Apresentação
O Ensino de Libras (Língua Brasileira de Sinais), uma língua de modalidade gestual-visual em que é possível se comunicar por meio de gestos, expressões faciais e corporais, reconhecida como meio legal de comunicação e expressão desde 24 de abril de 2002, por meio da Lei no. 10.436 se configura como um importante passo para a efetivação de políticas de inclusão.
O curso se propõe a discutir e compreender quem é o surdo, como ele se comunica e o papel desta língua para sua constituição como sujeito autônomo e participativo. Dentre as abordagens será possível: conhecer as conquistas da comunidade surda nos âmbitos legais e educacionais, compreender que a Língua de Sinais é a segunda língua para ouvintes e as implicações trazidas e explorar as diferenças entre a Língua Portuguesa e a LIBRAS em relação a seus aspectos linguísticos. Ainda, apropriar-se de construtos teóricos da área da surdez, elaborar situações didáticas para que ouvintes e surdos possam apropriar-se da LIBRAS e dominar a Língua de Sinais, com interações comunicativas e de acessibilidade ao meio. Os módulos articulam conceitos teórico-práticos que buscam contextualizar a deficiência, em seus aspectos linguísticos, gramaticais articulados com práticas discursivas da língua em diversos níveis, desde o básico até o intermediário e avançado.
Público-Alvo
Profissionais com Licenciatura Plena, Fonoaudiologia e áreas direcionadas à Educação. Graduados interessados em atuar na Educação Especial como tradutores e intérpretes de LIBRAS, tanto em distintas redes de ensino quanto espaços de educação formal e não formal.
Objetivo do Curso
Formar profissionais para o exercício da docência em Língua Brasileira de Sinais voltadas ao aperfeiçoamento de práticas bilíngues na Educação Básica (Educação Infantil, Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio). O curso pretende, oferecer, também, conhecimentos a profissionais tradutores e intérpretes de Libras nos múltiplos espaços educacionais.
Áreas de Atuação
Com esta formação, o aluno estará apto a atuar em segmentos educacionais e da saúde de diversos setores que envolvem a comunicação da LIBRAS, especialmente no que se refere à tradução e interpretação de forma mediadora entre suros nas diversas etapas e momentos escolares. Com foco na docência em Libras, o curso possibilita atuação em espaços formais e não formais de ensino.
Programa
- Libras e Práticas Discursivas I – 32 horas
- A trajetória sócio-histórica-cultural e linguística dos surdos – 32 horas
- Etiologia, Classificação e Abordagens da Surdez – 32 horas
- Ensino e Aprendizagem de Português como segunda língua – 32 horas
- Libras e Práticas Discursivas II – 32 horas
- Alfabetização e Letramento em Libras: Fundamentos e Metodologias – 32 horas
- Currículo, planejamento e avaliação de ensino – 32 horas
- Tecnologias Assistivas e Ensino Colaborativo – 32 horas
- Libras e Práticas Discursivas III – 32 horas
- Tradução e Interpretação Consecutiva – 32 horas
- Teorias e Percurso Histórico da Tradução – 32 horas
- Estratégias e Técnicas de Tradução e Interpretação – Práticas Pedagógicas – 32 horas
- Aplicação do Conhecimento - 48 horas

Segundo edital permanente do processo de matrícula em cursos de Pós-graduação Lato Sensu Especialização da UPM, em cumprimento ao estabelecido no artigo 44 da LDB Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, fica vetada a matrícula de candidatos egressos de cursos sequenciais ou de formação específica.
Os Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu se destinam, exclusivamente, a diplomados em cursos de graduação, respeitando os pré-requisitos para o curso pretendido. A data de conclusão do curso de graduação deverá ser a anterior à data da matrícula no curso para o qual foi selecionado.