Apresentação
O MBA em Comércio Exterior e Negócios Globais, desenvolvido em parceria entre a Universidade Presbiteriana Mackenzie (Campus Campinas) e o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP Campinas), alia excelência acadêmica com a vivência prática do setor empresarial. Seu objetivo é capacitar profissionais para atuar de maneira estratégica no ambiente de negócios internacionais, oferecendo uma formação abrangente que contempla fundamentos do comércio exterior, análise de cenários globais, gestão de operações internacionais e práticas de negociação em mercados externos. Para tanto, o curso oferece conteúdos atualizados, professores experientes e com prática de mercado e a oportunidade de networking em um dos polos econômicos mais relevantes do país.
Público Alvo
Gestores das áreas de exportação e importação e afins das indústrias da Região Metropolitana de Campinas.
Objetivo do Curso
Agregar conhecimento aos gestores das áreas de importação e exportação e afins das indústrias sediadas na Região Metropolitana de Campinas.
Possibilidades de Atuação
O MBA prepara profissionais para atuar na gestão de operações internacionais, consultoria, logística global, inteligência de mercado e negociação multicultural. A formação sólida amplia as oportunidades de inserção em empresas privadas, órgãos públicos e instituições ligadas ao comércio exterior, unindo conhecimento técnico e visão global.
Programa
- Gestão de Operações e Terceirizações Globais;
- Gestão de Projetos no Contexto Internacional;
- Supply Chain Management e Desenvolvimento de singlesource;
- Logística Internacional;
- Gestão de Custos;
- Marketing Internacional ;
- Administração Financeira e Cambial;
- Operações Aduaneiras;
- Legislação Tributária de Importação e Exportação;
- Gestão de Contratos de Importação e Exportação;
- Geopolítica e Blocos Econômicos;
- Soft Skills em Cenários Internacionais;
- Aplicação do Conhecimento – Projetos de Implementação.

Segundo edital permanente do processo de matrícula em cursos de Pós-graduação Lato Sensu Especialização da UPM, em cumprimento ao estabelecido no artigo 44 da LDB Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, fica vetada a matrícula de candidatos egressos de cursos sequenciais ou de formação específica.
Os Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu se destinam, exclusivamente, a diplomados em cursos de graduação, respeitando os pré-requisitos para o curso pretendido. A data de conclusão do curso de graduação deverá ser a anterior à data da matrícula no curso para o qual foi selecionado.