Compartilhe nas Redes Sociais

Atividades Acadêmicas

TFG

O Trabalho Final de Graduação - TFG- consiste da realização de um trabalho acadêmico individual, de caráter projetual, obrigatoriamente relacionado com as atribuições profissionais, que expresse os conhecimentos adquiridos pelo graduando durante o Curso de graduação, seja adequado ao seu histórico escolar e à sua capacidade de realização em relação à sua realidade, ao método de trabalho e à temática escolhida. O TFG do Curso de Arquitetura e Urbanismo da FAU-Mackenzie organiza-se em dois componentes semestrais, denominados TFG I e TFG II, oferecidos na 9ª e 10ª etapas, respectivamente.  Tais componentes se desdobram nas seguintes atividades: Orientação Acadêmica (atividade 1); Exercício Projetual (atividade 2); Fundamentação e Crítica (atividade 3); Experimentação (atividade 4).  

 

Estágios

O programa de estágio curricular supervisionado (que se submete ao Regulamento Geral de Estágios da UPM e à Lei Federal 11.788 de 25 de setembro de 2008, que rege a questão) é obrigatório aos alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo e deve ser cumprido entre o início da 1ª etapa e p término da 10ª etapa, com a preferência entre o início da 6ª etapa e o término da 8ª, o mínimo de 200 horas de estágio.

O programa é gerido por setorial administrativo, na esfera da Universidade, denominado Área Administrativa de Estágio (AAE), que define procedimentos e documentos necessários para a consolidação do registro dos três agentes envolvidos neste processo: Universidade/Faculdade, aluno e empresa/profissional autônomo.

O estágio é uma atividade muito importante para o estudante de graduação de Arquitetura e Urbanismo, pois complementa o seu aprendizado com uma visão do mundo real nos trabalhos prestados nas empresas ou órgãos públicos. A atividade visa o aprimoramento profissional na sua área de estudo, possibilitando o conhecimento prático das matérias teóricas passadas em sala de aula.

O estágio de estudante é obrigatório, não configurando relação de emprego, mas com alguns direitos como o recebimento de bolsa ou remuneração, se estipulado, cumprimento de carga horária prefixada e realização de seguro obrigatório contra acidentes, e após 1 ano de estágio, 30 dias de férias remuneradas. A faculdade conta com uma Coordenação de Estágio que oferece suporte aos alunos antes e durante o estágio.

O aluno poderá realizar estágio não obrigatório, com o s mesmos procedimentos do estágio obrigatório, mas sem contar como realização para o cumprimento das 200 horas obrigatórias.

Para o curso de Arquitetura e Urbanismo a atividade de supervisor de estágio da empresa/profissional autônomo só poderá ser exercida, e, portanto, aceita para fins de registro do contrato de estágio junto a AAE por profissional Arquiteto e Urbanista com registro profissional junto ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) ou profissional engenheiro civil com registro junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA). O programa objetiva levar o aluno a vivenciar, e confrontar, os conhecimentos adquiridos na academia com as práticas profissionalizantes desenvolvidas em empresas públicas e privadas de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e de Construção, Órgãos Públicos de Planejamento e Gestão com a finalidade específica de aprimorar a sua formação de Arquiteto e Urbanista.

O programa conta também com o Relatório de Acompanhamento das Atividades do Estágio (RAE), fonte privilegiada para verificação do grau de aderência dos conhecimentos transmitidos ao aluno e da relação desses conhecimentos com a prática profissional, tanto do ponto de vista da concedente quanto do estagiário, retroalimentando a reflexão sabre a eficácia do ensino e da aprendizagem, a partir do olhar do mercado de trabalho. Este relatório deve ser apresentado como documento obrigatório para o registro das horas de estágio cumpridas pelo aluno, no curso de Arquitetura e Urbanismo.

Deverão ser disponibilizados os seguintes documentos referentes a todos os estágios realizados:

  • Termo de compromisso de Estágio TCE (incluindo o plano de atividades);
  • Relatório de Acompanhamento das Atividades do Estagiário;
  • Termo aditivo ao TCE (se houver alguma modificação ou prorrogação em seus termos.
  • Termo de Rescisão do TCE (se o termo for encerrado antes da data prevista) e
  • Termo de Realização do Estágio (contendo o período em que o Estágio foi realizado).

Estes documentos serão apresentados ao Coordenador de Estágios e deverão permanecer na Coordenadoria de Estágio, cópias dos seguintes documentos:

  1. Relatório de Acompanhamento de Atividades do Estagiário;
  2. Termo de Rescisão do TC ou Termo de Realização do Estágio.

Acompanhando as cópias dos documentos os alunos devem apresentar uma folha de rosto (A4) contendo:

  • nome do aluno;
  • nº de matrícula;
  • semestre cursando;
  • data;
  • relação do total de horas dos estágios realizados.

 

HORÁRIO PLANTÃO DE DÚVIDAS

Dias da Semana

Horários

Docente

Segundas-feiras 

Das 17h00 às 19h00 

Profª Marília do Val 

 Segundas-feiras

Das 11h50 às 12h50 

Profº Edson Lucchini  

Quartas-feiras 

Das 17h00 às 19h00 

Profª Marília do Val 

Quarta-feiras 

Das 11h50 às 12h50 

Profº Edson Lucchini 

Todos os documentos devem estar assinados e apresentados presencialmente.

 

CONTATO:

Coordenadoria de Estágio

Prédio 10 - 1° andar- sala 101

 

Coordenador
Prof. Dr. Flavio Marcondes
flavio.marcondes@mackenzie.br
+55 11 2766-7634

Apoio Administrativo
Miriam Marques
estagio.fau@mackenzie.br
+55 11 2766-7263

Atividades Complementares

A Coordenadoria de Atividades Complementares e Extensão da FAU atua para organizar e viabilizar as atividades extensionistas da unidade universitária, dando cumprimento a Resolução 08/2016 - 26 de maio de 2016 que Regulamenta as Atividades Complementares da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

As atividades complementares no Curso de Arquitetura e Urbanismo orientam-se pelo princípio geral de que a formação do profissional arquiteto e urbanista não se restringe exclusivamente aos conteúdos acadêmicos desenvolvidos em sala de aula. Isto significa que a formação do arquiteto urbanista ultrapassa os muros da academia promovendo a prática de uma aprendizagem continua e complementar à formação profissional. O programa de atividades complementares promove a participação dos estudantes em atividades de ensino, pesquisa e extensão e, para concluir sua formação, o aluno precisa completar um mínimo de 221 horas de atividades complementares, sendo necessário um mínimo de 32 horas em cada modalidade, a saber,  ensino, pesquisa e extensão.

  • Atividades Complementares:

    Informações e Tutoriais, acesse:
    TIA > Moodle > Atividades Complementares

    Siga-nos no Facebook:
    @acfaumackenzie
    @topicosespeciaisfaumack

    Siga-nos no Instagram:
    @ac.faumack

     
  • Contatos:

    Coordenadora
    Professora Dr.ª Pérola Felipette Brocaneli
    perola.brocaneli@mackenzie.br

    Coordenadora Adjunta
    Professora Ms.ª Ana Paula Calvo
    anapaula.calvo@mackenzie.br
Atividades de Extensão

A Coordenadoria de Atividades Complementares e Extensão da FAU atua para organizar e viabilizar as atividades extensionistas da unidade universitária, dando cumprimento a Resolução 05/2012 - 13 de fevereiro de 2012 que regulamenta a Extensão  da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Esta Coordenadoria está comprometida com uma política de extensão que contemple os seguintes aspectos: a) que se harmonize com o pensamento da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em seus aspectos gerais; b) que possa envolver alunos de graduação e de pós-graduação; c) que traga contribuições importantes para o contexto social;  d) que possa contribuir para o desenvolvimento qualitativo do corpo docente, como também dos próprios alunos envolvidos em projetos extensionistas específicos, possibilitando a esses, tanto a vivência profissional quanto a articulação desta com os conhecimentos teóricos e práticos apreendidos no Curso.

É nosso objetivo promover atividades que exponham, evidenciem ou discutam assuntos relacionados à Arquitetura, ao Urbanismo no âmbito nacional e internacional, para nossa comunidade acadêmica e para pessoas da sociedade, com especial interesse nestes assuntos.

  • Contatos:

    Coordenadora
    Professora Dr.ª Pérola Felipette Brocaneli
    perola.brocaneli@mackenzie.br

    Coordenadora Adjunta
    Professora Ms.ª Ana Paula Calvo
    anapaula.calvo@mackenzie.br
Pesquisa / PIBIC

O aluno de graduação tem oportunidade de participar da Pesquisa no âmbito do Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC ) ou de forma voluntaria.  A UPM oferece o PIBIC Mackenzie que  se destina a complementar o ensino de graduação, permitindo  aos estudantes a oportunidade de desvendarem como se processa a geração do saber e como o conhecimento científico é adquirido. Esses objetivos são alcançados pela participação do aluno nas atividades práticas e teóricas no ambiente de pesquisa, sob a orientação de um professor-pesquisador. A efetivação e consolidação da boa pesquisa em nossa Universidade é uma questão prioritária de nossa Reitoria, e é apoiada pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie que tem disponibilizado as bolsas de Iniciação Científica para os nossos alunos-pesquisadores, alem de bolsas advindas do CNPq. O edital do Programa PBIC Mackenzie ocorre uma vez por ano, entre os meses de fevereiro e março, com início das atividades em agosto. 

A Pesquisa no curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo   é realizada com o suporte de um professor-orientador que atua nos  Grupos de Pesquisa da  FAU

Outras oportunidades de participar da Iniciação Cientifica são oferecidas por meio de agências externas como a FAPESP. 

Para maiores informações procure a Coordenadoria de Pesquisa da FAU. 

  • Contato:

    Prédio 10 (Chamberlain) - 1° andar_sala 101

    Auxiliar Administrativo
    Jaqueline Araujo Rodolfo 
    Telefone : +55 11 2766-7068
    E-mail: pesquisa.fau@mackenzie.br 


    Coordenador de Pesquisa e TCC
    Prof. Dr. Luiz Guilherme Rivera de Castro 
    Telefone:  +55 11 2766-7068 
    E-mail: coordenador.pesquisa.fau@mackenzie.br