Objetivo
Estudo do método semiempírico de Décourt-Quaresma para a previsão da capacidade de carga de fundações profundas.
Conteúdo programático
- Principais tipos de fundações e suas classificações;
- O que são fundações profundas e qual é sua importância;
- Mobilização progressiva da resistência do elemento de fundação por estaca;
- Conceitos de ruptura de elemento de fundação por estaca;
- Capacidade de carga de elemento de fundação por estaca;
- Métodos para obtenção da capacidade de carga;
- Conceituação do Método Décourt-Quaresma;
- Exemplo prático de aplicação do Método Décourt-Quaresma.
Métodos de ensino
O curso de extensão proposto adota uma metodologia dinâmica e multidisciplinar, combinando diferentes recursos educacionais para promover uma aprendizagem abrangente e flexível. A abordagem pedagógica é centrada no aluno, incentivando a autonomia e a participação ativa no processo de aprendizagem. Os principais recursos utilizados são:
- Videoaulas: as videoaulas são o principal meio de transmissão de conteúdo, oferecendo explicações claras e detalhadas sobre os temas abordados. Elas são gravadas por especialistas na área, permitindo que os alunos assistam no seu próprio ritmo e revisem quantas vezes necessário.
- Leitura dos textos sugeridos: para complementar as videoaulas, são disponibilizados textos selecionados, como artigos científicos, capítulos de livros e materiais de apoio. Essas leituras aprofundam o conhecimento teórico e proporcionam diferentes perspectivas sobre os temas estudados.
- Áudios: recursos em áudio, como podcasts ou gravações explicativas, são utilizados para oferecer uma alternativa de estudo que se adapta a diferentes estilos de aprendizagem e situações do cotidiano. Os alunos podem ouvir os conteúdos enquanto realizam outras atividades, otimizando o tempo disponível.
- Atividades práticas e reflexivas: ao longo do curso, são propostas atividades que visam consolidar o aprendizado e estimular a aplicação dos conceitos.
A metodologia do curso é desenhada para ser inclusiva e acessível, permitindo que os alunos gerenciem seu próprio ritmo de estudos.