Compartilhe nas Redes Sociais

Laboratórios

O Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura possui dois laboratórios equipados com recursos computacionais e audiovisuais de última geração destinados à pesquisa e extensão para mestrandos, doutorandos, pós-doutorandos e professores visitantes de Instituições nacionais e internacionais, sob a perspectiva interdisciplinar. 

LABCINE (Laboratório de Artes Cinemáticas e Visualização), desenvolve projeto com apoio da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, através do Grupo de Trabalho de Aplicações Avançadas de Visualização Remota. O Laboratório é cadastrado no diretório de grupos do CNPq e possui parcerias com diversas instituições de ensino e pesquisa no Brasil e no exterior. Foi criado em abril de 2013 e produz pesquisas históricas, teóricas, críticas e tecnológicas no campo das artes audiovisuais, cultura e educação, a partir de colaboração com pesquisadores de tecnologias computacionais e de engenharias de redes. Desenvolve e pesquisa cinemas expandidos, modos de exibição em espaços contemporâneos, arquivamento e seleção de imagens, narrativas científicas e educacionais, visualizações avançadas de bancos de dados e visualizações avançadas remotas. Um dos campos mais ativos do LABCINE é a pesquisa em audiovisual, arte e cultura contemporânea, com vários trabalhos sobre curadorias, obras e artistas em produções de cinemas 4K, 8K e estereoscopia para transmissão em redes de alta velocidade que iniciaram, em 2008, em parceria com o CALIT2 (Universidade da Califórnia de San Diego), o KMD (Keio Media Design) no Japão e o FILE (Festival Internacional de Linguagem Eletrônica). 

LHUDI (Laboratório de Humanidades Digitais) adsorve o interesse de estudantes e pesquisadores naquilo que se refere aos estudos da interação humano-máquina, no sentido de estabelecer formas de pensamento poético, em que atividades criativas se apropriam de softwares de geração e tratamento de imagens e narrativas multidimensionais. Desenvolve pesquisas, experimentações, produções e difusões de conhecimentos em Áudio Visual, que resultam em publicações como: artigos; dissertações, teses e livros. A atuação do Laboratório se concentra na disseminação do ensino de métodos avançados de pesquisa através da interdisciplinaridade. Possibilita ferramental de trabalho para cientistas sociais, historiadores, educadores, artistas no uso de tecnologias digitais para a análise e difusão de dados de pesquisa; em aplicações digitais para galerias, bibliotecas, arquivos, museus e na inovação no ensino. Investiga o impacto das novas tecnologias no tratamento de materiais audiovisuais e a consequente renovação em termos de métodos de pesquisa e de produção do conhecimento com o desenvolvimento de soluções inovadoras nas humanidades.

Os Laboratórios de Informática e Espaços Acadêmicos utilizados pelos discentes e docentes da Universidade são de grande porte, contam com cerca de 2.670 computadores interligados e possuem gerenciamento centralizado.