COMO APLICAR

ESTUDANTES INTERNACIONAIS - 2019

 

Como Aplicar

Todos os estudantes internacionais são convidados a se inscrever para a mobilidade acadêmica na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Normalmente, os estudantes estrangeiros escolhem realiza sua mobilidade por 06 meses ou 1 ano, aproveitando para aprofundar seus estudos, participar da vida acadêmica brasileira e explorar culturalmente o estado de São Paulo.

É esperado e requerido comprometimento e dedicação acadêmico-pessoal dos estudantes internacionais, para que ao final de sua mobilidade eles alcancem os resultados esperados.

Para que o estudante internacional seja aceito para o PROGRAMA DE MOBILIDADE ACADÊMICA da Universidade Presbiteriana Mackenzie, é necessário, em primeiro lugar, ser nomeado por sua universidade de origem.

A nomeação consiste em uma carta ou e-mail, emitida pelo Escritório de Relações Internacionais (ou equivalente) da universidade de origem e assinada pelo responsável do departamento.

Após a nomeação, o aluno deve seguir rigorosamente todas as etapas abaixo relacionadas com os prazos, requisitos e documentos necessários.

 

Preparando a Aplicação

1. Navegue nos cursos de graduação AQUI para ver se a Universidade Presbiteriana Mackenzie oferece o curso que lhe interessa.

2.  O aluno deve verificar os REQUISITOS DE INGRESSO para garantir que atende a todos eles.

3.  O estudante deve checar a LISTA DE INSTITUIÇÕES PARCEIRASpara ver se a UPM tem um acordo de cooperação válido com a sua Universidade. Alguns acordos isentam estudantes de mensalidades e taxas.

 

Antes de aplicar

1. Ler atentamente todos os itens da guia PREPARANDO SUA APLICAÇÃO.

2. Prestar atenção aos prazos de inscrição disponíveis na parte inferior desta página e planejar enviar a aplicação com bastante antecedência - com duas a três semanas de antecedência - se possível.

3. Se o estudante não for um cidadão brasileiro, português ou de um país de língua portuguesa, você precisará provar que é proficiente em português (pelo menos no nível B2). Caso não possa provar o nível de proficiência exigido, um curso de português será oferecido a estudante, sem custo adicional durante um semestre.

 

Submeta sua aplicação

1. O estudante deverá enviar o formulário de aplicação para Mobilidade Acadêmica com todos os documentos de apoio para incoming@mackenzie.br

2.  O estudante também deve verificar se escolheu o curso correto e elaborou um Plano de Estudos válido, além de anexar todos os documentos corretamente.

3. Uma resposta automática será enviada dentro de 24 horas após o envio da aplicação.

4. Para informações sobre tudo o que acontece após o envio da aplicação, incluindo suas opções de autoatendimento, entre em contato conosco: incoming@mackenzie.br

 

Mensalidades e Taxas

Alunos de universidades parceiras (incluindo estudantes ERAMUS) via de regra estão isentos de mensalidades.

Estudantes Free Movers serão obrigados a pagar as mensalidades e taxas de acordo com os cursos frequentados na UPM. As mensalidades mudam semestralmente. Por isso, consulte o escritório internacional pelo e-mail indicado a fim de saber mais detalhes e valores.

 

Período letivo

O ano acadêmico (ano letivo) geralmente começa em fevereiro e termina no início ou final de dezembro. Cada ano acadêmico é composto por dois semestres.

As aulas do primeiro semestre começam em fevereiro e terminam no início ou final de junho.

As aulas do segundo semestre começam em agosto e terminam no início ou final de dezembro.

 

Prazos para submissão da Aplicação

20 de abril para estudos no semestre da primavera (de agosto a dezembro)

20 de outubro para estudos no semestre de outono (de fevereiro

É NECESSÁRIO VISTO PARA ESTUDAR NO BRASIL?

Embaixada do Brasil em Roma

Todos os estudantes e pesquisadores internacionais que pretendam realizar suas atividades acadêmicas na Universidade Presbiteriana Mackenzie por mais de 03 meses necessitarão de um visto especial que poderá ser obtido junto à representação diplomática brasileira de seu país (Embaixada ou Consulado Geral).

Geralmente (nem sempre) o tipo de visto concedido a estudantes internacionais de mobilidade acadêmica é o Visto Temporário IV (VITEM IV). No entanto, para verificar às exigências referentes ao seu país de origem, por favor, CLIQUE AQUI.

Uma vez que o estudante tenha sido aceito para a Mobilidade Acdêmica na UPM, ele receberá uma Carta de Aceitação. Esse documento em conjunto com outros lhe permitirá solicitar o visto junto à representação diplomática competente.