HIGIENÓPOLIS | CAMPINAS | ALPHAVILLE
TEMA PRINCIPAL

A TRANSVERSALIDADE DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÕES PARA O PLANETA.

Saiba mais sobre o tema:

CLIQUE AQUI

O Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) da Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza XIV edição da Semana de Ciência e Tecnologia, durante os dias 19 a 22 de outubro de 2021.

A Semana da Ciência, Tecnologia e Inovação é um evento nacional que ocorre em todo Pais. “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta” foi o tema escolhido para a 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). A transversalidade é a compreensão interdisciplinar do conhecimento, sendo uma proposta didática que possibilita o tratamento de conteúdos de forma integrada em todas as áreas do conhecimento, que possibilitará o avanço da sociedade, no cenário mundial contemporâneo, e, é fundamental para o desenvolvimento, o crescimento econômico, geração de emprego e renda e a democratização de oportunidades.

Durante a semana do evento, que será no formato on line, as palestras acontecerão no período matutino (11h20-12h20) e noturno (18h00-19h00) respectivamente. Serão 40 palestras no decorrer do evento, que será gratuito e aberto a todo o público, e irão contemplar o tema escolhido para representar a Semana de Ciência e Tecnologia em todo país.

O evento é uma oportunidade aos universitários, professores e público externo conhecerem os diversos estudos e trabalhos de pesquisa realizados pelos alunos e professores, bem como participar de eventos especiais, como o lançamento da segunda edição do livro Estudos Econômicos Setoriais e o Observatório de Conjuntura Econômica - Cátedra José Caio Racy.

Acesse as informações abaixo, faça sua inscrição e conheça os excelentes trabalhos a serem apresentados.

AVISOS IMPORTANTES

  • ATENTEM AO REGRAMENTO PARA CRÉDITO DE HORAS COMPLEMENTARES, EXPRESSO LOGO ABAIXO NESTA PÁGINA.
  • O acesso dos alunos que queiram atribuição de horas complementares deverá ocorrer pelo seu usuário "mackenzista", de forma que possamos identificá-lo.
  • O link das palestras é aberto, para acesso a qualquer interessado.
  • Para as palestras com horários simultâneos, inscreva-se em apenas uma opção.
  • Existe limitação de inscritos por palestra. Portanto, se não houver mais disponibilidade de vagas, inscreva-se em outra palestra.
  • A aplicação para acesso às palestras será o Microsoft Teams. Para uma melhor experiência, é importante ter a aplicação instalada em seu dispositivo.
  • Demais dúvidas, entre em contato com ccsa.atendimento@mackenzie.br.
PROGRAMAÇÃO

DIA 19/10/2021 (terça-feira)

11h20 às 12h20 - Palestra 1 - Abertura da SC&T

Com a pandemia de COVID-19, a telemedicina tem proporcionado importantes benefícios para pacientes e profissionais da saúde, e tem se destacado como evolução no uso de inovações atualmente, trazendo contribuições significativas para a sociedade.

11h20 às 12h20 - Palestra 2

Nessa palestra você será exposto ao conhecimento dos impactos que a Transformação Digital proporcionou à escolha das estratégias de um grupo varejista.

11h20 às 12h20 - Palestra 3

O objetivo desta palestra é discutir os principais impactos sociais da economia digital no mundo bancário, pela perspectiva do consumidor e da desburocratização do setor, avaliando como as fintechs influenciaram nesse processo.

11h20 às 12h20 - Palestra 4

Convidamos você para discutirmos sobre as questões raciais nas suas dimensões éticas e culturais, de especial interesse na realidade brasileira. Venham dialogar sobre iniciativas inovadoras e mais inclusivas para as organizações contemporâneas.

11h20 às 12h20 - Palestra 5

O Brasil, a mineração e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Um panorama sobre os 17 ODS e a atividade minerária. Onde está o Brasil em relação aos avanços em direção ao alcance dos ODS?

18h00 às 19h20 - Evento 6

A tradição de geração de estudos sobre a conjuntura econômica foi um dos pilares de sustentação do crescimento e consolidação da reputação do CCSA em nossa Universidade. A cátedra ocupa o espaço entre a pesquisa acadêmica e a sociedade, servindo como ponte para que esse conhecimento gerado seja disponibilizado ao público.

 

18h00 às 19h00 - Palestra 7

Quando os erros que ocorrem no trabalho são graves, todos aprendem algo "na marra", mas quando os erros não são graves, o que poderia incentivar que algum aprendizado ocorresse? Venha ver a pesquisa conduzida pela Profa. Silvye e pelo Prof. Bido.

18h00 às 19h00 - Palestra 8

Tendo assumido um papel destacado em um grande número de análises sobre a realidade pós crise de 2008, Portugal tem sido apontado como um modelo a ser observado para países em situação semelhante. Dadas as características de Portugal, sua “dimensão” e sua insularidade peninsular o Grupo de Estudos Europeus do NAEC busca discutir a economia política internacional portuguesa e sua capacidade diplomática de arregimentar recursos necessários ao país para seu desenvolvimento econômico.

18h00 às 19h00 - Palestra 9

Em 2019, o Instituto Presbiteriano Mackenzie apresentou um percentual em torno  de 8% de alunos de graduação vinculados ao “Programa Universidade Para Todos” com bolsas de estudo canceladas devido ao baixo rendimento acadêmico, revelando a necessidade de uma atuação efetiva por parte da instituição, que oferta atividades de apoio aos discentes, mas cujos diferentes setores promovem ações de forma desintegrada, ocasionando resultados pouco eficazes junto a esses bolsistas.

18h00 às 19h00 - Palestra 10

O paper descreve as ações públicas da Organização Mundial de Saúde nas últimas décadas, assim como sua estrutura e seu papel na governança global da saúde. O Objetivo é entender essas ações como paradigmas de políticas públicas de acordo com a teoria da ação pública de Jobert e Muller (1987). Apresentamos que esta modelo de paradigma foi seguida pelo país durante a epidemia de SARS H1N1 o que não tem ocorrido com a atual pandemia do COVID-19, gerando conflitos federativos e disputas políticas no que deveria ser uma política de Estado.

DIA 20/10/2021 (quarta-feira)

11h20 às 12h20 - Palestra 11

Com este estudo buscou-se identificar as percepções de especialistas em relação às ações de inovação sustentável em marketing no setor de Fast Food no Brasil, dada a crescente busca por uma alimentação mais saudável, sustentável ambientalmente e socialmente de um lado, e a representatividade econômica do setor de alimentação na economia brasileira, de outro.

11h20 às 12h20 - Palestra 12

Pop-up stores mudam o conceito ortodoxo varejista, possibilitando ao consumidor viver uma experiência ao comprar, no sentido de chamar sua atenção, atraí-lo, envolvê-lo e convidá-lo a participar do que está sendo produzido no momento.

11h20 às 12h20 - Palestra 13

O nível de poupança doméstica é fundamental para financiar o investimento e as inovações tecnológicas. É importante compreender os fatores que afetam a poupança. Veja como isso aconteceu no Chile com a adoção do regime de capitalização.

11h20 às 12h20 - Palestra 14

 O estudo objetivou-se a identificar a existência de relações entre o deslocamento intermodal e a velocidade da realização de serviços de distribuição nos grandes centros urbanos, identificando relação entre  as variáveis intermodalidade e velocidade.

11h20 às 12h20 - Palestra 15

De acordo com o estudo anual do Banco Mundial, Doing Business, o Brasil tem o 6º pior sistema tributário entre 190 países! Dificilmente conseguiremos retomar o caminho do desenvolvimento sem reformar profundamente o sistema tributário.

18h00 às 19h00 - Palestra 16

Você conhece a dinâmica do mercado da música? Diante de uma indústria cuja única constância é a inovação, este trabalho apresenta as atuais estratégias de marketing digital empregadas no mercado, traçando uma perspectiva geral de seu funcionamento e suas tendências no século XXI.

18h00 às 19h00 - Palestra 17

A palestra é baseada em um PIBIC que buscou entender o impacto do Marketing Digital no desempenho de Pequenas e Médias Empresas (PME) e apresentará as várias ferramentas utilizadas e os resultados obtidos nas dimensões que foram positivamente impactadas nas quatro PME objetos de estudo.

18h00 às 19h00 - Palestra 18

A educação financeira é fator de grande importância para todos os indivíduos, pois promove alterações no padrão de comportamento dos consumidores, molda o entendimento das decisões econômicas, além de possibilitar que as pessoas pensem sobre planejamento financeiro.

18h00 às 19h00 - Palestra 19

Trata-se da questão ambiental como fonte de vantagem competitiva para os exportadores nacionais. 

18h00 às 19h00 - Palestra 20

Como os clubes brasileiros estão sendo geridos por seus dirigentes, administrando dívidas milionárias, as dificuldades para alavancar o negócio, trazendo mais receitas e possibilidade de melhoria de longo prazo.

DIA 21/10/2021 (quinta-feira)

11h20 às 12h20 - Palestra 21

O objetivo deste estudo é apresentar as mudanças do luxo nos últimos tempos. As investigações sobre o comportamento dos consumidores do mercado de  luxo na pandemia trazem para as organizações e a sociedade um desafio de lidar com o desconhecido.

11h20 às 12h20 - Palestra 22

Como a organização pode quebrar o paradigma da rigidez do planejamento estratégico e alavancar a flexibilidade organizacional para a inovação?

11h20 às 12h20 - Palestra 23

Deseja conhecer sobre o processo de inovação de modelo de negócio das empresas para serem provedoras de serviços associados a produtos no contexto da Economia Circular e Sustentabilidade? Espero você nesta palestra com tais temas atuais e desafiantes!

11h20 às 12h20 - Palestra 24

Este estudo mapeia e analisa a literatura acadêmica a respeito dos principais métodos de avaliação das startups, por meio de uma análise bibliométrica e revisão sistemática.

11h20 às 12h20 - Palestra 25

Esta palestra traz os resultados de uma pesquisa que buscou estudar os efeitos das compras governamentais na capacidade de inovar da indústria farmacêutica brasileira, que se caracteriza por problemas estruturais, claramente evidenciados na pandemia.

18h00 às 19h00 - Evento 26

Lançamento da 2ª edição do livro de estudos setoriais. Recomendado para profissionais, estudantes e pesquisadores da economia, administração e direito. Setores analisados: indústria extrativa mineral, petróleo e gás, comércio e Ensino Superior.  
Link da nossa página: https://www.mackenzie.br/liberdade-economica/pesquisa/estudos-setoriais.

18h00 às 19h00 - Palestra 27

A responsabilidade socioambiental ocupa cada vez mais espaço na agenda das empresas – e há boas razões para que isso aconteça.  A principal delas, talvez, aponte para o próprio mercado, hoje movido por um consumidor cada vez mais exigente.

18h00 às 19h00 - Palestra 28

As inovações praticadas em PMEmpresas desenvolvedoras de software ocorrem por intermédio de clientes parceiros de negócios sob o tipo incremental, principalmente. Assim, discutiremos porque isto ocorre e quais as perspectivas para estas empresas.

18h00 às 19h00 - Palestra 29

Trata-se de uma pesquisa acadêmica, resultado do trabalho de conclusão de curso (TCC), que teve como objetivo por objetivo compreender como um programa de estágio contribui para o desenvolvimento profissional do universitário.

18h00 às 19h00 - Palestra 30

Países mais inovadores tendem a ser mais ricos e, ao mesmo tempo, desfrutar de maior liberdade econômica. Sendo assim, existirá alguma relação entre a inovação e a liberdade econômica? Essa palestra pretende mostrar a evidência para um conjunto de 119 países.

DIA 22/10/2021 (sexta-feira)

11h20 às 12h20 - Palestra 31

Relato de experiência de iniciação científica, em pesquisa que revelou a concepção de soluções inovadoras em proposta de valor, mediante a adoção de modelos inovadores de negócio que resultaram em vantagens competitivas para seus idealizadores.

11h20 às 12h20 - Palestra 32

A partir da perspectiva de que o empreendedorismo faz parte das alternativas para o direcionamento da carreira do indivíduo, vamos conversar sobre a influência de um programa de pós-graduação sobre a decisão do aluno em empreender como opção de carreira.

11h20 às 12h20 - Palestra 33

Certificados de Crédito de Carbono estão entre as mais recentes atualidades técnicas, uma vez que reúnem ecologia e sustentabilidade e mercado financeiro. O professor Dr. João Valente Filho é professor na Saint Paul e Fia e Diretor de Ativos Digitais na Ambipar e estará apresentando esse produto de fundamental importância global.

11h20 às 12h20 - Palestra 34

ESG (Environment, Social, Governance) é uma forma de garantir que as empresas sigam normas de gestão transparente nas questões ambientais, sociais e de governança, criando valor ao investidor, no caso, do mercado imobiliário.

11h20 às 12h20 - Palestra 35

Fluxos de investimento estrangeiro registram o valor das transações relacionadas ao investimento direto durante um determinado período. A pandemia COVID-19 desencadeou um súbito recuo de financiamento manifestado em grandes interrupções de capital.

18h00 às 19h00 - Palestra 36

Em momento de mudanças tecnológicas aceleradas, a inovação tornou-se uma necessidade para competitividade e sustentabilidade. Este estudo tem foco em um setor que sofre uma disrupção e colabora com o conhecimento do processo de inovação em uma empresa consolidada no mercado de healthtechs.

18h00 às 19h00 - Palestra 37

Essa palestra relata o aproveitamento da oportunidade pela implantação dessa forma de pagamento por uma empresa adquirente do setor de meios de pagamento e o uso da tecnologia PIX para envio de dinheiro das seguradoras para os segurados.

[PRORROGADA] | 26/10 | 18h00 às 19h00 - Palestra 38

ATENÇÃO:
PALESTRA PRORROGADA para a próxima terça-feira (26/10 às 18h00). Instruções foram enviadas para o e-mail dos inscritos até o momento da alteração. As inscrições permanecem abertas para novas inscrições e continuam valendo horas complementares a quem estiver presente.

Esta palestra abordará o conceito de cadeia de suprimentos no cenário pandêmico da COVID-19, levantando barreiras, desafios e tendências de sua aplicação.

18h00 às 19h00 - Palestra 39

Apresentar o algoritmo de seleção ativa de empresas por meio da plataforma Bloomberg, buscado o valor intrínseco dos ativos segundo Benjamin Graham. O retorno do portfólio (Rit) maior do que o Ibovespa durante o ano de pandemia no Brasil.

18h00 às 19h00 - Palestra 40

Com o advento da Lei 14.112/2020 a função do Administrador Judicial vai além de auxiliar do magistrado na administração do processo assumindo maiores atribuições e responsabilidades.

INSTRUÇÕES SOBRE ATIVIDADES COMPLEMENTARES (ALUNOS DA GRADUAÇÃO PRESENCIAL)

A presença dos alunos nas palestras poderá ser computada como horas de atividades complementares, conforme segue:

  • Presença nas palestras:
    • 02 horas correspondentes a cada palestra.

 

Para fins de cômputo das horas complementares, é imprescindível que o aluno esteja devidamente inscrito na palestra.O link de inscrição estará disponível até duas horas antes do horário de início da palestra, não sendo possível a inscrição após esse horário, lembrando que existe limitação de inscritos por palestra. Se não houver mais disponibilidade de vagas, não deixe de participar, inscreva-se em outra palestra.

O aluno deverá estar presente durante toda a palestra. Será adotada flexibilidade de 10 minutos de atraso, sendo obrigatória a permanência até o final da palestra. Tais informações ficam registradas no Microsoft Teams.

Para as palestras com horários simultâneos, inscreva-se em apenas uma opção. Inscrições em mais de uma palestra para o mesmo horário (simultâneas) serão canceladas, o que trará problemas para validação e atribuição de horas complementares.

Caso esteja em dúvida sobre qual palestra se inscreveu, é possível consultar. CLIQUE AQUI, informe seu TIA/DRT/CPF e consulte.

Caso haja algum contratempo e não consiga assistir a alguma palestra em que estiver inscrito, ceda sua vaga para outro aluno. Para cancelar sua inscrição, clique AQUI, informe seu TIA/DRT/CPF e exclua sua inscrição. Isso não trará prejuízos e demonstrará empatia para com os demais.


ATENÇÃO AS REGRAS PARA VALIDAÇÃO E ATRIBUIÇÃO DAS HORAS COMPLEMENTARES:

ALUNOS DAS UNIDADES DO CCSA, APHAVILLE E CAMPINAS:

A presença do aluno em cada evento só será efetivada a partir da constatação de sua presença na palestra. que será computada mediante processo efetuado pelo respons. O acesso via SENHA MACKENZISTA (matrícula@mackenzista.com.br) é importante para auxiliar na conferência.

Para os referidos alunos, não será necessária a apresentação de certificado de participação, pois o cômputo das horas complementares ocorrerá automaticamente, desde que esteja de acordo com o regramento (inscrição+acesso senha mackenzista+presença). Se mesmo assim quiser solicitar o certificado, enviar lista das palestras que participou através de e-mail único para ccsa.atendimento@mackenzie.br a partir de 23/10/2021. Só serão emitidos certificados para alunos que efetuarem tal solicitação.

 

ALUNOS DE OUTRAS UNIDADES ACADÊMICAS DA UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE:

A presença do aluno em cada evento só será efetivada a partir da constatação de sua presença na palestra, que será computada mediante processo efetuado pelo responsável. O acesso via SENHA MACKENZISTA (matrícula@mackenzista.com.br) é importante para auxiliar na conferência.

Embora todos possam se inscrever e registrar a presença, o cômputo das horas de atividades complementares de alunos de outras unidades acadêmicas da Universidade Presbiteriana Mackenzie deverá estar em conformidade com o regramento de cada unidade (contemplado no regramente, aderência ao curso, etc), que avaliará e deliberará sobre cada pedido.

Para isso, o aluno deverá solicitar o certificado de participação, enviando a lista das palestras que participou, através de e-mail único para ccsa.atendimento@mackenzie.br, a partir de 23/10/2021 e, após receber o(s) certificado(s), imputar o(s) pedido(s) via TIA-Atividades Complementares, para avaliação da coordenação de extensão de sua unidade. É imprescindível que o aluno esteja com sua inscrição efetuada e presença(s) confirmada(s) na(s) palestra(s), pois é vedada a confecção de certificado de participação para quem não estiver inscrito(a) e/ou presente no evento.

 

PÚBLICO EXTERNO:

A presença do aluno em cada evento só será efetivada a partir da constatação de sua presença na palestra. que será computada mediante processo efetuado pelo responsável pela palestra. O acesso com o NOME REGISTRADO NA INSCRIÇÃO é importante para auxiliar na conferência.

Caso queira o(s) certificado(s) de participação, deverá enviar lista das palestras que participou através de e-mail único para ccsa.atendimento@mackenzie.br, a partir de 23/10/2021. É imprescindível que o solicitante esteja com sua inscrição efetuada e presença confirmada em cada palestra, pois é vedada a confecção de certificado de participação para quem não estiver inscrito e/ou presente no evento.

 

PROFESSORES E ADMINISTRATIVOS DA UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE:

Não é obrigatória o registro de presença para professores/administrativos, mas caso queiram o certificado de participação, deverá ser solicitado por e-mail único, com a lista das palestras que participou, para a Coordenação de Extensão do CCSA, a partir de 23/10/2021. Para isso, é imprescindível que o solicitante tenha confirmado presença nos eventos.

Equipe Organizadora
ORGANIZAÇÃO DO EVENTO:
  • Prof. Dr. Claudio Parisi - Diretor do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
  • Prof. Ms. Wagner Pereira Ricarth - Coordenador do Evento | Coordenador de Extensão do CCSA
  • Profa. Ms. Claudia Vasconcellos Silva - Coordenadora de TCC - Pesquisa do CCSA
  • Prof. Dr. Davi Jonatas Cunha Araujo - Tutor de Extensão do CCSA
  • Professores Responsáveis Pelas Palestras (Professores do CCSA)
  • Silvana Maria Gonçalves do Nascimento - Auxiliar Administrativo do CCSA
  • Andreia Regina Arantes - Secretária do CCSA
COMITÊ CIENTÍFICO DO EVENTO (PROFESSORES):

•    Diógenes de Souza Bido (Presidente)
•    Adilson Caldeira
•    Arnaldo Turuo Ono (Alphaville)
•    Cecilia Moraes S. Geron
•    Leila Rocha Pellegrino (Campinas)
•    Leonardo Fernando Cruz Basso
•    Marcos Antonio Franklin
•    Paulo Rogerio Scarano
•    Ronaldo Gomes Dultra de Lima
•    Ulisses Monteiro Ruiz de Gamboa

OUTROS LINKS INTERESSANTES