Perguntas Frequentes

A Colação de Grau é um ato escolar obrigatório, sem o qual não pode haver a expedição do diploma para aquele(a) que não colar grau.

Solenidade oficial e solene, revestida de pompa e circunstância, que ocorre semestralmente: 
Formandos no 2º semestre:  janeiro e fevereiro do ano subsequente
Formandos no 1º semestre: julho e agosto do mesmo ano
Local de realização: Auditório interno da UPM (exceção ao Curso de Direito Campinas)
Duração aproximada de 2h.

Destinada aos que não puderam participar da CGP. Ocorre em períodos pontuais, determinado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, geralmente no Gabinete da Direção. Duração aproximada de 20min

Relação de discentes que aparentam reunir as condições para conclusão do curso no semestre. É uma lista preliminar na qual podem ocorrer inclusões ou exclusões de discentes. Nessa lista a identificação ocorre pelo código do estudante, não havendo a publicação dos nomes para preservação da privacidade dos discentes.

É o discente que está aprovado em todos os Componentes Curriculares e que cumpriu com êxito as demais atividades exigidas pelo Projeto Pedagógico de seu Curso e que depende exclusivamente da colação de grau, para obtenção de seu Diploma.

Lista publicada três dias antes da CGP onde constam os discentes que lograram aprovação em todos os componentes curriculares e que cumpriram com êxito as demais atividades exigidas pelo Projeto Pedagógico de seu Curso. Nessa lista a identificação ocorre pelo código do estudante, não havendo a publicação dos nomes para preservação da privacidade dos discentes.

Discentes que constavam da 1ª LPF (Lista de Prováveis Formandos), para os quais há pendência acadêmica, qual seja: não foram aprovados em todos os componentes curriculares e/ou não cumpriram com êxito qualquer das atividades exigidas pelo Projeto Pedagógico de seu Curso (por exemplo, Horas de Atividades Complementares, Estágio(s) Obrigatório(s), outros). Nessa lista a identificação se dá pelo código de matrícula do estudante, não havendo a publicação de seus nomes.

Só poderá participar da colação de grau, o discente que estiver aprovado em todos os Componentes Curriculares e que tenha cumprido com êxito as demais atividades exigidas pelo Projeto Pedagógico de seu Curso.

Não. O ato de colação de grau é de natureza personalíssima, estando vedada a representação do formando por terceiro e não será aceito qualquer instrumento de outorga de poderes.

Caso o formando não possa comparecer à CGP, prevista no Cronograma, deverá manifestar interesse, (e-mail: colacaodegrau@mackenzie.com.br  ou requerimento) e, aguardar a nova data que será marcada conforme disponibilidade da Universidade.

Traje social. Podendo alterar em: social esporte, passeio completo, traje a rigor, de gala ou black tie.

Sim. Qualquer documento oficial de identificação original como: (R.G.) ou (CNH) ou (CARTEIRA PROFISSIONAL) ou (PASSAPORTE) ou (TIA). O formando assinará a Ata de colação de grau.

É um documento que comprova a participação na solenidade e por meio da qual será autorizada a expedição do diploma profissional. Só constará na Ata de Colação de Grau da solenidade, o nome do formando que estiver apto. a colar grau.

No dia da solenidade de colação de grau. Ao chegar, a primeira providência a ser tomada pelo formando, é se dirigir à mesa de assinatura da Ata e apresentar à SECCA, o documento oficial.

Em média, a duração de uma solenidade pode variar entre 1h 30 a 2h.

Certificado/Histórico de conclusão de curso.

Após a Colação de Grau serão tomadas as providências para expedição e registro do Diploma, que poderá ser retirado em torno de 180 dias após a cerimônia oficial.

A participação na cerimônia não traz qualquer custo para o(a) formando(a), salvo aquele(s) contratado(s) junto à empresa de eventos parceira, em havendo interesse do(a) formando(a).

Não há um número delimitado. Trata-se de uma cerimônia pública, portanto, a entrada é franca.

1-Manifestações comemorativas exacerbadas como o uso de cornetas, apitos, buzinas e outros instrumentos sonoros, bem como o estouro de balões;
2-Manifestações comemorativas exacerbadas com o uso de serpentinas, papel picado, chuva de prata entre outros; 
3-Manifestações verbais ou musicais que ofendam a moral e os bons costumes ou que ensejem discriminação de qualquer ordem; Uso de filmes, fotos ou músicas pejorativas e não apropriadas à solenidade, Música durante o Juramento e os discursos;
4-Bebidas alcoólicas.

A Secretaria dos Conselhos Superiores e de Controle Acadêmico (SECCA) é um órgão de controle geral do sistema acadêmico tendo, dentre outras responsabildiades, o registro de alunos, acompanhamento da situação curricular e registro de frequências e notas.