O Estágio Curricular Supervisionado é componente curricular obrigatório dos Cursos de Licenciatura. Caracteriza-se como uma capacitação em serviço que possibilita ao estagiário vivenciar, sob supervisão de um profissional experiente, ações diversas de aprendizagem da prática docente, diretamente em unidades escolares dos sistemas de ensino; colocar em ação as competências e conhecimentos exigidos na prática profissional, por meio da elaboração e implementação de projetos de intervenção junto à escola-campo do estágio, garantindo-se, assim, a transição entre a vida estudantil e a vida profissional; estimular a dimensão investigativa da prática docente, especialmente no que se refere aos processos de ensino-aprendizagem, dentre outros.
As atividades de estágio são cumpridas, ao longo dos cursos, em escolas de Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental (Curso de Pedagogia), e no Ensino Médio (Curso de Filosofia), e implicam em orientação direta e sistemática por professores dos Cursos. O Núcleo de Estágios Educacionais, vinculado ao Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT), responde pela organização, acompanhamento semestral das atividades de estágio, e orientação aos professores supervisores de estágio e aos alunos de todos os cursos de licenciatura da UPM.
Orientações para Início dos Estágios de Licenciatura
Se você está matriculado(a) em um dos cursos indicados a seguir:
- Filosofia
- História
- Pedagogia
Clique no link para acessar os documentos com as as orientações iniciais do Estágio:
Documentos de Estágio dos Cursos de Licenciatura
Programas de Estágios 2025
Inscreva-se clicando no botão ou nas imagens:
Monitoria / 2026-1
| DISCENTE | PROJETO MONITORIA | |
| Marco Antônio André | HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA | |
| Paula Silva Ribeiro Fontes | LÓGICA | |
| Renan de Lima Andrade | HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA | |
| Veronica Dunker | TEORIA DO CONHECIMENTO |
| DISCENTE | PROJETO MONITORIA | |
| Emerson de Farias Bandeira | METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA I/ ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENSINO DE HISTÓRIA I | |
| Francisca Monique Cantuario Santos | METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA I/ ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENSINO DE HISTÓRIA I | |
| Gabriel do Nascimento Fernandes dos Santos | METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA I/ ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENSINO DE HISTÓRIA II | |
| Thalyta Pedreira de Oliveira | METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA I/ ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENSINO DE HISTÓRIA II |
| DISCENTE | PROJETO MONITORIA | |
| Ana Beatriz Ladeia dos Santos | LETRAMENTO E ALFABETIZACAO: ESPECIFICIDADES DIDATICAS | |
| Ana Karoline dos Santos Souza | POLÍTICAS E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
| Débora Nunes de Miranda | FUND TEOR E METOD DO ENS DE ARTES E ALFABETIZACAO ESTETICA | |
| Giovanna Fagotto de Arruda Pereira | ENS DE MATEMATICA: ESPECIFICIDADES DIDATICAS | |
| Giselle Arcanja da Silva | CIDADANIA: IDENTIDADE, ALTERIDADE E EDUCAÇÃO - ONLINE | |
| Inês de Barros Monteiro | DOCENCIA NA CONTEMPORANEIDADE | |
| Julia Colácio Moreira | DOCENCIA NA CONTEMPORANEIDADE | |
| Kessia Carneiro de Melo | DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM: DA INFANCIA A IDADE ADULTA | |
| Marjorie Cristine da Silva | DIDÁTICA - ONLINE | |
| Mirelly Mendes Couto | DOCENCIA NA CONTEMPORANEIDADE | |
| Rayssa Silva Pereira | METODOLOGIA DA EDUCACAO INFANTIL | |
| Xavi Duarte Savietto Frati | DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM: DA INFANCIA A IDADE ADULTA |
| DISCENTE | PROJETO MONITORIA | |
| Guilherme Cezarino Gaspar | INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS TEOLÓGICOS | |
| Rafael Alberti Cantoni Augusto | INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS TEOLÓGICOS |

Contatos
- (11) 2114-8770
- ceft.estagio@mackenzie.br
Rua da Consolação, 896, Prédio 16, térreo - Consolação - São Paulo - CEP: 01302-907

Lílian Silva Ferreira
Secretária de Desenvolvimento de Carreira
Contatos
- (11) 2766-8460
- ceft.estagio@mackenzie.br
Rua da Consolação, 896, Prédio 16, térreo - Consolação - São Paulo - CEP: 01302-907



















