CURSOS DE FÉRIAS
Idioma | Professor | Tipo de curso | Dias | Horários |
Português | Helcio | INTENSIVO de 42h | segundas, terças, quartas e quintas | das 19h às 21h (TURMA A) |
das 14h às 16h (TURMA B) | ||||
Início e término | 27 de junho a 1 de agosto de 2022 | Investimento | R$ 1.814,12 à vista 2x (parcelas) R$ 907,06 | |
Nome do curso | Descrição | Objetivos | Metodologia | Contéudo Programatico |
Básico 1 (A1.1) | Trata-se de curso introdutório à língua portuguesa do Brasil, correspondente ao nível A1.1 do CEFR, em formato intensivo, para que os interessados aprendam a estrutura básica do idioma, desenvolvam sua expressão oral e auditiva e ampliem sua interação comunicativa, compreendendo aspectos socioculturais e linguísticos. | Introduzir alunos não lusófonos a estruturas gramaticais básicas, funções comunicativas, léxico e aspectos culturais da língua portuguesa falada no Brasil. | Textos, exercícios de compreensão auditiva, exercícios gramaticais e lexicais | Unidades 0, 1, 2 e 3 do livro Samba – Curso de língua portuguesa para estrangeiros, de Andrea Ferraz e Isabel M. Pinheiro, Autêntica Editora |
Idioma | Professora | Tipo de curso | Dias | Horários |
ALEMÃO | Gabriela | Dinâmico 8 encontros | Terças e quintas | 13h-14h30 |
Início e término | 5 a 28 de julho | Investimento | R$ 315,00 à vista | |
Nome do curso | Descrição | Objetivos | Metodologia | Contéudo Programatico |
DACH- Landeskunde: Aspectos socioculturais dos países falantes de alemão | A integração dos aspectos culturais de uma língua estrangeira deve ser algo constante na prática de ensino, uma vez que a imagem do país da língua-alvo acompanha a aquisição da língua estrangeira. Muitas vezes, contudo, nos deparamos com conceitos estereotipados e visões superficiais desses países. Com base nisto, o curso abordará aspectos socioculturais dos principais países falantes de alemão, a saber, a Alemanha, a Áustria e a Suíça - conhecidos pela sigla DACH. Pré-requisito: a partir do Básico 1 (cursado). | Proporcionar um novo olhar sobre a cultura dos países falantes de alemão, permitindo que os alunos "experienciem" essa integração entre aspectos socioculturais (economia, política, costumes, manifestações artísticas, curiosidades, entre outros) e o seu conhecimento da língua, aprofundando uma reflexão acerca de sua própria cultura a partir do olhar sobre o outro, bem como da cultura da língua-alvo. | Por meio de vídeos, textos, músicas trabalharemos questões importantes dos países falantes de alemão. | Exemplos de temas possíveis: Como os falantes de alemão pensam no conceito de família? Festas típicas: quais são as festas comemoradas ao longo do ano? O Muro de Berlin e sua história Como foi o primeiro jogo de futebol internacional entre Alemanha e a Suíça? A Moda na Alemanha, Áustria e Suíça: dos anos 20 aos dias de hoje Como é o pãozinho de todo dia nesses país? O domingo é um dia para descansar ou trabalhar? Como esses países pensam no desenvolvimento sustentável? Quais são os imigrantes que mais procuram esses países e como é relação intercultural entre eles? |
Idioma | Professora | Tipo de curso | Dias | Horários |
ALEMÃO | Marília | INTENSIVO de 42h | segundas às sextas-feiras | das 8 às 11h (TURMA A) |
das 18h às 21h (TURMA B) | ||||
Início e término | 04 de Julho a 21 de Julho (TURMA A) | Investimento | R$ 1.814,12 à vista 2x (parcelas) R$ 907,06 | |
11 de Julho a 29 de Julho (TURMA B) | ||||
Nome do curso | Descrição | Objetivos | Metodologia | Contéudo Programatico |
Básico 1 (A1.1) | O curso intensivo oferece um curso intensivo de alemão, mantendo toda a qualidade de ensino de 1 semestre em apenas 1 mês | Intensificar os estudos no alemão, manter o idioma ativo durante as férias e avançar no conteúdo. | Textos, exercícios de compreensão auditiva, exercícios gramaticais e lexicais | Lição 9 – Ab in den Urlaub 04/07 ao 07/07 Lição 10 – Essen und trinken 07/07 ao 12/07 Lição 11 – Kleidung und Wetter 12/07 ao 15/07 Lição 12 – Körper und Gesundheit 18/07 ao 21/07 |
Idioma | Professor | Tipo de curso | Dias | Horários |
INGLÊS | Eduardo | Dinâmico 16 encontros | segundas às quintas-feiras | 10 às 12 horas (TURMA A) |
13 às 15 horas (TURMA B) | ||||
Início e término | 07 de Julho a 14 de Julho | Investimento | R$ 635,00 | |
Nome do curso | Descrição | Objetivos | Metodologia | Contéudo Programatico |
Aspectos gerais da comunicação oral em inglês e a construção da argumentação | As linguagens naturais, dentro de suas perspectivas comunicativas várias, operam a partir das modalidades escrita e oral. Cada uma delas se constitui em conjuntos de características típicas e convencionais baseadas nos objetivos dos eventos comunicativos diversos. O curso busca apresentar e discutir aspectos gerais da modalidade oral da língua inglesa, com destaque aos gêneros argumentativos, e aborda questões teóricas e práticas da construção e desenvolvimento da argumentação, direcionados aos alunos de níveis intermediários e avançados. | Apresentar as características típicas da linguagem oral em inglês; discutir e refletir acerca dos principais gêneros argumentativos; desenvolver e aperfeiçoar as habilidades argumentativas dos alunos; praticar a construção e estruturação de argumentações em inglês; refletir sobre as funções e elementos argumentativos da fala e exercitar sua prática sobre tópicos diversos. | O curso compõe apresentações das bases da comunicação oral e gêneros argumentativos; vídeos e outros recursos de imagem, multimídia, textos e apresentações dos alunos, a respeito de temas diversos para a construção argumentativa abordada. | A modalidade oral do inglês: características típicas da oralidade; O que é argumentação?; Quais seus componentes e funções?; Como produzir e desenvolver argumentos em inglês?; Apresentações e discussões sobre temas como meio ambiente e outros tópicos coletivos. |
Idioma | Professor | Tipo de curso | Dias | Horários |
INGLÊS | Gunther | Dinâmico 8 encontros | Terças e quintas | 13h-14h30 |
19:30-21:00 | ||||
Início e término | 05 de Julho a 28 de Julho | Investimento | R$ 315,00 à vista | |
Nome do curso | Descrição | Objetivos | Metodologia | Contéudo Programatico |
English: an anthropological view | Entender as origens do idioma nos faz entender quem somos agora. Neste curso traçamos e discorremos sobre as origens do idioma inglês mesmo antes de existir. Uma abordagem antropológica da linguagem, da sua formação no peleolítico, da formação das instituições europeias, do latim, das invasões das tribos germânicas, à impressão de Willian Caxton, do surgimento do Império Britânico à invenção do telégrafo, e a Guerra de independência e o paple dos EUA na Segunda Guerra Mundial, este curso traça as causas de o inglês ser uma língua franca. | Proporciona participação do aluno num curso sobre um tema complexo na língua inglesa. As aulas serão ministradas em inglês e os participantes serão fomentados a expressar suas opiniões no idioma. | Palestras sobre a formação do idioma suplementado por videos e imagens | Exemplos de temas possíveis: Language in the Paleolithic in Britain: anthropological view Language Diversity in Europe: Romans, Church and Northern Peoples British Institutions: religion monarchs, barons Wiilian Caxton: the Invention of the printing press Colonies: the formation of the British Empire Communication Revolution: the invention of the telegraph War Powers: the development of US |
Idioma | Professor | Tipo de curso | Dias | Horários |
INGLÊS | Gunther | Dinâmico 8 encontros | 13h-14h30 | |
19:30-21:00 | ||||
Início e término | 05 de Julho a 28 de Julho | Investimento | R$ 315,00 à vista | |
Nome do curso | Descrição | Objetivos | Metodologia | Contéudo Programatico |
History of Science | Entender e discorrer sobre a História da Ciência é uma excelente maneira de desenvolver uso e vocábulário do idioma que se pretende praticar. O curso, ministrado em inglês, aborda as grandes mudanças científicas que houveram na história do ser humano. Desde o princípio há 100 mil anos à revolução digital que vivemos hoje, será abordados as primeiras concepções de ciência no mundo antifgo passando pelas mais importantes revoluções como o heliocentrismo no século XVI, a revolução darwiniana no século XIX, Teoria da relatividade no início do século XXI e a atual Revolução Digital. | Proporciona participação do aluno num curso sobre um tema complexo na língua inglesa. As aulas serão ministradas em inglês e os participantes serão fomentados a expressar suas opiniões no idioma. | O curso abordará os tópicos científicos mais relevantes na história da humanidade. Serão dadas palestras, apresentado imagens e vídeos relevantes ao assunto. | Exemplos de temas possíveis: What’s is Science? How does science begin? Difference between science and mysticism Heliocentric Revolution: the change of it all Darwinian Revolution: who are we? Einsten and Theory of Relativity: waves and time Electric and Digital Revolution: are we in the Matrix? |
Idioma | Professor | Tipo de curso | Dias | Horários |
INGLÊS | Gunther | Dinâmico 8 encontros | 13h-14h30 | |
19:30-21:00 | ||||
Início e término | 05 de Julho a 28 de Julho | Investimento | R$ 315,00 à vista | |
Nome do curso | Descrição | Objetivos | Metodologia | Contéudo Programatico |
History of Western Philosophy | O Filosofia Ocidental serve como base do entendimento e desenvolvimento das ideias do mundo. Desde Platão a Chomsky a filosofia europeia tente entender como a realidade se une à conceitos tentando dar sentido a nossas vidas no cosmo. O curso, ministrado em inglês, aborda sem tecnicismo alguns dos mais influentes filósofos desde à Grécia Antiga ao mundo contemporâneo trazendo suas ideias e conceitos e nos pondo em contato com a formação dessa disciplina, seu desenvolvimento e onde chegou. O estudo da Filosofia, em um curso ministrado em inglês, fomenta o participante a praticar o idioma de forma mais sofisticada e metódica, aprimorando seu uso. | Proporcionar ao participante falar, argumentar e discorrer em inglês, sobre um assunto mais complexo e abstrato como a Filosofia, dando oportunidade de desenvolver novos conhecimentos e vocabulário. | O curso abordará dez tópicos filosóficos ocidentais e os principais expoentes desses tópicos. Cada aula abordará um ou dois tópicos e alguns filósofos relacionados e haverá uma discussão sobre tais tópicos. | Exemplos de temas possíveis: |
Idioma | Professor | Tipo de curso | Dias | Horários |
ALEMÃO | Dan | INTENSIVO de 42h | Segunda-feira à Sexta-feira OU Sábados | 20h às 22h (2h/aula) (ONLINE) OU 08h30 às 11h30 (3h/aula) (presencial ou online) |
Início e término | Investimento | R$ 1.814,12 à vista 2x (parcelas) R$ 907,06 | ||
Nome do curso | Descrição | Objetivos | Metodologia | Contéudo Programatico |
PRE-INTERMEDIÁRIO 1 | Curso Pre-Intermediário 1 – Nível A2, módulo seguinte ao Básico 3, da grade do curso regular de Alemão. | Oferecer o módulo Pre-Intermediário 1, de Alemão, em caráter intensivo, i.e., em menor tempo. | Comunicativa, através da plataforma MOODLE ou Presencialmente, conforme a escolha da maioria. | Livro Studio 21 – A2.1 Unidades: 01-04 Temas: A Vida na Alemanha, Histórias de Família, Viagens, Tempo Livre e Hobbies Gramática: Nebensätze, Comparativos/Superlativos, Dativ, Genitiv, Verbos modais, Pronomes Reflexivos, Verbos+Preposições Habilidades: atividades de ampliação de conteúdo na Escrita, prática de expressões idiomáticas na Fala, ampliação da compreensão de Leitura |
Cursos de férias (mínimo 4 alunos por turma para a formação).
Caso tenha interesse em um dos cursos acima encaminhar e-mail para o mlc@mackenzie.br para que possamos fazer sua inscrição.