30ª SEMANA DA EDUCAÇÃO DA UPM

A formação dos professores inicia-se nos cursos de Licenciaturas e o acompanha ao longo de toda a trajetória desse profissional. É fundamental que o docente construa suas bases profissionais nos fundamentos sociais, históricos, filosóficos e políticos, de modo a subsidiar teoricamente sua prática e refletir sobre sua atuação.

Além disso, as mudanças ocorridas na sociedade contemporânea exigem, cada vez mais, compromissos com a inclusão social. Percebe-se, nesse contexto, a direta repercussão nos processos formativos dos profissionais da educação nos cursos de Licenciaturas, e, de modo particular, no Curso de Pedagogia.

É neste contexto que a “30ª Semana da Educação” tem por objetivo, entre outros, refletir sobre a prática pedagógica frente às múltiplas linguagens referenciadas ao longo da Educação Infantil e do Ensino Fundamental e Médio, fortalecendo a formação de licenciandos, e assim, oferecendo referências para o aperfeiçoamento das intervenções em sala de aula. Além disso, é fundamental propiciar aos futuros professores, a compreensão de sua capacidade profissional para atuarem em ambientes escolares ou não escolares, conscientizando-os dos desafios que enfrentarão em cenários sócio–educacionais dinâmicos e desafiadores.

Reflexões centradas na diversidade marcam a Semana da Educação em sua trigésima edição. Temáticas como educação para as relações étnico-raciais, reflexões sobre a formação profissional na percepção de docentes experientes, educação inclusiva, atuação docente em espaços não-escolares, são alguns dos temas, entre tantos outros, que serão abordados ao longo da semana.

Cabe destacar que, neste ano de 2022, estamos comemorando 50 anos do Curso de Pedagogia! Desde seu reconhecimento, em outubro de 1972, temos procurado cumprir o legado de todos que aqui passaram, a saber: a busca permanente da excelência na formação de professores, mantendo a memória dos fundadores da Universidade Presbiteriana Mackenzie - UPM e cumprindo seu importante papel social, pois, pensar em nosso Brasil, que neste ano comemora seus 200 anos de independência, traz a certeza de um longo caminho ainda a percorrer no alcance de uma educação de qualidade acessível a todos.  

Que possamos usufruir de profundas reflexões!

Sejam bem-vindos(as)!



Evento Presencial Com Transmissão Ao Vivo Pela Plataforma Teams

Caso Prefira Assistir Online, Acesse Os Links Abaixo E Participe!

HORÁRIO

SEGUNDA FEIRA

02/05/2022

TERÇA FEIRA

03/05/2022

QUARTA FEIRA

04/05/2022

 

 

19h30 -20h45

 

 

Auditório Benedicto Novaes Garcez (Prédio 09)

 

PALESTRA DE ABERTURA

 

Educação para relações étnico-raciais

Profa. Dra. Adriana de Carvalho Alves Batista (SME/PMSP)

 

Moderador: Prof. Dr. João Clemente de Souza Neto

 

https://bit.ly/3xCUwTs

 

 

PALESTRA

 

Novos tempos: a urgência de novas pedagogias e de novas didáticas

Profa. Dra. Maria Amélia do Rosário Santoro Franco (Unisantos)

 

Moderador: Prof. Dr. Marcelo Martins Bueno

 

https://bit.ly/3JUAZjy

 

PALESTRA

 

Professoras experientes: reflexões sobre a formação docente a partir de cartas

Profa. Dra. Thatiana Francelino Guedes Pineda (CP/Mack)

 

Moderador: Profª. Drª. Maria da Graça Nicoletti Mizukami

 

https://bit.ly/3uT4NJp

 

 

21h00 - 22h30

 

Prédio 25

Sala 202

OFICINA 1

 

Cantos temáticos: potencializando a imaginação e a criatividade na infância

Discentes: 3ª, 4ª e 8ª etapas

 

https://bit.ly/3xCrTWy

OFICINA 1

 

A importância do PIBID na formação acadêmica de estudantes de licenciatura em tempos de pandemia

Vivian de Oliveira Cavicchioli

 

https://bit.ly/3vkM48k

 

 

OFICINA 1

 

Youtube e infância - uma análise reflexiva: o que se ensina e se aprende com os youtubers mirins?

Camila Blessa

 

https://bit.ly/37qxeFy

 

 

21h00 - 22h30

 

Prédio 25

Sala 203

OFICINA 2

 

Oficina de Produção de texto: aplicar e mediar

Maristela Scaravelli (PMSP)

 

https://bit.ly/36pMX7p

OFICINA 2

 

Projetos Didáticos de Ensino à Leitura

Lourena Andrade Franke

 

https://bit.ly/3vsg16D

 

OFICINA 2

 

Gamificação e Jogos como Recurso Didático no Ensino

Beatriz Modesto Silva

Sarah Lyns de Assis Nicolau

 

https://bit.ly/3OipNAR

 

21h00 - 22h30

 

Prédio 25

Sala 204

OFICINA 3

 

Estratégias de resolução de conflito - Apoiando a autonomia emocional da criança

Bruna Nardini Costa

 

https://bit.ly/3Op7PNk

 

 

OFICINA 3

 

Desafios para lidar com conflitos no ambiente escolar

Maristela Scaravelli (PMSP)

Janaina Ricciardi (PMSP)

 

https://bit.ly/3rWJm8v

 

OFICINA 3

 

A Sociolinguística como apoio ao multiletramento para Ensino de Língua Portuguesa à Luz Da BNCC

Maria Isabela Vieira Nunes da Silva

 

https://bit.ly/381beBd

 

EMENTAS DAS OFICINAS

DIA / OFICINA

OFICINA 1

OFICINA 2

OFICINA 3

02/05/2022 SEG

CANTOS TEMÁTICOS: POTENCIALIZANDO A IMAGINAÇÃO E A CRIATIVIDADE NA INFÂNCIA

Discentes: 3ª, 4ª e 8ª etapas

Demonstrar a importância de desconstruir o olhar adultocêntrico na organização dos espaços internos e externos das escolas de Educação Infantil e valorizar as culturas das infâncias e sua forma de aprender brincando.

 

OFICINA DE PRODUÇÃO DE TEXTO: APLICAR E MEDIAR

Profª Maristela Scaravelli (SMSP)

A Oficina de Produção Texto busca promover atividades didáticas que despertem a prática da leitura (repertoriar)e escrita (produzir). É importante salientar que a oficina impulsionará a produção textual e o reconhecimento características de cada gênero. A oficina visa ainda indicar intervenções e mediações para auxiliar os produtores de textos.

 

ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO DE CONFLITO - APOIANDO A AUTONOMIA EMOCIONAL DA CRIANÇA

Discente: Bruna Nardini Costa

O objetivo da oficina é criar um sólido repertório de estratégias que o pedagogo pode oferecer aos alunos de Educação Infantil e Ensino Fundamental 1 a fim de desenvolver a autonomia emocional em suas relações que permeiam seus contextos sociais dentro e fora da escola, explorando estratégias apropriadas de resolução de conflito entre pares.

 

03/05/2022 TER

A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DE ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM TEMPOS DE PANDEMIA.

Discentes: Vivian De Oliveira Cavicchioli

A intenção é divulgar a importância do subprojeto PIBID, na formação dos futuros docentes. O tema surgiu após o encerramento do subprojeto PIBID no mês março/2022, o mesmo teve um período de 18 meses, como é um projeto de excelência achei interessante compartilhar nossas experiências com os alunos de outras licenciaturas na Semana de Educação que ocorre em maio.

Penso também que poderemos convidar para uma discussão um professor supervisor da escola parceira desse projeto, poderemos fazer algumas abordagens, quanto às dificuldades e desafios nesse processo, progresso no aprendizado das crianças, elaboração do Ebook, entre outros.

 

PROJETOS DIDÁTICOS DE ENSINO À LEITURA

Discente: Lourena Andrade Franke

Orientadora: Profa. Aline Martins

Ensinar alguém a ler é aparentemente algo fácil, que dispensa auxílio profissional. Essa oficina teria como objetivo reunir razões pelas quais o acompanhamento pedagógico é necessário no processo de aprendizagem. Outra etapa seria a criação de objetos e brinquedos úteis para o letramento, que dinamizem o aprendizado.

 

 

DESAFIOS PARA LIDAR COM CONFLITOS NO AMBIENTE ESCOLAR – COMO ENFRENTAR?

Profª Maristela Scaravelli (SMSP)

Apresenta aos educadores um método de educação com gentileza e firmeza e a importância da educação emocional. Aborda os seguintes temas: o que é disciplina positiva e como colocá-la em prática; compreenda como funciona o nosso cérebro para lidar com conflitos; amplie a sua compreensão referente aos comportamentos de crianças e adolescentes, entre outros.

 

04/05/2022 QUA

YOUTUBE E INFÂNCIA - UMA ANÁLISE REFLEXIVA: O QUE SE ENSINA E SE APRENDE COM OS YOUTUBERS MIRINS?

Discente: Camila Blessa

Trazer conhecimentos acerca da infância contemporânea e uso do YouTube na infância, contemplando as narrativas de youtubers mirins e sua influência na educação e identidade da infância contemporânea". Abordarei, também, os conceitos das múltiplas infâncias com discussões sobre uso de mídias pelas crianças em casa e na escola. Para essa apresentação utilizaremos a plataforma mentimeter para engajar interações com o público.

 

GAMIFICAÇÃO E JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO

Discentes: Beatriz Modesto Silva (Pedagogia) e Sarah Lyns de Assis Nicolau (letras)

Orientadora: Profa. Ana Lúcia de Souza Lopes

A oficina pretende conceituar e discutir a importância dos jogos e da gamificação em processos de aprendizagem e integrar conhecimentos por meio da criação de uma estratégia gamificada. Ainda, será possível conhecer jogos para uso em contextos educacionais.

 

A SOCIOLINGUÍSTICA COMO APOIO AO MULTILETRAMENTO PARA ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA À LUZ DA BNCC

Discente: Maria Isabela Vieira Nunes da Silva

Orientadora: Élida Jacomini

Aborda a importância dos conhecimentos na área de sociolinguística na formação docente que irá atuar com os anos iniciais da educação básica.