Escola de Engenharia

EE - Universidade Presbiteriana Mackenzie

Projetos Integradores

Os estudantes de todos os cursos da Escola de Engenharia poderão se inscrever em Projetos Integradores (PIs) de qualquer curso.

PERÍODO DAS INSCRIÇÕES: até 15/SET às 23:59.

INÍCIO DAS ATIVIDADES DOS PROJETOS INTEGRADORES: A partir da semana do 19/SET.

Após o encerramento do período de inscrição, aguarde o contato por e-mail do professor responsável com as instruções do primeiro encontro.

LEIA ESTE AVISO

Cada Projeto Integrador possui um formulário específico de inscrição. Clique no nome do PI para visualizar sua descrição e observe ATENTAMENTE os requisitos para participação, semestres (etapas/períodos) envolvidos e, principalmente, o dia da semana e os horários dos encontros para que não haja conflito com a sua grade curricular.

ENGENHARIA CIVIL

Clique em um dos Projetos Integradores para visualizar sua descrição detalhada.

O projeto tem por objetivo colocar em prática, em escala laboratorial, os conceitos presentes nos componentes curriculares de Mecânica dos Solos e Obras de Terra, elaborando o projeto, construindo e rompendo taludes de solo reforçado.

A atividade consiste no estudo de rupturas em solo reforçado, preparo de material para as simulações de rupturas de taludes construídos em solo reforçado, em escala reduzida (laboratorial), estudo de alternativas de solos e tipos de reforços.

Os alunos deverão em grupo: escolher os materiais a serem utilizados, definir o modelo de construção, efetuar o cálculo da carga de ruptura, construir o talude de solo reforçado e executar o teste de carga atingindo a sua ruptura.

Poderá ser estabelecida uma competição com a confrontação das cargas máximas estabelecidas em projeto e as cargas máximas suportadas pelos modelos construídos.


ORIENTADOR: Alberto Alonso Lázaro — alberto.alonso@mackenzie.br


DATA/HORÁRIO: 5ª feira às 17:30, no Laboratório de Geologia (Prédio 33)
ETAPA/SEMESTRE: 4º ao 7º
REQUISITOS: Nenhum
VAGAS: 20
INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

A importância de professores proporem desafios estruturais que conduzam ao aprendizado autônomo e promovam o desenvolvimento da sensibilidade e da intuição do comportamento de diversas tipologias estruturais é essencial para a formação na área de Engenharia de Estruturas. Os Kits Estruturais Mola foram criados segundo a metodologia de ensino-aprendizagem baseada na aplicação dos princípios do PBL (Problem-based Learning). O conhecimento intuitivo do comportamento das estruturas, fundamental para arquitetos e engenheiros, principalmente na fase de concepção de um projeto estrutural.

Diante desta proposta, inicia-se nos moldes do ensino tradicional em que os alunos seguem as instruções dos professores baseadas nas informações contidas nos manuais e tutoriais da ferramenta. Em seguida, na fase de pesquisa inicial, os alunos fazem pequenas mudanças e começam a testar suas hipóteses. Na fase de aprimoramento, que promove o trabalho autônomo, aplicam-se novos conhecimento e habilidades a partir do conhecimento acumulado com a proposta de desenvolvimento de um projeto desafio.

As equipes mais bem classificadas – pelos professores-tutores – participarão do 3º Concurso Estudantil Desafio ABECE Mola, dentro das atividades do 25º Encontro Nacional de Engenharia e Consultoria Estrutural – ENECE, que ocorrerá nos dias 27 e 28 de outubro de 2022 no Campus Higienópolis da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Este evento é uma realização da ABECE – Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural com apoio institucional da Universidade Presbiteriana Mackenzie.


ORIENTADOR: Tatiana Aiello Correa de Mello — tatiana.aiello@mackenzie.br

Apoio: Alfonso Pappalardo Jr — alfonso.pappalardo@mackenzie.br

Apoio: Lígia Vitória Real — ligia.real@mackenzie.br

Apoio: Lucas Anastasi Fiorani — lucas.fiorani@mackenzie.br

Apoio: Ricardo Concilio — ricardo.concilio@mackenzie.br

Apoio: Roberta Nunes Attili Franzin — roberta.franzin@mackenzie.br


DATA/HORÁRIO: 5ª feira de 17:15 às 18:15 ou 6ª feira de 11:00 às 12:00
ETAPA/SEMESTRE: 4º em diante
REQUISITOS: Ter cursado as componentes curriculares "Resistência dos Materiais I" e "Resistência dos Materiais II"
VAGAS: 20
INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

Com a publicação das normas sobre estruturas de bambu, em dezembro de 2020, as estruturas em bambu tendem a ser cada vez mais utilizadas. As normas de referência são:

  • ABNT NBR 16828-1:2020 - ESTRUTURAS DE BAMBU - PARTE 1: PROJETO
  • ABNT NBR 16828-2:2020 - ESTRUTURAS DE BAMBU - PARTE 2: DETERMINAÇÃO DAS PROPRIEDADES FÍSICAS E MECÂNICAS DO BAMBU

Com ênfase na parte 2 da norma mencionada, o projeto será desenvolvido visando a elaboração de um projeto de economia circular de uma comunidade que planta, remaneja, beneficia e utiliza o bambu como estrutura da edificação, revestimento, móveis, artesanato e reutilização do resíduo de bambu.

Serão projetadas duas estruturas, uma cobertura de uma edificação com estrutura de bambu e telhas de PVC e um ponto de ônibus. As estruturas serão projetadas com base no Projeto arquitetônico já existente, nas propriedades físicas e mecânicas do bambu e nos conceitos de sustentabilidade, visando atendimento ao maior número de ODS da ONU e aos itens de uma possível certificação ZERO CARBON.

Os modelos serão analisados em conjunto com os professores e especialistas na área e serão construídos no laboratório de Estruturas do Mackenzie e em uma área verde com espaço para esta aplicação para que posteriormente este projeto faça parte de uma comunidade carente que terá como fonte de desenvolvimento o cultivo e manuseio do bambu.

Os alunos assistirão palestras sobre a aplicação do bambu nas estruturas e terão acesso à nova norma técnica e ao desenvolvimento dos projetos como um todo, da estrutura a ser utilizada aos princípios de economia circular.

Este Projeto Integrador faz parte do Projeto Cidades Inteligentes II — Eixo 5: Sustentabilidade e Economia Circular.


ORIENTADOR: Fabiola Rago Beltrame — fabiola.beltrame@mackenzie.br

Apoio: Alberto Alonso Lázaro — alberto.alonso@mackenzie.br

Apoio: Alfonso Pappalardo Jr — alfonso.pappalardo@mackenzie.br

Apoio: Ligia Vitoria Real — ligia.real@mackenzie.br


DATA/HORÁRIO: 2ª feira, de 12:00 às 12:50
ETAPA/SEMESTRE: 4º ao 6º
REQUISITOS: Ter cursado ou estar cursando as componentes curriculares "Resistência dos Materiais I" e "Materiais de Construção I".
VAGAS: 20
INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

Apresentar aos alunos as funcionalidades básicas de uma planilha de dados, para que a partir desse conhecimento inicial possam se desenvolver nesse conteúdo.

Também será possível a aplicação desse conteúdo nas diversas disciplinas de formação dos alunos.


ORIENTADOR: Ricardo Concilio — ricardo.concilio@mackenzie.br

Apoio: Orlando Monezi Júnior — orlando.monezi@mackenzie.br

Apoio: Roberta Nunes Attili Franzin — roberta.franzin@mackenzie.br

Apoio: Sergio Vicente Denser Pamboukian — sergio.pamboukian@mackenzie.br


DATA/HORÁRIO: 3ª feira, de 17:30 às 18:30, local a definir
ETAPA/SEMESTRE: Todos
REQUISITOS: Nenhum
VAGAS: 20
INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

O objetivo é apresentar o tema sobre técnicas LID (Low Impact Development) relacionadas a infraestrutura verde e azul e sistemas de drenagem sustentáveis. Essa nova abordagem técnica vêm sendo adotada em vários países, onde recebe diferentes denominações, mas adotando as mesmas premissas:

  • Low Impact Development (LID) nos EUA e Canadá;
  • Sustainable Urban Drainage Systems (SUDS) no Reino Unido;
  • Water Sensitive Urban Design (WSUD) na Austrália; e
  • Low Impact Urban Design and Development (LIUDD) na Nova Zelândia.

Os objetivos da infraestrutura verde e azul incluem: (i) maximizar a infiltração (e recarga do aquífero), reuso de água e eliminar perdas pelo escoamento superficial; (ii) prevenção/minimização de cheias; (iii) melhorar a biodiversidade da paisagem; (iv) controle da qualidade das águas, entre outros.


ORIENTADOR: Prof. Dr. Rolando Gaal Vadas — rolando.vadas@mackenzie.br

Apoio: Prof. Dr. Bruno Pecini — bruno.pecini@mackenzie.br

Apoio: Profª Drª Liliane Frosini Armelin — liliane.armelin@mackenzie.br


DATA/HORÁRIO: (a definir)
ETAPA/SEMESTRE: Todos
REQUISITOS: Nenhum
VAGAS: Ilimitadas
INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

O objetivo é apresentar a técnica de modelagem computacional utilizando o software HEC-RAS (Hydrologic Engineering Center's — River Analysis System) aplicado a estudos hidráulicos de canais.


ORIENTADOR: Prof. Dr. Bruno Pecini — bruno.pecini@mackenzie.br

Apoio: Prof. Dr. Rolando Gaal Vadas — rolando.vadas@mackenzie.br

Apoio: Profª Drª Liliane Frosini Armelin — liliane.armelin@mackenzie.br


DATA/HORÁRIO: (a definir)
ETAPA/SEMESTRE: Todos
REQUISITOS: Nenhum
VAGAS: Ilimitadas
INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

O projeto consiste na elaboração das Plantas de Arquitetura de uma unidade residencial já existente para, posteriormente, propor algum tipo de reforma que represente melhorias na utilização do espaço. Como resultado deve-se ter as novas plantas modificadas e uma proposta de orçamento do custo da reforma proposta. As modificações propostas devem contemplar as regulações do Código de Obras da Cidade de São Paulo e a Lei de Zoneamento atual.


ORIENTADOR: Rolando Ramirez Vilató — rolando.vilato@mackenzie.br

Apoio: Antonio Ivo de Barros Mainardi Neto — ivo.mainardi@mackenzie.br


DATA/HORÁRIO: 4ª feira às 17:00
ETAPA/SEMESTRE: 3º em diante
REQUISITOS: Ter cursado a disciplina de Desenho Técnico e CAD.
VAGAS: 20
INSCRIÇÕES ENCERRADAS!