Setor de Bancas
Vinculado à Coordenadoria Geral da Pós-Graduação Stricto Sensu, o Setor de Bancas é responsável pelos cadastramentos das bancas de mestrado e doutorado, cadastros dos examinadores externos, implantações de conceitos, envio das qualificações, dissertações, trabalhos de conclusão e teses, elaborados pelos alunos dos cursos de Mestrado Acadêmico, Mestrado Profissional e Doutorado aos examinadores e expedição de declarações relativas às defesas.
Endereço e Contatos
Campus Higienópolis: Rua da Consolação, 930 - Edifício João Calvino (térreo)
Telefones: (11) 2114-8716 | 2766-7007 | 2766-7031
E-mail: prpg.pos.bancas@mackenzie.br
Horário de atendimento: de 2ª à 6ª feira, das 08h30 às 20h
Horário de Atendimento no período de férias e recesso: das 09h30 às 17h
Setor de Atendimento ao Aluno Pós-Graduação
No atendimento aos discentes de Mestrado e Doutorado, localizado no Edifício João Calvino (térreo), são disponibilizados serviços como:
- Recebimento dos trabalhos elaborados pelos alunos dos cursos de Mestrado Acadêmico, Mestrado Profissional e Doutorado.
- Abertura de requerimentos de trancamento de matrícula, cancelamento de matrícula, cancelamento de disciplina, troca de disciplinas, prorrogação de prazo, entre outros.
- Tramitação de bolsas PROSUP/CAPES e de doutorado sanduíche.
Endereço e Contatos
Campus Higienópolis: Rua da Consolação, 930 - Edifício João Calvino (térreo)
Telefones: (11) 2114-8944 | 2114-8716 | 2766-7007
E-mail: prpg.pos.discentes@mackenzie.br
Horário de atendimento: de 2ª à 6ª feira, das 08h30 às 20h
Horário de Atendimento no período de férias e recesso: das 09h30 às 17h
OBSERVAÇÕES
- Para Qualificação: O aluno só poderá realizar o depósito da qualificação após ter sido aprovado em exame de proficiência em língua estrangeira e ter concluído todos os créditos em disciplinas;
- O aluno de Mestrado deve ser aprovado no exame de qualificação no mínimo 4 (quatro) meses antes do prazo estabelecido para o depósito da Dissertação; e o discente de Doutorado, no mínimo 12 (doze) meses antes do prazo estabelecido para o depósito da Tese.
- Para Trabalho de Conclusão, Dissertação ou Tese: O aluno poderá depositar seu trabalho de conclusão, dissertação ou tese somente mediante cumprimento da Atividade Programada Obrigatória (APO).
- A realização das bancas ocorre durante o ano todo, exceto nos períodos de férias e recesso acadêmico, conforme calendário da universidade.
- Entre a data do depósito e a defesa pública deve haver obrigatoriamente o intervalo mínimo de 30 dias e máximo de 60 dias.
- Caso a data máxima de entrega ocorra em feriado, sábado ou domingo, o prazo de entrega será postergado para o próximo dia útil.
- Não serão recebidos depósitos se o Formulário de Composição de Bancas (FCB) estiver sem as assinaturas do Orientador e do Coordenador, se os arquivos em PDF estiverem divididos em partes (Ex.: Capa – Introdução - Cap. I – etc...) ou se faltar documentação comprobatória em relação ao Cadastro de Examinadores e Suplentes Externos.
- O horário da banca deverá, obrigatoriamente, ocorrer no intervalo entre 8h30min e 17h. Os orientadores deverão realizar o agendamento de forma que o término da banca não ultrapasse este limite.
INICIO DO PROCESSO
- É responsabilidade do aluno manter-se informado sobre os seus prazos de depósito.
- Ao receber o Formulário de Composição de Banca (FCB), o aluno deverá se dirigir à Secretaria do Programa 10 dias antes da data de depósito.
1ª ETAPA: verificação de situação acadêmica
- O aluno deverá retirar o FCB com o orientador e entregá-lo ao auxiliar administrativo na Secretaria do Programa com 10 dias de antecedência para dar início aos procedimentos de depósito.
- O auxiliar administrativo deverá verificar a situação acadêmica do aluno e agendar a sua data de retorno no prazo máximo de 07 dias para retirada de dois documentos: FCB assinado pelo Coordenador; Termo de Conferência de Documentos autorizando o depósito do material para exame ou defesa.
PRÉ-REQUISITOS
Para realizar o depósito, o aluno deverá ter cumprido os seguintes pré-requisitos:
QUALIFICAÇÃO
- aprovação no teste de proficiência;
- créditos em disciplinas.
TRABALHO DE CONCLUSÃO, DISSERTAÇÃO OU TESE
- aprovação no teste de proficiência;
- créditos em disciplinas;
- Atividade Programada Obrigatória (APO).
2ª ETAPA: Retirada do FCB e conferência do material para depósito
Na data de retirada dos documentos, o aluno deverá apresentar ao auxiliar administrativo do Programa:
a) Protocolo de avaliação da orientação (apenas para trabalho de conclusão, dissertação e tese).
b) 2 CDs (arquivo único em PDF, de acordo com a normas de Apresentação de Trabalhos Acadêmicos), contendo o arquivo da qualificação, do trabalho de conclusão ou da dissertação (contendo a ficha catalográfica - exceto para qualificação) para entrega aos suplentes interno e externo.
c) Três exemplares encadernados, em espiral, em caso de qualificação, trabalho de conclusão ou dissertação e cinco exemplares em caso de tese.
d) Para trabalho de conclusão, dissertação e tese: Folha de Aprovação (vide modelos para os cursos de Mestrado e Doutorado) avulsa contendo os nomes dos membros da banca, para coleta de assinatura no dia da defesa.
O auxiliar administrativo do Programa separará o material adequadamente, conforme normas internas e entregará ao aluno um envelope lacrado destinado ao Setor de Atendimento ao Aluno de Pós-Graduação para o depósito.
3ª ETAPA: Depósito do material para exame de qualificação ou defesa
Os alunos deverão dirigir-se ao Atendimento ao Aluno de Pós-Graduação, localizado no Térreo do Ed. João Calvino, Prédio 41.
- Entregar envelope lacrado pelo Auxiliar Administrativo do Programa.
- Receber e guardar protocolo de depósito.
4ª ETAPA: VERSÃO FINAL
Prazos e procedimentos
Prazo de entrega: 30 dias corridos a contar da data de defesa.
Exemplar: Um exemplar, no formato 21x29,7cm, capa dura vermelha com letras douradas, contendo:
- Ficha catalográfica, preparada pela Biblioteca Central, no verso da folha de rosto.
- Folha de Aprovação original (vide modelos para Mestrado e Doutorado) com as assinaturas dos membros da banca examinadora, colhidas na data da defesa. Não serão aceitos exemplares com folha de aprovação não original.
O aluno deverá entregar:
A) No Programa:
- Um CD (arquivo único em PDF), com o trabalho completo e contendo a ficha catalográfica após a folha de rosto e folha de aprovação assinada;
- Termo de Autorização para Publicação Eletrônica na Biblioteca da UPM (clique aqui);
- Formulário de Dados para CAPES (FDC), assinado pelo orientador (escolha o formulário específico para seu curso abaixo):
- Administração de Empresas
- Administração do Desenvolvimento de Negócios
- Arquitetura e Urbanismo
- Controladoria e Finanças Empresariais
- Ciências da Religião
- Ciências e Aplicações Geoespaciais
- Direito Político e Econômico
- Distúrbios do Desenvolvimento
- Economia e Mercados
- Educação, Arte e História da Cultura
- Engenharia de Materiais e Nanotecnologia
- Engenharia Elétrica e Computação
- Letras
B) No Atendimento ao Aluno de Pós-Graduação:
- Protocolo de Entrega – preencher e imprimir em 1 (uma) via;
- Um exemplar impresso e encadernado, com capa dura na cor vermelha e letras douradas, contendo a ficha catalográfica.
- Etiqueta Termo de Revisão Assinado pelo Orientador e pelo Coordenador do Programa (retirar no Programa e coletar as devidas assinaturas);
- Etiqueta de autorização preenchida no Atendimento ao Aluno de Pós-Graduação no ato da entrega.
Observações:
A ficha catalográfica deverá ser obtida juntamente à Biblioteca Central pelo site:
https://www3.mackenzie.br/bibliotecas/sol_fichacat/
Acesso ao preenchimento do Relatório de Acompanhamento Discente (RAD) - RAD 2017-2
