Cultura

O Marechal da Paz: livro filatélico sobre Marechal Rondon é lançado

Editora Mackenzie promove narrativa usando selos

20.05.202211h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

O Marechal da Paz: livro filatélico sobre Marechal Rondon é lançado

A Editora Mackenzie, da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), lançou, na última terça-feira, 17 de maio, a obra Rondon, o marechal da paz – A vida de um herói nacional contada por meio da Filatelia, escrito pelo membro do conselho deliberativo do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), Mauricio Melo de Meneses. O lançamento foi realizado no auditório do MackGraphe, no campus Higienópolis, e contou com a presença de diversas autoridades mackenzistas e civis. 

“O Maurício trouxe um resgate histórico e um resgate cultural para todos nós. Quando a pessoa escreve sobre o Rondon significa muito para nós, brasileiros, e para a integração da nossa pátria e do nosso país”, disse o presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil, reverendo Roberto Brasileiro. 

A obra retrata a história do marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, principalmente nos períodos em realizou seu grande trabalho – que entrou para a história do Brasil como um grande defensor da causa indígena e o responsável pela unificação brasileira, por conta de seu trabalho na área das comunicações: foi ele quem atuou para ampliar a rede telegráfica do país, num período em que este era o principal meio de comunicação. 

Toda a história é contada em união a parte filatélica: os selos complementam e ilustram os textos, propiciando ao leitor uma experiência diferenciada para conhecer a vida deste importante personagem de maneira lúdica, informativa e didática. “O livro é algo diferente, porque conto a história dele, foi muita pesquisa, descobri muitas coisas novas que estão dentro do livro ao longo de sete longos anos. Então foi uma realização poder descobrir valores, feitos, premiações do Rondon”, explicou o autor da obra, Maurício Meneses. 

Para o presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), Milton Flávio Moura, o autor do livro agiu como o personagem por ele biografado: de forma bastante inovadora e criativa. “A semelhança que existe entre Marechal Rondon e a pessoa do Dr Maurício está exatamente nos valores e no que eles pregaram. É um livro muito gostoso de ler, de fácil entendimento, bonito, bem produzido. Recomendo a todos”, apontou o presidente.  

Na obra, além de conhecer a história, é possível também ter acesso a algumas curiosidades, como por exemplo o fato de Rondon ter sido indicado por três vezes ao Prêmio Nobel da Paz por sua atuação junto aos indígenas, uma delas foi feita pelo cientista alemão Albert Einstein. “Morrer se for preciso; matar jamais” era a grande filosofia do marechal da paz. 

O livro ainda conta com diversos relatos sobre a vida do marechal, reforçando a importância e o caráter inusitado da obra de Meneses: general de Divisão Floriano Peixoto Vieira Neto, presidente da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos; general de Brigada Paulo A. B. Valença, chefe do Estado Maior do Comando Militar do Sudeste, de 2017 a 2019; Ives Gandra da Silva Martins, professor emérito da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM); Nelson Câmara, presidente da Academia Mackenzista de Letras (AML); e o jornalista e cineasta Cacá de Souza.

Entre as autoridades presentes, estiveram no evento o presidente do conselho deliberativo do IPM, reverendo Cid Caldas, e o chanceler do Mackenzie, reverendo Robinson Grangeiro.