Universidade

O Direito do Trabalho sob perspectiva comparada: regulações europeia, portuguesa e brasileira

Será realizado de 31 de janeiro a 04 de fevereiro de 2022, no idioma português (do Brasil e de Portugal), na modalidade on-line.

13.09.202110h00 Coordenadoria de Cooperação Internacional e Interinstitucional (COI)

Compartilhe nas Redes Sociais

O Direito do Trabalho sob perspectiva comparada: regulações europeia, portuguesa e brasileira

O curso proposto pretende a análise e o enfrentamento de questões fundamentais para o Direito do Trabalho Contemporâneo, numa perspectiva comparada e com particular ênfase na relação entre o sistema jurídico brasileiro e o sistema jurídico português, tendo como pano de fundo questões relavantes do Direito Europeu.

Assim, serão destacados o papel da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no âmbito Europeu e da América do Sul, bem como os temas clássicos da dogmática do Direito do Trabalho, como os seus princípios orientadores, as suas fontes e regras específicas.

Além disso, será dado o devido relevo ao enquadramento constitucional do Direito do Trabalho, que é hoje tão importante tanto no Brasil como em Portugal e à sua componente internacional e, no caso do sistema português, à sua envolvente comunitária – sendo este enquadramento importante em si mesmo, é hoje especialmente relevante pela globalização da Economia e do Trabalho e, consequentemente, pelos novos desafios que se colocam em relação à circulação de trabalhadores e à emigração.

Por último, será dada também a devida ênfase à evolução do Direito do Trabalhos nos anos mais recentes (“a época que é reconhecida como a da crise do Direito do Trabalho tradicional”), com a análise das várias valências da flexibilização laboral e equacionando os novos desafios que se colocam aos regimes laborais no século XXI.

Faça sua inscrição AQUI e garanta sua vaga!

INVESTIMENTO:

  • Mackenzistas: R$ 550,00
  • Público externo: R$ 840,00