Centro de Ciências Biológicas e da Saúde

CCBS - Universidade Presbiteriana Mackenzie

Atividades Complementares e Extensão

Por determinação do MEC, todos os discentes matriculados em cursos universitários precisam realizar atividades complementares (AC) como condição para sua conclusão e colação de grau.

As Atividades Acadêmicas Complementares (ACs) são fundamentais para complementar a formação do aluno e têm como objetivo possibilitar o desenvolvimento de habilidades e aquisição de experiências não contempladas nas disciplinas curriculares. As ACs são classificadas em:

  • Ensino (atividades de aquisição e/ou transmissão de conhecimentos, cultura e formação geral);
  • Pesquisa (atividades que envolvam a participação em projetos de pesquisa);
  • Extensão (atividades que envolvam a prestação de serviços à comunidade);

A inserção das atividades complementares deverá ser feita diretamente no TIA, conforme tabela de atividades complementares do seu curso, seguindo os seguintes passos:

  1. Acesse o TIA;
  2. Clique em ATIVIDADES COMPLEMENTARES;
  3. Você terá 3 campos: ATIVIDADES DEFERIDAS / DEIXAR ATIVIDADE PARA APROVAÇÃO / CONSULTAR ATIVIDADES EM AVALIAÇÃO;
  4. Clique em DEIXAR ATIVIDADE PARA APROVAÇÃO;
  5. VERIFICAR MODALIDADE: ENSINO, PESQUISA OU EXTENSÃO (em caso de dúvida, consulte tabela das atividades complementares clicando no seu curso, abaixo*);
  6. Detalhe a atividade e anexe o comprovante (certificado);
  7. Posteriormente, as horas serão validadas pelo professor responsável pelas Atividades Complementares do seu curso.

Esses documentos deverão ser guardados pelo aluno até a conclusão do curso.



Extensão Universitária

A Extensão Universitária é um conjunto de atividades que deve ser entendido como...

(...) práticas acadêmicas que interligam a Universidade e a comunidade nas suas atividades de ensino e de pesquisa, proporcionando a formação do profissional cidadão através da busca constante do equilíbrio entre as demandas sociais e as inovações que surgem do trabalho acadêmico.” (Plano Nacional de Extensão do Ministério da Educação e Cultura/ MEC, 2007)

Nesta perspectiva, a Extensão Universitária favorece o surgimento de uma interação entre as comunidades acadêmica e externa, permitindo uma troca de diversa de saberes. De um lado, a Universidade leva conhecimentos e/ou assistência à comunidade, de outro, esta recebe indícios de suas reais necessidades.

Na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), as atividades Extensionistas se materializam por meio das atividades acadêmicas que promovem a relação dialógica da Universidade com a sociedade por meio de: programas, projetos, eventos e prestação de serviços à comunidade.

Entendida como prática acadêmica, a Coordenadoria de Extensão do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) promove atividades integradas com o ensino e a pesquisa, visando: sedimentar as crenças e valores sociais fundamentados no respeito ao ser humano; estruturar a concepção de mundo e de consciência social, de promoção da diversidade cultural e da formação para a cidadania; e, finalmente, possibilitar o exercício da responsabilidade e do compromisso social do ensino superior.

Se você tem interesse em participar das atividades extensionistas do CCBS, procure o corpo docente do seu curso para mais informações sobre os projetos em andamento.

Contatos
Prof.ª Dra. Esther Lopes Ricci Adari Camargo

Prof.ª Dra. Esther Lopes Ricci Adari Camargo

Coordenadora de Atividades Complementares e Extensão