Instruções para preencher o formulário de solicitação para mobilidade acadêmica

FCMA = Formulário de Candidatura para Mobilidade Acdêmica/ PE = Plano de Estudos/ DR = Declaração de Responsabilidade

1. INSTRUÇÕES SOBRE COMO PREENCHER O FORMULÁRIO DE CANDIDATURA

Formulário de Candidatura para Mobilidade Acadêmica - FCMA

O FCMA (disponível AQUI) é dividido em sete seções diferentes (A-G), conforme listado abaixo. O aluno deve preencher (digitado no computador), bem como imprimir o formulário com o LETRAS CAPITULARES PRETAS e completar todas as seções. O formulário de inscrição é autoexplicativo e não exigirá mais de 1 hora para preencher todas os campos.

O aluno encontrará abaixo a estrutura do Formulário de Candidatura para Mobilidade Acadêmica:

• SECÇÃO A - Detalhes do Programa

• SEÇÃO B – Informações Pessoais

• SECÇÃO C - Informações Acadêmicas

• SECÇÃO D - Informações Acadêmicas Prévias - Educação Superior

• SEÇÃO E - Sobre suas habilidades linguísticas

• SEÇÃO F – Arranjo Financeiro Proposto

• SECÇÃO G - Lista de verificação de documentos / materiais de apoio

 

2. INSTRUÇÕES SOBRE COMO ELABORAR O PLANO DE ESTUDOS

Uma das partes mais importantes da aplicação é o Plano de Estudos – PE (também conhecido como Learning Agreement). O aluno encontrará o modelo de Plano de Estudos AQUI. Como o próprio nome diz, o estudante internacional deverá escolher os cursos/componentes curriculares que pretende estudar na Universidade Presbiteriana Mackenzie (MPU) e propor / solicitar, listando-os no formulário. O candidato pode livremente escolhe-los com base nas listas disponíveis AQUI. Informações sobre os currículos dos cursos estão indicadas no link "Matriz Curricular" de cada curso disponível.

O Plano de Estudos deve incluir TODOS OS DETALHES NECESSÁRIOS (código, nome do componente curricular, créditos / horas e o curso) por esse motivo, recomendamos que os candidatos leiam atentamente o conteúdo de cada um dos componentes curriculares.

O aluno pode precisar de informações adicionais sobre como preparar seu contrato de aprendizagem para que eles possam contatar diretamente o Professor Representante Internacional (RINT).

O RINT é um professor em tempo integral alocado em cada uma das nossas 09 faculdades (Unidades Acadêmicas). O RINT é o responsável pelas questões acadêmicas relacionadas à mobilidade de todos os estudantes internacionais em sua faculdade. Ele também é a pessoa que ajudará os alunos a entrar em contato com o Coordenador do Curso e com o Diretor da Faculdade, caso precisem.

Para conhecer os RINTS, por favor, clique AQUI.

 

Documentos de suporte para a Aplicação

Na Seção G do Formulário de Candidatura para Mobilidade Acadêmica, o aluno encontrará uma lista de documentos que precisará fornecer para se candidatar. O aluno deverá enviar todos os documentos de suporte juntamente com o seu Formulário de Candidatura e o Qualquer atraso no envio dos materiais corretos para o Escritório Internacional provavelmente resultará em sua solicitação não ser considerada.

Abaixo do aluno encontrará a lista de documentos de suporte (a mesma lista da SECÇÃO G do Formulário de Candidatura para Mobilidade Acadêmica).

 

1. Contrato de aprendizagem (aprovado pela Universidade de Origem);

2. Foto;

3. Nomeação da Instituição de Origem;

4. Carta de motivação (assinada pelo aluno);

5. Carta de recomendação (de um professor universitário);

6. Cópia do passaporte (página contendo seu ID / foto e número);

7. Curriculum vitae;

8. Histórico Escolar (ToR);

9. Declaração de responsabilidade. 

 

* ATENÇÃO * Para garantir que os alunos possam acompanhar as aulas, eles precisam ter atingido pelo menos nível B2 do Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas em Português. Se o candidato não puder apresentar um Certificado de Proficiência válido em Português, será oferecido um curso gratuito de Português para o semestre no Mackenzie Language Centre. Para mais informações sobre o MLC, por favor CLIQUE AQUI

 

3. PREENCHER A DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE

Todos os alunos devem preencher, imprimir e assinar a Declaração de Responsabilidade disponível AQUI.

 

4. TERMINANDO A APLICAÇÃO

Para finalizar a candidatura, o aluno deve apresentar o formulário de candidatura a documentos de mobilidade e apoio académico (FCMA) + Plano de Estudos (assinado pela autoridade competente da universidade de origem do estudante) + Declaração de Responsabilidade.

 

Por favor, envie tudo de uma vez em formato PDF para o seguinte endereço de e-mail: incoming@mackenzie.br

 

NOTA ESPECIAL: O seguro de saúde é obrigatório para a matrícula na UPM.
Na chegada, os alunos deverão apresentar a apólice de seguro que cobre despesas médicas, exames, despesas hospitalares e repatriação funerária. A apólice de seguro deve estar em inglês, espanhol, francês, italiano ou português.