O Curso de Mestrado demandará um mínimo de 42 unidades de crédito, compreendendo:
- 12 (doze) unidades de crédito referentes às disciplinas obrigatórias;
- 04 (quatro) unidades de crédito referentes à Metodologia da Pesquisa Científica;
- 12 (doze) unidades de crédito referentes às disciplinas optativas;
- 02 (duas) unidades de crédito referentes às atividades programadas obrigatórias;
- 12 (doze) unidades de crédito referentes à pesquisa, elaboração do trabalho, qualificação do projeto e defesa pública da Dissertação
O aluno deverá cumprir 2 créditos em atividades programadas até a entrega de sua dissertação. Os documentos comprobatórios deverão ser entregues na secretaria do Programa até 15 dias antes do depósito da dissertação ou da tese junto do formulário a seguir:
Para o cumprimento dos 02 créditos é necessário:
- 1 produção bibliográfica + 1 produção técnica ou artística
- Para bolsistas capes ou mackpesquisa: 1 produção bibliográfica + 1 participação em comissões do PPGEAHC
O Curso de Doutorado demandará um mínimo de 62 unidades de crédito, compreendendo:
04 (quatro) unidades de crédito referentes à disciplina obrigatória Processos
Interdisciplinares;
04 (quatro) unidades de crédito referentes à Seminário Avançado da Linha de Pesquisa na
qual o projeto de pesquisa estiver vinculado;
12 (doze) unidades de crédito referentes às disciplinas optativas;
18 (dezoito) unidades de crédito referentes às atividades programadas obrigatórias;
24 (vinte e quatro) unidades de crédito referentes à pesquisa, elaboração do trabalho,
qualificação do projeto e defesa pública da Tese.
O aluno deverá cumprir 18 créditos até a entrega de sua tese de doutorado. Os documentos comprobatórios deverão ser entregues na secretaria do Programa até 15 dias antes do depósito da tese junto com o formulário a seguir:
Para o cumprimento dos 18 créditos é necessário:
- Cursar o componente curricular seminário avançado + 1 publicação em periódico Qualis A1 a B5 + 1 produção técnica ou artística
- Para bolsistas capes, mérito ou mackpesquisa: cursar o componente curricular seminário avançado + 1 publicação em periódico Qualis A1 a B5 + participação em comissões do PPGEAHC
Disciplinas
Teorias e Processos Educacionais
Teorias e Críticas das Artes
Cultura e Pensamento Social
Metodologia da Pesquisa Científica
A Linguagem da Canção Popular nas Mídias
Antropologia da Educação, um olhar interdisciplinar das práticas Sociais e Educacionais
Aprendizagem e Desenvolvimento Profissional da Docência
Ateliê Artístico: vivência e criação
Bioética: Educação em Valores e Sustentabilidade: uma abordagem interdisciplinar
Brasil: uma breve história cultural
Cartografias Artísticas Latinoamericanas
Cartografias do Sentir: linguagem, contemporaneidade e identidade
Casos de Ensino e Aprendizagem da Docência
Cinema e Espírito de Época: questões contemporâneas
Contemporaneidade: divergências e convergências
Cultura Criativa: linguagens e processos
Cultura Digital e Prática Docente na Contemporaneidade
Cultura Escolar e Formação de Professores
Curadorias Artísticas: Teoria e Prática
Currículo, Linguagens e Educação na Cidade
Docência e Inovação Educacional
Educação Ambiental para a Interdisciplinaridade
Educação e Desenvolvimento Moral: fundamentos para uma cidadania global
Educação, Relações Étnico-Raciais e Desigualdade social
Estado, Sociedade, Cultura e Espaço não Escolar
Estética da Recepção e Historicidade
Estudos Interdisciplinares sobre Migração e Imagem
Etnografias Visuais: análises contemporâneas
Formação do Educador: processos e tecnologias
Formação do Educador Social para a Interdisciplinaridade
Formação de Professores: estratégias formativas e investigativas
Formação do Professor: Multiletramentos e Cultura Digital
História da Cultura: Epistemologia das Ciências Humanas
História e Ficção: narrativas históricas, narrativas ficcionais
Leitura de Imagens na Formação Interdisciplinar de Professores
Metodologia das Linguagens Artísticas
O Perceber: sensibilidade e arte na ação educacional
Pensamento Complexo em Diferentes Linguagens
São Paulo, Sociedade e Cultura
DISCIPLINAS EM INGLÊS
School Culture and Teacher Education: experience, memories and innovation
Social Educator Studies Onto Interdisciplinarity
Social movements and representations: Gender, racism and ethnicity
Processos Interdisciplinares em Educação, Arte e História da Cultura
(Disciplina oferecida no primeiro semestre de cada ano)
O aluno de doutorado deverá, ainda, cursar um dentre os seguintes Seminários Avançados, oferecidos no segundo semestre de cada ano:
- Sociedade e Desafios Educacionais
- História da Cultura: Epistemologia das Ciências Humanas
A Linguagem da Canção Popular nas Mídias
Antropologia da Educação, um olhar interdisciplinar das práticas Sociais e Educacionais
Aprendizagem e Desenvolvimento Profissional da Docência
Ateliê Artístico: vivência e criação
Bioética: Educação em Valores e Sustentabilidade: uma abordagem interdisciplinar
Brasil: uma breve história cultural
Cartografias Artísticas Latinoamericanas
Cartografias do Sentir: linguagem, contemporaneidade e identidade
Casos de Ensino e Aprendizagem da Docência
Cinema e Espírito de Época: questões contemporâneas
Contemporaneidade: divergências e convergências
Cultura Criativa: linguagens e processos
Cultura Digital e Prática Docente na Contemporaneidade
Cultura Escolar e Formação de Professores
Curadorias Artísticas: Teoria e Prática
Currículo, Linguagens e Educação na Cidade
Docência e Inovação Educacional
Educação Ambiental para a Interdisciplinaridade
Educação e Desenvolvimento Moral: fundamentos para uma cidadania global
Educação, Relações Étnico-Raciais e Desigualdade social
Estado, Sociedade, Cultura e Espaço não Escolar
Estética da Recepção e Historicidade
Estudos Interdisciplinares sobre Migração e Imagem
Etnografias Visuais: análises contemporâneas
Formação do Educador: processos e tecnologias
Formação do Educador Social para a Interdisciplinaridade
Formação de Professores: estratégias formativas e investigativas
Formação do Professor: Multiletramentos e Cultura Digital
História da Cultura: Epistemologia das Ciências Humanas
História e Ficção: narrativas históricas, narrativas ficcionais
Leitura de Imagens na Formação Interdisciplinar de Professores
Metodologia das Linguagens Artísticas
O Perceber: sensibilidade e arte na ação educacional
Pensamento Complexo em Diferentes Linguagens
São Paulo, Sociedade e Cultura
DISCIPLINAS EM INGLÊS
School Culture and Teacher Education: experience, memories and innovation
Social Educator Studies Onto Interdisciplinarity
Social movements and representations: Gender, racism and ethnicity
