Instituto

Conferência do CEMAPI debate integridade no âmbito público

Abertura do evento teve a presença do procurador-geral do Estado de São Paulo  

03.05.202316h16 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Conferência do CEMAPI debate integridade no âmbito público

O Centro de Estudos Avançados em Políticas de Integridade e Políticas Públicas (CEMAPI), do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), em parceria com a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e o MackPesquisa, realizou na última quinta-feira, 27 de abril, a abertura do evento A Evolução das Políticas de Integridade e dos Métodos Consensuais para Solução de Controvérsias - Acordos de Leniência (Acordos de Leniência), com a participação do procurador-geral do Estado de São Paulo, Mário Luiz Sarrubo. 

“É importante ter integridade, o bom-senso e o equilíbrio não só no âmbito público, mas também no privado e no sistema como um todo. É fundamental manter a ética como um estilo de vida, pois é um contexto que exige uma postura na sociedade”, afirmou Mário Luiz Sarrubo. 

Segundo ele, o Ministério Público de São Paulo vai criar seu Sistema de Integridade com diretrizes absolutas para manter esse princípio como centro da Constituição, com a gestão pública eficiente.  

Sarrubo ainda parabenizou os professores e alunos por desenvolver projetos que pensam em compliance e na integridade, algo que deixa a geração anterior mais tranquila a respeito de quem comandará o futuro da nossa nação. 

Para o diretor acadêmico do CEMAPI, Antônio Carlos Rodrigues, o conceito de integridade se inclui na pesquisa em três aspectos: a ética; o plano jurídico, combatendo e fomentando; e a integralidade dos problemas. Por isso, o CEMAPI é interdisciplinar. 

O co-coordenador do projeto e professor de Direito, Fábio Bechara, disse que a pesquisa realizada em conjunto com os estudantes traduz o espírito mackenzista, na perspectiva de que toda a produção envolva docentes e alunos de graduação. 

Também participaram do evento: o presidente do Conselho de Curadores do IPM, Antônio César de Araújo Freitas; o membro do Conselho Deliberativo do IPM, Anizio Alves Borges; o diretor da Faculdade de Direito (FDir) da UPM, Gianpaolo Smanio, representando o reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos; a professora Cácia Pimentel; e o capelão reverendo José Carlos Piacente, representando o chanceler do Mackenzie, reverendo Robinson Grangeiro Monteiro. 

Para acessar a transmissão completa do evento, clique aqui.