A Universidade Presbiteriana Mackenzie – UPM lançou, em julho de 2020, o Programa Exchanging Hemispheres, uma nova política institucional de internacionalização da Universidade, que beneficia seus estudantes, professores e, também, estudantes e egressos de outras instituições nacionais ou internacionais.

Para conferir o regulamento do programa clique aqui.

 

O Programa

O Programa se efetiva por cursos de curta duração (summer e winter programs), em idioma estrangeiro, ofertados em parceria entre docentes da UPM e Instituições de Ensino ou docentes estrangeiros.

Os interessados têm a oportunidade de desenvolver competências profissionais internacionais, conhecidas como competências inter-culturais, que envolvem rol de competências cognitivas, comportamentais e técnicas (adaptabilidade, empatia intercultural, flexibilidade comportamental, análise comparada, dentre outras) altamente desejadas em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e globalmente inserido.

Cria, ainda, mecanismos de incentivo à comunidade UPM, por meio de certificação própria, pontuação diferenciada em programas de mobilidade e formaliza, tanto para discentes e docentes, trilhas de carreira internacional.

A oferta de cursos se dá por meio da publicação de editais internos e internacionais, nas quais docentes da UPM e docentes estrangeiros podem apresentar suas propostas de curso de verão e inverno, ministrados sempre por 02 (dois) docentes/profissionais: um docente da UPM e o docente ou profissional estrangeiro.

 

Os Cursos Exchanging Hemispheres

Os cursos de verão ou inverno são cursos de curta duração que empregam metodologia de ensino ativa, com atividades práticas e abordagem comparada. São oferecidos em janeiro, julho ou agosto, em módulos de 20 a 32 horas de ensino.

O grande diferencial é a proposta de um programa internacional, combinando o desenvolvimento de capacidades específicas da área com capacidades interculturais. Em geral as aulas são ministradas em inglês, espanhol ou português (para países lusófonos), oferecendo ao aluno a prática de outro idioma.  O professor internacional irá instigar o estudante a buscar conhecimento além da fronteira do seu país e observar diversas formas de atuação profissional, de acordo com o contexto de sociedade em que está inserido.

Os colegas de outras nacionalidades irão contribuir para o debate intercultural e o desenvolvimento de uma rede de networking internacional.

 

Benefícios para Estudantes da UPM

Os alunos da UPM, além de obterem certificação específica – Certificação Global Student Program, podem utilizar o certificado nos processos seletivos da UPM em seus programas de Mobilidade (fator FPCOI).

As vantagens são:

  • Valores diferenciados;
  • Certificação Global Student Program;
  • Pontuação Diferenciada em Programas de Mobilidade da COI;
  • Acesso exclusivo a programas de auxílio financeiro, quando disponíveis;
  • Atribuição de horas complementares, na modalidade de ensino, pesquisa ou extensão, conforme discriminado na oferta do curso.

 

Incentivos aos Docentes UPM e o Projeto de Internacionalização Docente

Os docentes da UPM têm a oportunidade de trilhar ou potencializar sua carreira internacional. O curso possibilita ao docente que (i) crie ou estreite relações com docentes e instituições internacionais; (ii) tenha o reconhecimento formal, a título de horas de internacionalização, da instituição de que está engajado em projetos e ações internacionais e (iii) fomente fontes de recurso direcionados à sua capacitação internacional, seja mediante participação em (a) cursos de idioma, (b) de capacitação temática, (c) em eventos ou conferências internacionais, (d) atuando como professor visitante ou (e) organizando eventos internacionais na própria UPM.