Compartilhe nas Redes Sociais
ISSN

ISSN 2675-732X

Publicação anual online em língua portuguesa

Datas importantes:

1) Divulgação da Chamada 

07/06/2021 


2) Data limite para submissão de artigos completos,

07/10/2021 até 23h (horário de Brasília);


3) Divulgação dos resultados

29/10/2021 


4) Data limite para inscrição de trabalhos selecionados;

22/10/2021 


5) Divulgação da programação completa na Internet;

02/11/2021


6) Evento

09 e 10/11/2021 

Comissão Organizadora

Prof. Dr. Claudio Parisi

Prof. Dr. Vladimir Maciel

Profa. Dra. Liliane Segura

Prof. Dr. Pedro Vartanian

Prof. Dr. Paulo Scarano

Prof. Dr. Samuel Mamede

Prof. Dr. Paulo Yagui

Prof. Ms. Julian Portillo

Sr. Allan Antonio

 

Instituição Responsável

Centro Mackenzie de Liberdade Econômica

Endereço: Rua da Consolação, 930, Prédio 12, São Paulo, Brasil.

Telefone: (11) 2766-7034

liberdade.economica@mackenzie.br

Últimas Edições
Certificados de Participação
Local

Devido à pandemia de COVID-19 (Corona vírus), o IV Fórum será realizado totalmente online. 

O que é o Fórum Mackenzie de Liberdade Econômica?

O Fórum Mackenzie de Liberdade Econômica é um fórum anual de economia, com abordagem multidisciplinar. Sua primeira edição ocorreu em 2017 e desde então tem acontecido todos os anos.

O objetivo do evento é promover o debate científico multidisciplinar sob a ótica do liberalismo clássico e da livre iniciativa. Desse modo, o evento serve também para mobilizar e compartilhar experiências e práticas exitosas entre empresários, pesquisadores, professores, estudantes e organizações não-governamentais interessados nos temas afeitos à liberdade econômica com o intuito de construir pontes para interação entre a academia e a sociedade civil mais ampla.

O evento conta com sessões de apresentação de trabalhos científicos e também com a participação de palestrantes nacionais e internacionais, considerados autoridades em seus campos de pesquisa.

Neste site podem ser encontradas no menu lateral esquerdo: normas para submissão, informações comissão organizadora, anais das últimas edições e informações relevantes sobre a instituição promotora.

Edição atual: V Fórum Mackenzie de Liberdade Econômica

Em 2021 o mundo continuou enfrentando uma das maiores pandemias da história da humanidade. Além dos nefastos efeitos sanitários e das inúmeras vidas ceifadas pela doença ao redor do globo, a sociedade agora tem diante de si o desafio de lidar com os efeitos econômico e sociais da pandemia. 

À medida que a vacinação avança e a doença regride, o retorno à normalidade e o reestabelecimento da atividade econômica mostra-se como um imperativo, pois sem eles não seria possível alcançar o desenvolvimento desejado por todos.

O combate a uma doença desconhecida pela maioria e que desencadeou medo e comoção generalizados, gerou uma onda de ações governamentais interventivas que afetou não apenas o domínio econômico, mas também a liberdade individual e os direitos fundamentais, elementos que constituem os verdadeiros fundamentos do liberalismo clássico ocidental.

Os valores da liberdade parecem perder força à medida que o populismo, o oportunismo e a tecnocracia burocrática ganham cada vez mais terreno na praça pública.

Por isso, com intuito de justamente debater questões que permeiam o desenvolvimento e os valores de liberdade, o Centro Mackenzie de Liberdade Econômica promove a quinta edição de seu fórum anual nos dias 09 e 10 de novembro de 2021. Nesse ano a temática será: “"𝗢𝗦 𝗖𝗔𝗠𝗜𝗡𝗛𝗢𝗦 𝗗𝗔 𝗟𝗜𝗕𝗘𝗥𝗗𝗔𝗗𝗘 𝗣𝗔𝗥𝗔 𝗔 𝗥𝗘𝗧𝗢𝗠𝗔𝗗𝗔 𝗦𝗨𝗦𝗧𝗘𝗡𝗧Á𝗩𝗘𝗟 𝗗𝗢 𝗗𝗘𝗦𝗘𝗡𝗩𝗢𝗟𝗩𝗜𝗠𝗘𝗡𝗧𝗢.”

Toda programação do evento incluindo os horários das sessões de apresentação dos trabalhos aprovado será divulgada no site em 15/10/2021.

Objetivo do Evento

Promover o debate científico multidisciplinar sob a ótica do liberalismo clássico e da livre iniciativa, ao mesmo tempo em que são discutidos os caminhos para a retomada sustentável do desenvolvimento.

Mobilizar e compartilhar experiências e práticas exitosas entre empresários, pesquisadores, professores, estudantes e organizações não-governamentais interessados no temas afeitos à liberdade econômica com o intuito de construir pontes para interação entre a academia e a sociedade civil mais ampla.

 

 

 

 

Eixos Temáticos

1) Tamanho de governo e política fiscal

2) Segurança jurídica e direitos de propriedade

3) Moeda, bancos, finanças e política monetária

4) Comércio exterior, fluxo de capitais e relações internacionais

5) Regulação, ambiente de negócios e empreendedorismo

6) Gestão, inovação e competitividade

7) Liberalismo, governança e políticas públicas

8) Ética e legitimidade moral do liberalismo

Realização