O curso de Engenharia Química da Universidade Presbiteriana Mackenzie resgata a tradição da Universidade Presbiteriana Mackenzie na área de Engenharia Química e é voltado à formação de profissionais habilitados a atuar em diferentes segmentos da indústria, da pesquisa, de serviços atendendo todas as suas necessidades. Se propõe a formar profissionais para a supervisão das atividades industriais, o estudo, a especificação de equipamentos, o projeto de plantas industriais, a processo, o assistência, a consultoria, a perícia e a elaboração de pareceres técnicos, o ensino, a pesquisa, o controle de qualidade nos mais diversos segmentos da indústria química nacional. Desse modo, o curso busca oferecer aos seus alunos um processo de aprendizagem transformador baseado em projetos, simulação e metodologias que colocam o aluno como protagonista em seu processo de aprendizagem, desenvolvendo habilidades técnicas e comportamentais que serão aplicadas ao longo de sua trajetória profissional, além de oferecer aos seus alunos uma sólida formação nos fundamentos básicos da engenharia e uma visão completa de processo aplicado tanto na indústria química quanto em suas derivações como a indústria de polímeros, de alimentos e de óleo e gás.

Criado no seio da Escola de Engenharia, o curso de Engenharia permite que este profissional desenvolva ao longo de toda sua formação habilidades e competências multidisciplinares, resultado do contato direto com todos os demais cursos de Engenharia e Química da unidade acadêmica. Destacam-se os cerca cinquenta acordos de cooperação firmados com empresas e associações com expressiva atuação nas áreas de engenharia, entre elas, a química. Por meio destes convênios, promovem-se ações de pesquisa aplicada ao ambiente industrial, colocando o aluno em contato direto com as necessidades da indústria, proporcionando grande aprendizado e conhecimento de sua área de atuação.

O Mercado de Trabalho

O profissional pode atuar em empresas de quase todos os setores da indústria, tais como: indústrias metalúrgicas, mecânicas, de equipamentos, automotivas, aeronáuticas, de cerâmicas, de plásticos e de produção de bens duráveis. Também pode atuar em Universidades e institutos de pesquisas públicos ou privados. Nesses casos, atuam como professores e pesquisadores.