O Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura possui laboratórios equipados com recursos computacionais e audiovisuais de última geração destinados à pesquisa e extensão para mestrandos, doutorandos, pós-doutorandos e professores visitantes de Instituições nacionais e internacionais, sob a perspectiva interdisciplinar.
O LAUDCINE (Laboratório Audiovisual e de Cinema) do PPGEAHC, possibilita produções audiovisuais e de cinema, com o objetivo de contribuir para a disseminação de conhecimentos e tecnologias sociais. Três eixos balizam as pesquisas: Cinema Negro, Cinema Povos Originários e Gênero, além de arquivamento e seleção de imagens, narrativas científicas e culturais/educacionais, visualizações avançadas de bancos de dados e remotas inovadoras. O uso dos recursos das ciências e tecnologias possibilitam a redução de assimetrias étnico-raciais e das pessoas minorizadas pela sociedade. Os projetos alocam-se nas dimensões de ensino, pesquisa e extensão. No quadriênio 2021-2024 os discentes e docentes produziram filme para a 20a. Mostra Internacional do Cinema Negro – MICINE.
O LHUDI (Laboratório de Humanidades Digitais) absorve o interesse de estudantes e pesquisadores naquilo que se refere aos estudos da interação humano-máquina, no sentido de estabelecer formas de pensamento poético, em que atividades criativas se apropriam de softwares de geração e tratamento de imagens e narrativas multidimensionais. Desenvolve pesquisas, experimentações, produções e difusões de conhecimentos em Áudio Visual, que resultam em publicações como: artigos; dissertações, teses e livros. A atuação do Laboratório se concentra na disseminação do ensino de métodos avançados de pesquisa através da interdisciplinaridade. Possibilita ferramental de trabalho para cientistas sociais, historiadores, educadores, artistas no uso de tecnologias digitais para a análise e difusão de dados de pesquisa; em aplicações digitais para galerias, bibliotecas, arquivos, museus e na inovação no ensino. Investiga o impacto das novas tecnologias no tratamento de materiais audiovisuais e a consequente renovação em termos de métodos de pesquisa e de produção do conhecimento com o desenvolvimento de soluções inovadoras nas humanidades.
Laboratório de Vidro – No quadriênio foi desenvolvido pelos discentes do Programa, Graduação, IES internacionais e integrantes de comunidades Sem Teto da região Central da Cidade de São Paulo, o Projeto REVIDRO: Criação Artística e Ação Social, com o objetivo de reutilização do vidro de garrafas para a elaboração de objetos de mesa, tipo tableware, em favor de uma economia solidária, criativa e sustentável. No Laboratório além da formação foi elaborado um Manual em e-boock e impresso sobre o uso sustentável/artístico e cultural do vidro para distribuição nas comunidades e a implantação de um ateliê de vidro nas dependências das moradias precárias, com foco na autonomia dos sujeitos envolvidos. Discentes da Alanus Hochschule für Kunst und Gesellschaft (Alemanha), em mobilidade no Programa, participaram do processo e compartilham em sua universidade a experiencia.