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Observação Importante

Os Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu se destinam, exclusivamente, a diplomados em cursos de graduação, respeitando os pré-requisitos para o curso pretendido. A data de conclusão do curso de graduação deverá ser a anterior à data da matrícula no curso para o qual foi selecionado.

Apresentação

A formação continuada de professores é essencial para o desenvolvimento da educação, especialmente no campo da Educação Básica, pois busca apreender quais são as necessidades formativas de determinada época, bem como as competências e habilidades necessárias para a construção de saberes pedagógicos, condizentes com as demandas formativas na contemporaneidade e a educação integral de estudantes numa sociedade complexa.

O curso pretende, a partir de uma organização curricular atualizada e de acordo com as demandas vigentes como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresentar uma perspectiva teórico prática que busca discutir a relação entre a formação do educador para a contemporaneidade, incorporação de cultura digital, metodologias, linguagens e estratégias tendo como foco a prática docente e com uma base sólida de fundamentação filosófica sobre a construção de conhecimento, do saber científico, da constituição da identidade docente e dos saberes próprios da profissão em exercício.

Público-Alvo

Docentes, pesquisadores e profissionais de diferentes áreas, interessados em atualização, análise e problematização quanto aos elementos constitutivos da docência na educação básica, atuantes nas redes públicas ou privadas de ensino, em espaços formais e não formais.

Objetivo do Curso

Formar e qualificar docentes, pesquisadores e demais profissionais interessados no aperfeiçoamento pedagógico, com foco na prática docente, contemplando as especificidades da educação básica, fundamentada em princípios éticos e científicos.

Possibilidades de Atuação

Com esta formação, o aluno estará apto a atuar em segmentos educacionais formais e não formais, a partir de uma qualificação para atualização profissional, condizente com as legislações que regem a educação básica, desde a educação infantil até o ensino médio.

Programa

  • História da Educação Escolar no Brasil;
  • Práticas pedagógicas em Educação Básica;
  • Formação Docente para o pensamento crítico na Educação Básica;
  • Cultura, comunicação e mídia;
  • Tecnologias Digitais na Educação Básica;
  • Educação inclusiva para surdos;
  • Educação, Sistemas Complexos e Sociedade;
  • Aprendizagem e educação socioemocional na Escola;
  • Currículo e Base Nacional Comum Curricular (BNCC);
  • Estratégias de Aprendizagem na Educação Básica;
  • Metodologias Ativas na Educação Básica;
  • Avaliação Formativa na Educação Básica;
  • Aplicação do Conhecimento.

Observação importante

Segundo edital permanente do processo de matrícula em cursos de Pós-graduação Lato Sensu Especialização da UPM, em cumprimento ao estabelecido no artigo 44 da LDB Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, fica vetada a matrícula de candidatos egressos de cursos sequenciais ou de formação específica.