Instituto

Mackenzie recebe Michel Temer e ministro do STF

Ex-presidente e André Mendonça participaram de conferência do CEMAPI 

02.05.202312h29 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Mackenzie recebe Michel Temer e ministro do STF

O Centro Mackenzie de Políticas Públicas e Integridade (CEMAPI), em parceria com a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e o MackPesquisa, realizou nesta sexta-feira, 28 de abril, o segundo dia de sua Conferência, que contou com palestras do ex-presidente da República, Michel Temer, e com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça. A Conferência tinha como tema A Evolução das Políticas de Integridade e dos Métodos Consensuais para Solução de Controvérsias (Acordos de Leniência).  

Em sua palestra, Michel Temer abordou sobre a importância de se respeitar a Constituição Federal de 1988. “O cumprimento da Constituição Federal é importante pois ela revela a vontade do povo brasileiro. A vontade do povo está no texto constitucional”, argumentou. Nesse sentido, o ex-presidente falou sobre outros temas, que estão manifestados na Carta Magna, como o combate à corrupção. “O combate à corrupção é uma demanda do povo brasileiro, pois isso também está na Constituição”, declarou.  

Michel Temer também falou sobre o respeito democrático, algo que só pode ser obtido com a plena observação dos trâmites constitucionais e respeito ao próximo. “Nós precisamos pacificar o país, para que possamos discutir e debater os problemas que existem, mas sem discussão violenta e acirrada”, finalizou.  

Já o ministro do STF, André Mendonça, abordou sobre a integridade como um valor cada vez mais consolidado no mundo atual. “Nós precisamos, para ter uma sociedade com uma qualidade democrática melhor e com um desenvolvimento como um todo mais efetivo de pessoas que atuem com integridade em todas as searas”, afirmou.  

Autoridades Mackenzistas 

No evento, estiveram presentes diversos representantes do Mackenzie. Confira o que cada um deles falou:    

“Uma questão da integridade é saber os caminhos em que andamos. Passar em lugares escorregadios leva a tropeços. Saber onde e com quem se anda é uma forma de buscar a integridade” 
Reverendo Roberto Brasileiro, presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana 

“Esses jovens estão recebendo um bastão precioso que essa instituição aprendeu a passar. O Mackenzie vai continuar compartilhando conhecimento para que a justiça, a integridade e o cerne dessa instituição continuem a serem reverberados” 
Milton Flávio Moura, presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie 

“A solução consensual dos conflitos é o caminho, já que o judiciário está sobrecarregado e isso dificulta a entrega de resultados nesse setor, mas entendemos que se precisa evoluir nas políticas de integridade, a ética na negociação, aos valores e princípios morais” 
Antônio César de Araújo Freitas, presidente do Conselho de Curadores do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM) 

O CEMAPI tem feito um trabalho muito importante, com apoio da UPM, de congregar pessoas em torno de temas que são vitais para o amadurecimento da sociedade. Existe uma multiplicidade de possibilidades de desenvolvimento de ciência e projetos de serviço. 
Marco Tullio de Castro Vasconcelos, reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) 

Além das autoridades mencionadas, também estiveram presentes integrantes do Conselho Deliberativo do IPM e membros da Diretoria Executiva do IPM.  

Posse 

Durante o evento, o diretor do CEMAPI, Antônio Carlos Rodrigues do Amaral, foi empossado como mais novo membro da Academia Internacional de Direito e Economia (AIDE). Ele recebeu o diploma e a medalha das mãos de Michel Temer e André Mendonça, e teve a posse lida pela presidente da instituição, Samantha Meyer.