Compartilhe nas Redes Sociais

Estrutura Curricular

Síntese da Estrutura Curricular - Mestrado

O curso de Mestrado tem a duração de 24 meses, subdivididos em quatro semestres letivos, com um total de 42 créditos. O mestrando deverá cursar no primeiro ano do curso duas disciplinas obrigatórias (uma no primeiro semestre e uma no segundo) e quatro optativas, além das Atividades Programadas Obrigatórias. Nos 3º e 4º semestres, o aluno deverá dedicar-se à sua pesquisa e elaboração da dissertação. Até o final do 3º semestre o aluno deverá defender o projeto de pesquisa no Exame de Qualificação. A Dissertação de Mestrado deverá ser defendida até o final do 4º semestre, nos prazos determinados pelo regulamento do curso. 

As disciplinas optativas ocorrerão desde que haja um mínimo de 5 (cinco) alunos regularmente inscritos.

Atividade Programada Obrigatória - Mestrado

Mestrando sem bolsa de estudo

1) O mestrando deve ser o primeiro autor em uma das seguintes opções:

- Apresentação e publicação de 1 (um) artigo completo, desenvolvido durante o curso de Mestrado e vinculado à Dissertação em evento científico classificado pelo Colegiado do Programa [Planilha de eventos].

- Um artigo aceito para publicação em periódicos classificados no Qualis da área de Administração ou áreas afins.

- Outra atividade de divulgação do conhecimento científico, não endogênica, aprovada pelo orientador e pelo coordenador do Programa, comprovada mediante declaração oficial da instituição ou organização onde foi realizada.

2) Participação do discente em seminários de pesquisa, um por semestre, a partir do 3º (terceiro) semestre, até o depósito da Dissertação.

3) Participação em Projeto de pesquisa do orientador

 

Mestrando com bolsa de estudo

Devem atender os todos requisitos a seguir:

1) Estágio Docente (Anexar declaração ou comprovante de atuação como docente em IES no período da vigência do benefício)

2) Comprovante de aceite ou publicação de artigo em periódico [Qualis de A1-A2-A3-A4-B1-B2], como primeiro autor.

3) Comprovante de atuação como participante de núcleo de apoio de evento como o Semead - todos os anos do curso em que teve bolsa (em caso de beneficiário MODALIDADE I CAPES)

4) Participação do discente em seminários de pesquisa, um por semestre, a partir do 3º (terceiro) semestre, até o depósito da Dissertação.

5) Participação em Projeto de pesquisa do orientador

Requisitos para bolsa conforme editais de atribuição a partir de 2021

 6) Mod. I e II - Comprovante de aceite ou publicação de artigo em evento

As atividades consideradas válidas para conferir os créditos da APO estão detalhadas no FORMULÁRIO PARA COMPROVAÇÃO DA APO

*O formulário devidamente preenchido, com as assinaturas discente, orientador e anexo os comprovantes das atividades realizadas, devem ser entregue na Secretaria do PPGA até 30 dias antes do prazo de depósito da defesa da Dissertação.

Síntese da Estrutura Curricular - Doutorado

O curso de Doutorado tem a duração de 42 meses, subdivididos em sete semestres letivos. Os doutorandos perfazem um total de 62 créditos, cursando duas disciplinas obrigatórias e quatro optativas, além das Atividades Programadas Obrigatórias e Estágio Docente para alunos bolsistas que ainda não possuem experiência em ensino na graduação. As disciplinas obrigatórias e optativas devem ser cursadas no 1º e nos 2º semestres letivos. Excepcionalmente, uma disciplina poderá ser cumprida no 3º (terceiro) semestre letivo. A defesa do projeto de pesquisa no Exame de Qualificação deverá ocorrer até final do 4º semestre e a defesa da Tese de Doutorado até o final do 7º semestre do curso, segundo prazos especificados no Regulamento do Programa. Após a Qualificação se espera que o aluno realize estágio doutoral no exterior, pelo menos por quatro meses. E preferencialmente, participe de programa de dupla titulação no exterior. 

Atividade Programada Obrigatória - Doutorado

Doutorandos sem bolsa de estudo

  1. O doutorando deve ser o primeiro autor do artigo. Um artigo científico publicado ou aceito em periódico localizado nos estratos superiores do Qualis CAPES (A1, A2, B1 ou B2 ou correspondentes) desenvolvido durante o curso de Doutorado e vinculado à Tese.
  2. Participação em seminários de pesquisa do PPGA, um por semestre, a partir do 3º (terceiro) semestre, até o depósito da Tese.
  3. Participação em Projeto de pesquisa do orientador

Doutorandos beneficiários da isenção de TAXA 509

  1. 02 Artigos em periódicos Qualis
  2. 02 Apresentações em eventos
  3. Estágio Docente (Anexar certificado ou comprovante de atuação como docente em IES no período da vigência do benefício)
  4. Participação em seminários de pesquisa do PPGA, um por semestre, a partir do 3º (terceiro) semestre, até o depósito da Tese.
  5. Participação em Projeto de pesquisa do orientador

Doutorandos bolsistas CAPES CNPQ MACKPESQUISA (MOD.I e MOD.II).

  1. Estágio Docente (Anexar certificado ou comprovante de atuação como docente em IES no período da vigência do benefício)
  2. Comprovante de aceite ou publicação de artigo em periódico [Qualis A1 ou A2]
  3. Comprovante de atuação como avaliador do encontro anual do Academy of Management – todos os anos do curso em que teve bolsa
  4. Comprovante de atuação como moderador/debatedor de seção de evento (como Semead) – todos os anos do curso em que teve bolsa
  5. Participação em seminários de pesquisa do PPGA, um por semestre, a partir do 3º (terceiro) semestre, até o depósito da Tese.
  6. Participação em Projeto de pesquisa do orientador

As atividades consideradas válidas para conferir os créditos da APO estão detalhadas no FORMULÁRIO PARA COMPROVAÇÃO DA APO

*O formulário devidamente preenchido, com as assinaturas discente, orientador e anexo os comprovantes das atividades realizadas, devem ser entregue na Secretaria do PPGA até 30 dias antes do prazo de depósito do projeto da Tese.

Horário das Aulas

As disciplinas do Mestrado são ministradas no período noturno.

As disciplinas do Doutorado são ministradas nos períodos da tarde e noite.

Mestrado

Disciplinas optativas e obrigatórias: 2ªs, 3ªs e 4ª-feiras e eventualmente as 5ªs, todas no período da noite.

Doutorado

Disciplinas obrigatórias: 2ªs e 3ªs-feiras no período da tarde.

Disciplinas optativas: 2ªs e 3ªs-feiras no período da noite*.

 

Orientação: as orientações são realizadas semanalmente em horário definido pelo orientador.

 

Nos meses de abril e outubro são realizados os Seminários de Pesquisa organizados pelas Linhas de Pesquisa do PPGA, com participação obrigatória dos alunos a partir do seu 3º semestre até o depósito da dissertação ou tese.

 

Turma REGULAR - calendário de disciplinas 2022-2

Turma DINTER PPGA - UDC/Medianeira - calendário de disciplinas 2022-2

As disciplinas são lecionadas em língua portuguesa ou inglesa.