Apresentação
O MBA em Integridade nas Estatais foi desenvolvido para o atendimento dos desafios contemporâneos das empresas públicas e sociedades de economia mista. O programa prepara líderes e profissionais para a promoção da governança ética, a transparência e a gestão eficiente, capacitando-os para a implantação e o aprimoramento de sistemas de integridade, compliance e controles internos. Com a aplicação de metodologia ativa e foco prático, o curso oferece uma formação robusta, alinhada às legislações vigentes e às melhores práticas nacionais e internacionais de governança, com base nos pilares de excelência Universidade Presbiteriana Mackenzie, em ensino, pesquisa e extensão.
Público-Alvo
Profissionais que atuam ou desejam atuar em empresas estatais, sociedades de economia mista, órgãos públicos ou instituições que interagem com o setor público. O curso é voltado para gestores, advogados, auditores, analistas de compliance, consultores, controladores internos e líderes de governança interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre integridade, riscos e conformidade.
Objetivo do Curso
Formar especialistas capazes de implantar, gerenciar e aprimorar programas de integridade em empresas estatais e instituições públicas. O MBA capacita os participantes para aplicar ferramentas de compliance, governança, auditoria e gestão de riscos, integrando inovação e tecnologia à administração pública. Ao longo do curso, o aluno desenvolverá competências estratégicas e éticas para fortalecer a cultura de integridade, a transparência e a accountability nas organizações.
Áreas de Atuação
Após a conclusão do MBA, o profissional estará apto a atuar em cargos de gestão, compliance, auditoria, controladoria e governança corporativa em estatais, órgãos de controle, empresas públicas e privadas que operam com o setor público. Também poderá atuar como consultor especializado em integridade, ética corporativa e gestão de riscos, contribuindo para o aprimoramento de políticas institucionais e o fortalecimento da confiança pública.
- Direito Administrativo e Função Pública - 32 horas
- Governança no Setor Público e nas Estatais - 32 horas
- Ética, Responsabilidade e Transparência - 32 horas
- Processos Administrativos e Controle Interno - 32 horas
- Compliance e Sistema Anticorrupção - 32 horas
- Gestão da Integridade e Canais de Denúncia - 32 horas
- Atividade Correcional e Direito Administrativo Sancionador - 32 horas
- Gestão de Riscos e Controles Internos - 32 horas
- Transformação Digital e Governança de TI - 32 horas
- Inteligência Artificial e Analytics na Prevenção de Ilícitos - 32 horas
- Governança e Proteção de Dados - 32 horas
- Ética e Responsabilidade Digital - 32 horas
- Desenvolvimento de projeto real em integridade, governança, compliance ou corregedoria, com apresentação perante banca avaliadora.
Segundo edital permanente do processo de matrícula em cursos de Pós-graduação Lato Sensu Especialização da UPM, em cumprimento ao estabelecido no artigo 44 da LDB Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, fica vetada a matrícula de candidatos egressos de cursos sequenciais ou de formação específica.
Os Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu se destinam, exclusivamente, a diplomados em cursos de graduação, respeitando os pré-requisitos para o curso pretendido. A data de conclusão do curso de graduação deverá ser a anterior à data da matrícula no curso para o qual foi selecionado.