é professor e diretor do Instituto Bíblico Eduardo Lane (IBEL), no qual leciona Teologia Sistemática, História da Igreja Cristã, Ética Cristã, Missões, Aconselhamento Pastoral e Administração Eclesiástica, entre outros.

A Cidadania Honorária de Curitiba é destinada a personalidades com reputação ilibada e de conduta pessoal e profissional irrepreensíveis que tenham contribuído para o desenvolvimento da cidade.

“Os projetos sociais e todas as ações que melhoraram a vida das pessoas em nossa cidade, em especial a transformação feita no Hospital e na Faculdade, fazem do reverendo Roberto Brasileiro um cidadão de Curitiba, mas acima de tudo o que alegra nosso coração é que ele é um cidadão dos céus”, disse a vereadora Noemia Rocha.

“Momento ímpar em minha vida, eu não esperava uma situação como essa. Me sinto muito emocionado e agradeço profundamente a Deus por esta homenagem. Nossa esperança é que o Mackenzie continue servindo à sociedade curitibana e ao estado do Paraná”, ressaltou o reverendo.

Projeto CER

Roberto Brasileiro citou o projeto CER (Centro Especializado de Reabilitação), inciativa do HUEM que vai oferecer serviços de reabilitação auditiva, visual e intelectual para 500 crianças e jovens com Transtorno do Espectro Autista.

“Dentro de uma visão filantrópica, isso faz parte de nosso trabalho. Servir da melhor forma possível à comunidade. Agradeço mais uma vez a todos por essa homenagem”, finalizou o mais novo Cidadão Honorário de Curitiba.