Compartilhe nas Redes Sociais

Ingresso e Bolsas

Ingresso

Para ingressar em um dos programas de Pós-Graduação Stricto Sensu do Mackenzie, fique atento às aberturas de Processo Seletivo e preencha o Requerimento de Inscrição.

Bolsas de Estudo

A Universidade Presbiteriana Mackenzie sempre investiu em pesquisas que contribuem para o avanço do conhecimento e geram inovações. Por isso, em seus Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (de Mestrado e Doutorado), os alunos recebem total incentivo para investir em suas pesquisas, participar de intercâmbios e dos maiores congressos em sua área.

ISENÇÃO INTEGRAL MENSALIDADES E TAXAS

Os 04 (quatro) primeiros classificados no Processo Seletivo para o curso de Doutorado terão isenção integral de mensalidades e taxas, desde que cumpram as condições do edital.

 

DISPOSIÇÕES GERAIS SOBRE BOLSAS NO PPGA

COMISSÃO DE BOLSAS DO PPGA

O Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas da Universidade Presbiteriana Mackenzie possui uma Comissão de Bolsas com cinco membros, composta pelo coordenador do programa (presidente da comissão) e com representação paritária dos corpos docente e discentes. Os representantes dos corpos docentes e discentes, integrantes da Comissão, são eleitos pelos seus pares, sendo que os representantes docentes devem fazer parte do quadro permanente de professores do programa, e os representantes discentes estarem há pelo menos um ano integrados às atividades do Programa como alunos regulares.

 Destaca-se que a Comissão de Bolsas do PPGA atende aos critérios estabelecidos pela CAPES (no caso de bolsas CAPES) na PORTARIA Nº 149 de 01 de agosto de 2017, atuando assim como a Comissão de Bolsas CAPES do PPGA.

Membros Participantes da Comissão de Bolsas

Os membros participantes da Comissão de Bolsas do PPGA possuem seus mandatos com validade de um ano com possibilidade de recondução por seus pares por mais um ano. Os membros atuais e os mandatos atuais dos membros da Comissão de Bolsas do PPGA são apresentados no Quadro 1.

Quadro 1- Membros da Comissão de Bolsas do PPGA e Mandatos

Membros Função na Comissão Função na UPM Mandato E-mail
Prof. Dr. Diogenes de Souza Bido Presidente Comissão Coordenador do PPGA Permanente diogenes.bido@mackenzie.br
Profa. Dr. Roberto G. Moori Representante Docente Professor do corpo permanente do PPGA 01/03/2022 - 01/03/2023 roberto.moori@mackenzie.br
Prof. Dr. Denis Forte Representante Docente Professor do corpo permanente do PPGA 01/03/2022 - 01/03/2023 denis.forte@mackenzie.br
Rosana Yasue Narazaki Representante do Corpo Discente Doutoranda 01/03/2022 - 01/03/2023 rosana.narazaki@gmail.com
Guilherme Spiazzi dos Santos Representante do Corpo Discente Doutorando 01/03/2022 - 01/03/2023 gsdsadm@gmail.com

MODALIDADES DE BOLSAS

A Comissão de Bolsas do PPGA é responsável pelo acompanhamento das modalidades de bolsas apresentadas no Quadro 2. Todas as modalidades de bolsas são acompanhadas a partir dos critérios estabelecidos na PORTARIA Nº 149 de 01 de agosto de 2017 ou por critérios próprios quando estabelecidos pelas Instituições de fomento.

Quadro 2 – Modalidades de Bolsa sob Acompanhamento da Comissão de Bolsas PPGA

Bolsa IPM de Isenção Integral de Mensalidades e Taxas | Apenas para doutorado, aplicado na matrícula, conforme previsto em edital do processo seletivo

CAPES/PROSUC (Modalidade I) | Cota institucional da CAPES

CAPES/PROSUC (Modalidade II) | Cota institucional da CAPES

CNPq (Modalidade I) | Cota institucional do CNPq

MÉRITO MACKPESQUISA

 

CRITÉRIOS DE DESEMPENHO PARA BOLSISTAS CAPES, CNPQ e MACKPESQUISA

  1. Bolsistas não podem reprovar em nenhuma disciplina.

       2.  Bolsistas têm que entregar no depósito da qualificação os seguintes comprovantes (somente processos seletivos a partir de 2021 conforme editais respectivos):

  • Doutorado - FORMULÁRIO
    • Mod. I e II - Comprovante de aceite ou publicação de artigo em periódico [Qualis A1, A2, B1 e B2]
  • Mestrado - FORMULÁRIO
    • Mod. I e II - Comprovante de aceite ou publicação de artigo em evento

     

      3. Relatório anual de acompanhamento

Instruções para elaboração e envio do relatório anual

Formulário para encaminhamento do relatório anual e dos requisitos anuais de participação em eventos

  • Comprovante de atuação como avaliador do encontro anual do Academy of Management – todos os anos do curso em que teve bolsa (Doutorado)
  • Comprovante de atuação como moderador/debatedor de seção de evento (como Semead) – todos os anos do curso em que teve bolsa (Doutorado)
  • Comprovante de atuação como participante de núcleo de apoio de evento como o Semead - todos os anos do curso em que teve bolsa (Mestrado)

 

ÚLTIMAS TRÊS CHAMADAS DE BENEFÍCIOS E SEUS RESULTADOS:

2ª_Chamada de Benefícios - Junho_2022

Resultado 2ª_Chamada de Benefícios - Junho_2022

 

1ª_Chamada de Benefícios - Março_2022

Resultado 1ª Chamada de benefícios Março_2022

 

4ª_Chamada de Benefícios - Novembro_2021

Resultado 4ª Chamada de benefícios Nov_2021