Objetivo

Estudo do método semiempírico de Décourt-Quaresma para a previsão da capacidade de carga de fundações profundas.

Conteúdo programático

  • Principais tipos de fundações e suas classificações;
  • O que são fundações profundas e qual é sua importância;
  • Mobilização progressiva da resistência do elemento de fundação por estaca;
  • Conceitos de ruptura de elemento de fundação por estaca;
  • Capacidade de carga de elemento de fundação por estaca;
  • Métodos para obtenção da capacidade de carga;
  • Conceituação do Método Décourt-Quaresma;
  • Exemplo prático de aplicação do Método Décourt-Quaresma.

Métodos de ensino

O curso de extensão proposto adota uma metodologia dinâmica e multidisciplinar, combinando diferentes recursos educacionais para promover uma aprendizagem abrangente e flexível. A abordagem pedagógica é centrada no aluno, incentivando a autonomia e a participação ativa no processo de aprendizagem. Os principais recursos utilizados são:

  • Videoaulas: as videoaulas são o principal meio de transmissão de conteúdo, oferecendo explicações claras e detalhadas sobre os temas abordados. Elas são gravadas por especialistas na área, permitindo que os alunos assistam no seu próprio ritmo e revisem quantas vezes necessário.
  • Leitura dos textos sugeridos: para complementar as videoaulas, são disponibilizados textos selecionados, como artigos científicos, capítulos de livros e materiais de apoio. Essas leituras aprofundam o conhecimento teórico e proporcionam diferentes perspectivas sobre os temas estudados.
  • Áudios: recursos em áudio, como podcasts ou gravações explicativas, são utilizados para oferecer uma alternativa de estudo que se adapta a diferentes estilos de aprendizagem e situações do cotidiano. Os alunos podem ouvir os conteúdos enquanto realizam outras atividades, otimizando o tempo disponível.
  • Atividades práticas e reflexivas: ao longo do curso, são propostas atividades que visam consolidar o aprendizado e estimular a aplicação dos conceitos.

A metodologia do curso é desenhada para ser inclusiva e acessível, permitindo que os alunos gerenciem seu próprio ritmo de estudos.