30ª SEMANA DA EDUCAÇÃO DA UPM
A formação dos professores inicia-se nos cursos de Licenciaturas e o acompanha ao longo de toda a trajetória desse profissional. É fundamental que o docente construa suas bases profissionais nos fundamentos sociais, históricos, filosóficos e políticos, de modo a subsidiar teoricamente sua prática e refletir sobre sua atuação.
Além disso, as mudanças ocorridas na sociedade contemporânea exigem, cada vez mais, compromissos com a inclusão social. Percebe-se, nesse contexto, a direta repercussão nos processos formativos dos profissionais da educação nos cursos de Licenciaturas, e, de modo particular, no Curso de Pedagogia.
É neste contexto que a “30ª Semana da Educação” tem por objetivo, entre outros, refletir sobre a prática pedagógica frente às múltiplas linguagens referenciadas ao longo da Educação Infantil e do Ensino Fundamental e Médio, fortalecendo a formação de licenciandos, e assim, oferecendo referências para o aperfeiçoamento das intervenções em sala de aula. Além disso, é fundamental propiciar aos futuros professores, a compreensão de sua capacidade profissional para atuarem em ambientes escolares ou não escolares, conscientizando-os dos desafios que enfrentarão em cenários sócio–educacionais dinâmicos e desafiadores.
Reflexões centradas na diversidade marcam a Semana da Educação em sua trigésima edição. Temáticas como educação para as relações étnico-raciais, reflexões sobre a formação profissional na percepção de docentes experientes, educação inclusiva, atuação docente em espaços não-escolares, são alguns dos temas, entre tantos outros, que serão abordados ao longo da semana.
Cabe destacar que, neste ano de 2022, estamos comemorando 50 anos do Curso de Pedagogia! Desde seu reconhecimento, em outubro de 1972, temos procurado cumprir o legado de todos que aqui passaram, a saber: a busca permanente da excelência na formação de professores, mantendo a memória dos fundadores da Universidade Presbiteriana Mackenzie - UPM e cumprindo seu importante papel social, pois, pensar em nosso Brasil, que neste ano comemora seus 200 anos de independência, traz a certeza de um longo caminho ainda a percorrer no alcance de uma educação de qualidade acessível a todos.
Que possamos usufruir de profundas reflexões!
Sejam bem-vindos(as)!

Caso Prefira Assistir Online, Acesse Os Links Abaixo E Participe!
HORÁRIO | SEGUNDA FEIRA 02/05/2022 | TERÇA FEIRA 03/05/2022 | QUARTA FEIRA 04/05/2022 |
19h30 -20h45
Auditório Benedicto Novaes Garcez (Prédio 09)
| PALESTRA DE ABERTURA
Educação para relações étnico-raciais Profa. Dra. Adriana de Carvalho Alves Batista (SME/PMSP)
Moderador: Prof. Dr. João Clemente de Souza Neto
| PALESTRA
Novos tempos: a urgência de novas pedagogias e de novas didáticas Profa. Dra. Maria Amélia do Rosário Santoro Franco (Unisantos)
Moderador: Prof. Dr. Marcelo Martins Bueno
| PALESTRA
Professoras experientes: reflexões sobre a formação docente a partir de cartas Profa. Dra. Thatiana Francelino Guedes Pineda (CP/Mack)
Moderador: Profª. Drª. Maria da Graça Nicoletti Mizukami
|
21h00 - 22h30
Prédio 25 Sala 202 | OFICINA 1
Cantos temáticos: potencializando a imaginação e a criatividade na infância Discentes: 3ª, 4ª e 8ª etapas
| OFICINA 1
A importância do PIBID na formação acadêmica de estudantes de licenciatura em tempos de pandemia Vivian de Oliveira Cavicchioli
| OFICINA 1
Youtube e infância - uma análise reflexiva: o que se ensina e se aprende com os youtubers mirins? Camila Blessa
|
21h00 - 22h30
Prédio 25 Sala 203 | OFICINA 2
Oficina de Produção de texto: aplicar e mediar Maristela Scaravelli (PMSP)
| OFICINA 2
Projetos Didáticos de Ensino à Leitura Lourena Andrade Franke
| OFICINA 2
Gamificação e Jogos como Recurso Didático no Ensino Beatriz Modesto Silva Sarah Lyns de Assis Nicolau
|
21h00 - 22h30
Prédio 25 Sala 204 | OFICINA 3
Estratégias de resolução de conflito - Apoiando a autonomia emocional da criança Bruna Nardini Costa
| OFICINA 3
Desafios para lidar com conflitos no ambiente escolar Maristela Scaravelli (PMSP) Janaina Ricciardi (PMSP)
| OFICINA 3
A Sociolinguística como apoio ao multiletramento para Ensino de Língua Portuguesa à Luz Da BNCC Maria Isabela Vieira Nunes da Silva
|
DIA / OFICINA | OFICINA 1 | OFICINA 2 | OFICINA 3 |
02/05/2022 SEG | CANTOS TEMÁTICOS: POTENCIALIZANDO A IMAGINAÇÃO E A CRIATIVIDADE NA INFÂNCIA Discentes: 3ª, 4ª e 8ª etapas Demonstrar a importância de desconstruir o olhar adultocêntrico na organização dos espaços internos e externos das escolas de Educação Infantil e valorizar as culturas das infâncias e sua forma de aprender brincando.
| OFICINA DE PRODUÇÃO DE TEXTO: APLICAR E MEDIAR Profª Maristela Scaravelli (SMSP) A Oficina de Produção Texto busca promover atividades didáticas que despertem a prática da leitura (repertoriar)e escrita (produzir). É importante salientar que a oficina impulsionará a produção textual e o reconhecimento características de cada gênero. A oficina visa ainda indicar intervenções e mediações para auxiliar os produtores de textos.
| ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO DE CONFLITO - APOIANDO A AUTONOMIA EMOCIONAL DA CRIANÇA Discente: Bruna Nardini Costa O objetivo da oficina é criar um sólido repertório de estratégias que o pedagogo pode oferecer aos alunos de Educação Infantil e Ensino Fundamental 1 a fim de desenvolver a autonomia emocional em suas relações que permeiam seus contextos sociais dentro e fora da escola, explorando estratégias apropriadas de resolução de conflito entre pares.
|
03/05/2022 TER | A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DE ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM TEMPOS DE PANDEMIA. Discentes: Vivian De Oliveira Cavicchioli A intenção é divulgar a importância do subprojeto PIBID, na formação dos futuros docentes. O tema surgiu após o encerramento do subprojeto PIBID no mês março/2022, o mesmo teve um período de 18 meses, como é um projeto de excelência achei interessante compartilhar nossas experiências com os alunos de outras licenciaturas na Semana de Educação que ocorre em maio. Penso também que poderemos convidar para uma discussão um professor supervisor da escola parceira desse projeto, poderemos fazer algumas abordagens, quanto às dificuldades e desafios nesse processo, progresso no aprendizado das crianças, elaboração do Ebook, entre outros.
| PROJETOS DIDÁTICOS DE ENSINO À LEITURA Discente: Lourena Andrade Franke Orientadora: Profa. Aline Martins Ensinar alguém a ler é aparentemente algo fácil, que dispensa auxílio profissional. Essa oficina teria como objetivo reunir razões pelas quais o acompanhamento pedagógico é necessário no processo de aprendizagem. Outra etapa seria a criação de objetos e brinquedos úteis para o letramento, que dinamizem o aprendizado.
| DESAFIOS PARA LIDAR COM CONFLITOS NO AMBIENTE ESCOLAR – COMO ENFRENTAR? Profª Maristela Scaravelli (SMSP) Apresenta aos educadores um método de educação com gentileza e firmeza e a importância da educação emocional. Aborda os seguintes temas: o que é disciplina positiva e como colocá-la em prática; compreenda como funciona o nosso cérebro para lidar com conflitos; amplie a sua compreensão referente aos comportamentos de crianças e adolescentes, entre outros.
|
04/05/2022 QUA | YOUTUBE E INFÂNCIA - UMA ANÁLISE REFLEXIVA: O QUE SE ENSINA E SE APRENDE COM OS YOUTUBERS MIRINS? Discente: Camila Blessa Trazer conhecimentos acerca da infância contemporânea e uso do YouTube na infância, contemplando as narrativas de youtubers mirins e sua influência na educação e identidade da infância contemporânea". Abordarei, também, os conceitos das múltiplas infâncias com discussões sobre uso de mídias pelas crianças em casa e na escola. Para essa apresentação utilizaremos a plataforma mentimeter para engajar interações com o público.
| GAMIFICAÇÃO E JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO Discentes: Beatriz Modesto Silva (Pedagogia) e Sarah Lyns de Assis Nicolau (letras) Orientadora: Profa. Ana Lúcia de Souza Lopes A oficina pretende conceituar e discutir a importância dos jogos e da gamificação em processos de aprendizagem e integrar conhecimentos por meio da criação de uma estratégia gamificada. Ainda, será possível conhecer jogos para uso em contextos educacionais.
| A SOCIOLINGUÍSTICA COMO APOIO AO MULTILETRAMENTO PARA ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA À LUZ DA BNCC Discente: Maria Isabela Vieira Nunes da Silva Orientadora: Élida Jacomini Aborda a importância dos conhecimentos na área de sociolinguística na formação docente que irá atuar com os anos iniciais da educação básica.
|
