Óculos VR
Atualidades

Escola de Engenharia do Mackenzie organiza Hackathon 2022

Universidade incentiva dinâmicas de aprendizado com empresas parceiras

29.04.202217h49 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Escola de Engenharia do Mackenzie organiza Hackathon 2022

A Escola de Engenharia (EE) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis, promoverá de 02 a 06 de maio, o Hackathon 2022. O evento visa a preparar alunos para resolver problemas reais das engenharias e da área da química, combinando habilidades de trabalho em grupo, liderança e criatividade, além de desenvolver seu conhecimento e habilidades técnicas de forma colaborativa. Confira a programação aqui.

Esse tipo de iniciativa explora o protagonismo estudantil, desperta habilidades e promove a conexão entre diferentes áreas do conhecimento. O foco está no preparo dos estudantes para o mercado de trabalho, fazendo-os entender que, hoje, os processos seletivos das empresas sempre buscam habilidades de operação e trabalho em equipe.

Os desafios serão propostos por empresas das áreas de engenharias e química. Os estudantes serão estimulados a desenvolver habilidades de trabalho em grupo, criatividade e conhecimento técnico. Numa atividade como esta, os alunos apresentam soluções que podem abranger ideação, prototipação, validação de conceitos, análise de viabilidade e a apresentação de um pitch. 

De acordo com o presidente da Comissão Organizadora, professor Delmárcio Gomes, coordenador de Extensão da EE, o Hackathon da Escola de Engenharia será uma ação motivadora ao desenvolvimento profissional dos alunos a partir do contato com o mercado de trabalho. 

“A ideia de criar essa ação foi do diretor da Escola de Engenharia, professor Marcos Massi. Esse tipo de iniciativa explora o protagonismo estudantil, desperta habilidades e promove a conexão entre diferentes áreas do conhecimento. O foco está no preparo dos estudantes para o mercado de trabalho, fazendo-os entender que, hoje, os processos seletivos das empresas sempre buscam habilidades de trabalho em equipe e solução de problemas”, diz Delmárcio.

Além disso, ele destaca que a competição, a partir de agora, ocorrerá todos os anos e que essa “é a primeira de muitas, pois o Hackathon será o modelo de evento que fará parte do calendário acadêmico da Escola de Engenharia Mackenzie”. Serão 1.455 alunos distribuídos em 389 equipes no Hackathon 2022, envolvendo os seis cursos da EE e alguns da Faculdade de Computação e Informática (FCI) da UPM.

As equipes vencedoras serão presenteadas com prêmios variados de cada empresa, tais como visita às fábricas, brindes, vouchers, Kindle e diferentes cursos de capacitação. O evento ocorrerá no segundo andar do prédio 6 do campus Higienópolis.

O Hackathon 2022 trará 13 desafios de 11 empresas parceiras, confira:

- Desafio Abinox – Desafio aço inox;
- Desafio Antares Reciclagem – Remoção de metais em meio ácido;
- Desafio Ericsson – Soluções 5G nas Smart Cities;
- Desafio Ernst & Young – Problem solving in supply chain management;
- Desafio Festo – Robôs bionix na resolução de problemas industriais;
- Desafio Georevest – Soluções para instalação de revestimento pré-fabricado para impermeabilização de reservatórios de abastecimento de água e de redes coletoras de esgoto;
- Desafio Grupo Petrópolis – Criação de um universo virtual (metaverso) ligado à conscientização de inovação e sustentabilidade;
- Desafio Itaú: Batalha de Dados Itaú-Mackenzie;
- Desafio Mega Reforça – Desafios de execução de fundações em obras inusitadas;
- Desafio 1 Tegra – Melhoria da execução de vigas baldrame em empreendimentos de alvenaria estrutural;
- Desafio 2 Tegra – Energia: monitoramento, consumo e fontes alternativas;
- Desafio 3 Tegra – Inovação em soluções de fachada;
- Desafio TPF Engenharia – Tomada de decisão para critérios de escolha de traçado de ferrovia.