Autoavaliação
A Comissão de Autoavaliação, composta pelos professores doutores Isabel Orestes Silveira, Maria de Fátima Ramos de Andrade, Marcelo Martins Bueno, João Clemente de Souza Neto, Aline Maria de Medeiros (Universidade Federal de São Carlos-Ufscar) e Carlota Josefina Malta Cardozo dos Reis Boto (Universidade de São Paulo-USP) e pela discente Márcia Meira dos Santos, considera o Planejamento Estratégico Próprio do Programa, os relatórios das Comissões, os Documentos da Área Interdisciplinar, a Ficha de Avaliação, o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e os indicadores obtidos pelos questionários criados e aplicados aos discentes, docentes, egressos e colaboradores. O processo consiste em envolver a participação de distintos atores internos, estratégicos e operacionais.
Avaliação:
Questionários Aplicados para discentes, docentes e egressos
Perguntas sobre o Projeto Político-Pedagógico do Programa (formação interdisciplinar, desempenho docente, atuação do orientador/orientando e egressos. Publicações autorais e em coautoria
Aferição dos impactos da produção de conhecimento e ações na sociedade na busca de soluções de problemas.
Diversidade e reprodutibilidade das pesquisas e publicações
Avanço da Internacionalização e inserção social
Verificação da aderência das teses e dissertações
Esse acompanhamento possibilita diagnósticos e manutenção ou reestruturação de procedimentos. O uso dos resultados da autoavaliação se dá dentro de um contexto interativo de discussão. Nesse sentido, reconhece-se a sua natureza argumentativa. Durante o processo se realiza a Meta-Avaliação, propiciadora da aferição das ações avaliativas no decorrer do quadriênio, ela aponta a relevância, o mérito e os fatores que necessitam de melhorias. Todo procedimento avaliativo do PPGEAHC é considerado essencial para o fortalecimento da Cultura de Autoavaliação, pelos docentes, discentes e egressos. Assim, a meta-avaliação é um instrumento que empreendido auxilia na formação das propriedades da autoavaliação, uso das informações e na identificação de possíveis erros e dificuldades.
A Meta-Avaliação. Durante a Autoavaliação Própria, o programa encadeia a Meta-avaliação formativa (com intuito de averiguar se a condução está sendo apropriada), com a somativa (realizada ao final do processo ou das etapas), por meio, de exame minucioso do processo e dos resultados. A finalidade desse entrelaçamento é a verificação do desempenho em detectar os pontos fortes e fracos, força e ameaças do PPGEAHC.
A Comissão de Meta-Avaliação é composta por avaliadores internos e externos. Profa. Dra, Rosangela Patriota Ramos Profa. Dra. Maria da Graça Nicolleti Mizukami, Prof. Dr. Cristiano Camilo Lopes, Prof. Dr. Herom Vargas Silva e Profa. Dra. Lucia Helena Poletti Bettini - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) e Celso Luiz Prudente - Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Consideram como diretrizes de avaliação: a adequação técnica (a validade interna, validade externa, confiabilidade e objetividade) e a utilidade (relevância, importância, abrangência, credibilidade, oportunidade e disseminação). A validade interna diz respeito a averiguação dos resultados da autoavaliação, ou seja, se as informações obtidas responderam aos objetivos buscados, se a metodologia escolhida (qualitativa ou quantitativa) foi adequada e se são confiáveis, a validade externa, concernente à generalização dos resultados no sentido do que quis demonstrar, a confiabilidade, na exatidão dos dados, se a metodologia foi adequada, inadequada ou incompleta e se os instrumentos foram corretos ou errados e a objetividade, se a interpretação dos dados e à comunicação dos resultados foram precisos e se os resultados responderem à finalidade da autoavaliação. A estrutura da meta-avaliação se desenvolve em ações proativas (aferição de quem será atendido por cada objetivo da avaliação; por que precisamos das informações e que ações serão conduzidas para atender os objetivos. Observa os objetivos, se foram atingidos e que informações foram produzidas) e ações retroativas (aferição se o processo avaliador forneceu as informações esperadas e se consta em relatório final). Consideram que o processo gira em torno de perguntas e respostas e de comunicação oral e escrita.
Composição dos membros da Comissão
Internos
Prof. Dr. João Clemente de Souza Neto (UPM)
Prof. Dr. Marcelo Martins Bueno (UPM)
Profa. Dra. Maria de Fátima Ramos de Andrade (UPM)
Profa. Dra. Isabel Orestes Silveira (UPM)
Externos
Profa. Dra. Aline Maria de Medeiros (UFSCAR)
Profa. Dra. Carlota Boto (USP)
Discente
Márcia Meira dos Santos
Egresso
Adriana de Carvalho Alves
Técnico Adminstrativo
Mariana Minguini Rodrigues
A avaliação deve ser compreendida como um trabalho pedagógico processual, cumulativo e contínuo, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos. A avaliação visa a produzir o conhecimento sobre os discentes do PPGEAHC bem como suas capacidades de envolvimento e dedicação, analisando e monitorando a qualidade do programa, seu processo formativo, produção de conhecimento, atuação e impacto político, educacional, econômico e social. Nesse sentido, a Avaliação Discente compreende uma das dimensões mais importantes no contexto da avaliação institucional.
A avaliação do Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura é realizada anualmente envolve a infraestrutura, a disponibilidade e o relacionamento entre o aluno e o orientador, as pesquisas e sua aderência à proposta, as disciplinas considerando sua percepção o desempenho do professor e a importância para a formação, a coordenação, a secretaria, como pode ser observado nos modelos avaliativos anexos a este documento. Nos instrumentos avaliativos, são apresentadas questões objetivas e outras abertas para que o aluno possa explicitar suas impressões sobre o programa a partir de relatos específicos. Ressalta-se que o sistema não expõe a identidade do usuário, mantendo total sigilo nas respostas. Ao final de cada ciclo, é realizado um processo de análise desses dados cujos resultados são conhecidos e analisados pelos diferentes agentes envolvidos na gestão do PPGEAHC, podendo a partir daí iniciar o planejamento de ações de melhoria.
A autoavaliação caracteriza-se por ser um processo de autoconhecimento, coordenado pela Comissão de Autoavaliação e alinhado às avaliações externas da Capes e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. A autoavaliação é um momento de reflexão coletiva e diagnóstica que subsidia a tomada de decisão e a definição de prioridades e possibilidades de transformação na trajetória institucional. Destaca-se que a autoavaliação deve ser um processo permanente de análise das ações do Programa, no sentido de identificar alternativas para a superação de possíveis dificuldades na execução das ações propostas, orientando a tomada de decisão da gestão para a melhoria dos indicadores de qualidade do Programa.
Ressalta-se que um programa de pós-graduação, como o PPGEAHC desenvolve suas atividades norteado pela filosofia educacional exposta em sua missão, que resulta de um amplo processo de estudos e reflexões, assumindo a universidade como uma instituição complexa e plural.
A Comissão de Autoavaliação do Programa em sintonia com o Sistema de Autoavaliação da Pós-Graduação Stricto Sensu da UPM revela uma constante preocupação pela busca por excelência educacional, valendo-se de um conjunto de instrumentos aplicados em diferentes etapas do processo, que avaliam as atividades voltadas ao ensino, pesquisa e extensão dos pós-graduandos nos cursos de Mestrado e Doutorado. Quanto à metodologia, a Avaliação é composta por um conjunto de atividades que envolvem, o planejamento da avaliação, a construção dos instrumentos de avaliação, o envolvimento e conscientização da comunidade para realização dos momentos avaliativos, a aplicação dos instrumentos de avaliação, a coleta dos resultados, a análise dos resultados, a elaboração de relatórios específicos para cada momento avaliativo e a devolutiva. Destaca-se que é, a partir dos resultados obtidos, após análise da Comissão de Autoavaliação do Programa e socialização no âmbito do Colegiado, que são tomadas as medidas no sentido de solucionar os possíveis problemas identificados nos relatórios avaliativos.
A qualidade do Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura é considerada uma contribuição eficaz para que os objetivos da pós-graduação retornem positivamente à sociedade. A avaliação periódica do desempenho do programa é vista como uma estratégia para verificar se os objetivos estão sendo alcançados em curto, médio e longo prazo, monitorando o desenvolvimento das atividades.
O instrumento avaliativo serve como uma ferramenta de diagnóstico para subsidiar o planejamento pedagógico, visando ao aprimoramento constante dos objetivos propostos. O desafio foi identificar indicadores eficazes para integrar um sistema de autoavaliação, e o esforço foi incorporar objetivos, estratégias, métodos, técnicas, instrumentos, formas de análise, frequência de coleta de dados, cronograma, recursos, equipe de implementação e meta-avaliação.
A abrangência dos objetivos propostos pela autoavaliação no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura requer o desenvolvimento de ações que integrem os benefícios das informações na elaboração do Planejamento Estratégico, garantindo a otimização dos resultados obtidos em políticas públicas e educacionais voltadas ao fortalecimento do Curso. Desse modo, a autoavaliação, em seu sentido amplo, deve ser assumida como instrumento de compreensão, análise, reflexão e debate em torno dos indicadores de qualidade, possibilitando ao programa tomar decisões que suscitem o seu crescimento e aprimoramento.
Os Modelos dos instrumentos avaliativos utilizados anualmente no PPGEAHC na realização de suas avaliações docentes, discentes e autoavaliativas, são:
2021
Formulário de autoavaliação discentes
Formulário de autoavaliação docente
Formulário de egressos - Mestrado
Formulário de egressos - Doutorado
2022
Formulário de autoavaliação discentes
Formulário de autoavaliação docente
Formulário de egressos - Mestrado
Formulário de egressos - Doutorado
2023
Formulário de autoavaliação discentes
Formulário de autoavaliação docente
Formulário de egressos - Mestrado
Formulário de egressos - Doutorado
2024
Comissão de Autoavaliação