Compartilhe nas Redes Sociais

PrInt-CAPES-EAHC

Seja bem-vindo ao Programa Institucional de Internacionalização do PPGEAHC!

 

O Programa de Educação, Arte e História da Cultura participa do CAPES/ PrInt, desde o ano de 2019, com o objetivo de ampliar as dimensões de internacionalização com Instituições de Ensino Superior, Centros de Pesquisa Estrangeiros e Organizações Artísticas, de acordo com a sua missão e proposta. Trabalha com projetos de internacionalização na grande Escala Social de pesquisa: Linguagem, Cidades e Cultura - Mobilidade Humana e Culturas no Plural: o desafio da convivência.
Os docentes participam como visitantes de missões em Programas de IES, incluindo países da África e da América Latina.
Recepciona professores visitantes ou pesquisadores estrangeiros ligados aos setores educacionais, artísticos e culturais.
Orienta e Coorienta alunos de origem estrangeira, incluindo aqueles de países em menor grau de desenvolvimento econômico.
Incentiva a reciprocidade, cooperação e consolidação das redes de pesquisa, por meio de produções bibliográficas, técnicas e artísticas.

Edital 02/2023 - Chamada de Processo Seletivo de Bolsas para Capacitação no Exterior
Resultado

O doutorando Davi Marques Camargo de Mello, a partir de edital 02/2023 Chamada de Processo seletivo de bolsas para capacitação no exterior Capes PrInt, deverá aprimorar seus conhecimentos e sua formação de alto nível. Participará de pesquisa que propiciará inserção internacional nos meios acadêmicos, encontros e cursos na Universidade Vincennes - Saint Denis/Paris VIII, sobre a memória do cinema de vanguarda experimental, bem como ampliar o nível de colaboração entre os discentes do Programa e da universidade em questão.O estudante será recebido pelo professor Dominique Fournier-Willoughby, um dos fundadores do Cinédoc Paris Films Coop, em julho de 2023. A capacitação possibilitará fortalecer o projeto Mobilidade Humana e Culturas no Plural: o desafio da convivência, em âmbito nacional e internacional com propostas e produtos inovadores.
 

Edital 04/2022 - Chamada de Processo Seletivo de Bolsas para Capacitação no Exterior
Resultado Edital 04/2022

Capacitação no Exterior - Universidade de Leeds – Outubro
A doutoranda Sheila Cristina Silva Aragão Caetano participou do edital 04/2022 - Chamada de Processo seletivo de Bolsas para capacitação no exterior. Projeto Mobilidade Humana e Culturas no Plural: o desafio da convivência.Foi recebida pelas professoras Stephanie Dennison e Inês Dias e participou de grupos de pesquisa com os estudantes de Leeds.

Na Universidade de Leeds no Reino Unido, no setor Languages, Culture and Art, foi supervisionada pela professora Stephanie Dennison, participou do curso Culture and Society in the Portuguese Speaking World com a professora Dra. Inês Diase e assistiu a disciplina Film and Literature in the Portuguese Speaking World. Ministrou a aula sobre o Racismo Estrutural, por meio da análise do vídeo clipe "Eminência Parda". Proferiu a palestra "A cultura afro-brasileira" para os funcionários da Universidade de Leeds, em razão do mês da Consciência Negra no Reino Unido. Integrou a comissão organizadora do 5º Congresso Internacional da Rede Europeia de Brasilianistas de Análise Cultural - REBRAC, na Universidade de Leed/Inglaterra e foi mediadora da mesa do artista Flávio Cerqueira. Estabeleceu contatos de cooperação com o professor pesquisador Vlad Strukov.
Produto: capítulo"Um estudo sobre Pedagogia Social aplicada no Projeto Odara: tradição, cultura e costumes de um povo", no livro Ação e reflexão, reflexão e ação: pedagogia social, arte e cultura. (ACESSE), financiado pelo Fundo Mackenzie de Pesquisa - MACKPESQUISA, além da coorientação na profa. Dra. Stephanie Dennison na Tese intitulada "A arte como veículo de ressignificação da subjetividade do negro na sociedade brasileira" da doutoranda Sheila Cristina Silva Aragão Caetano.

 

 

Edital 02/2022 Chamada de Processo Seletivo de Bolsa de Professor Visitante no Brasil 
Resultado Edital 02/2022

Professor Visitante no Brasil - Prof. Dr. Joaquin Roldán (Universidade de Granada) - Junho
Prof. Dr. Joaquin Roldán da Universidade de Granada participou do edital 02/2022, chamada de Processo Seletivo de Bolsa de Professor Visitante no Brasil – Projeto Mobilidade Humana e Culturas no Plural: o desafio da convivência. Visitou o Programa durante o mês de junho de 2022. Na ocasião, proferiu palestra sobre “A potência da fotografia na pesquisa acadêmica” e participou de grupo de pesquisa sobre o tema da fotografia em relação ao pensamento visual. Como um dos principais pensadores da Pesquisa Baseada em Arte que se fundamenta em Elliot Eisner da Universidade de Stanford na década de 1990, Roldán tem fortalecido o conceito da fotografia como pensamento visual na pesquisa e este foi o tema de seu curso-ateliê. Contribuiu com as pesquisas, produções, compartilhamento teórico-metodológico, bem como a consolidação de rede de pesquisa Nacional e Internacional. 

O resultado da visita foi o Curso-Ateliês: fotografia e pensamento visual em pesquisa, foram 30 horas de experiências e produções que se estendem ainda em reuniões curatoriais com os estudantes e professores do Programa de Pós- Graduação em Educação, Arte e História da Cultura.
A proposta justifica seu 
escopo extensionista, além de oportunizar uma experiência internacional com um reconhecido professor da Universidade de Granada, e ampliada por uma palestra da professora Paloma da Universidade de Jaume em Castelo/Espanha. O curso contribuiu para a ampliação da fotografia no campo da pesquisa, da produção artística, do ensino de arte e da interdisciplinaridade.

 

Professor Visitante no Exterior – Profa. Dra. Ingrid Hötte Ambrogi - outubro
A Profa. Dra. Ingrid Hötte Ambrogi foi convidada pela Alanus University of Arts and Social Sciences para dar continuidade ao compartilhamento teórico-metodológico e apresentar o artigo “The possibility of transforming a speeded and unfriendly city in an educating city” (ACESSE) publicado na a Revista Rose Research on Steiner Education, v. 11 em 2020. As produções foram desenvolvidas entre o PPGEAHC e a Universidade Alanus no projeto “Lidando com novos espaços: crianças e adolescentes na apropriação do complexo arquitetônico do CEU Butantã (São Paulo, Brasil)”, pertencente ao Projeto CAPES/PrInt – Projeto Mobilidade Humana e Culturas no Plural: o desafio da convivência. A partir da coleta de material, discussões e análise dos mapas narrativos realizadas na missão de 2019, a professora organizou as publicações para a obra "CEU experiências, relatos e teorizações".

Produto: livro “CEU – experiências, relatos e teorizações” (ACESSE).


Professor Visitante no Exterior - Profa. Dra. Jane M. P. de Almeida – outubro
O Mackenzie e a Universidade Nova de Lisboa mantêm um frutífero acordo de pesquisas. A missão de trabalho da Profa. Jane visou fortalecer a parceria com o professor João Mário Grilo do IFILNOVA (Instituto de Filosofia da Universidade Nova de Lisboa), além de pesquisa no Arquivo Nacional de Imagens em Movimento/Cinemateca Portuguesa. Em 2018, o LabCine (Laboratório de Artes Cinemáticas e Visualização), em parceria com a Nova de Lisboa desenvolveu um repositório de filmes científicos de língua portuguesa chamado CineCiência que foi retomado com a missão.
Foram feitas visitas ao Social Web Lab, para acordos de cotutoria e dupla titulação com a Universidade do Minho, por meio do investigador professor doutor Pedro Andrade, bem como a publicação de coletânea intitulada “Film Festivals in Contamination: streaming, formats, strategies” .
Foi também realizada visita à Universidade de Coimbra, para reestabelecer acordos pré-estabelecidos pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura e o CEISXX (Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX), visando a cotutela e dupla titulação em âmbito de mestrado e doutorado.


Evento CAPES-PrInt “UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR DA CIDADE EDUCADORA” - novembro
O evento visou o compartilhamento teórico-metodológico entre os pesquisadores do EAHC e Alanus University of Arts and Social Sciences, Universidade Unipungue / Moçambique, Universidade de Coimbra, Instituição Ville-Évrard – França, Coletivo Orangotango / Alemanha. Reuniu pesquisas orientadas por uma atitude interdisciplinar, tematizou práticas cotidianas multidisciplinares educacionais, culturais e artísticas, bem como aprofundou os procedimentos de observação participantes.

O evento resultou na publicação do “Dossiê: experiências pedagógicas em direção à cidade educadora” (ACESSE) no artigo “Cidade educadora e humanizadora: a redução das desigualdades e vulnerabilidades” (ACESSE) e no artigo “O Centro Educacional Unificado (CEU) como lócus da formação docente em vista de uma cidade educadora” (ACESSE)  na Eccos Revista Científica v. 61 de 2022 e, também, no artigo “A concepção arquitetônica do Centro de Educação Unificado (CEU) Butantã impulsionando processos de apropriação e práticas de inclusão social” (ACESSE) na Revista Dialogia em 2023.

ACESSE O FOLDER DO EVENTO

Não houve mobilidade – isolamento pandemia COVID-19

Professor Visitante no Brasil
O Prof. Dr. Greg D. Cohen da Universidade da Califórnia, Los Angeles - UCLA,  visitou o Programa de Pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura, durante os meses de agosto e setembro de 2019, com apoio da FAPESP. Participou de diversos encontros com os alunos de mestrado e doutorado e de reuniões no LabCine (Laboratório de Artes Cinemáticas e Visualização), onde ministrou workshop sobre Memória, Imagens e Práticas do Cinema Contemporâneo. Além de proferir a aula Magna do Programa, ministrou a disciplina Culture of Visualization em lingua inglesa
(https://cultureofvisualization.school.blog/

Produto: publicação de Dossiê “Apropriação, Inapropriação, Desapropriação” Jane de Almeida/ Greg Cohen para Revista Lumina (QUALIS A3) (ACESSE)


 

Professor Visitante no Exterior – Rosana Maria pires Barbato Schwartz - outubro

A Profa. Dra. Rosana Maria Pires Barbato Schwartz foi convidada pela Alanus University of Arts and Social Sciences em razão do Projeto CAPES/PrInt – Projeto Mobilidade Humana e Culturas no Plural: o desafio da convivência para apresentar uma das pesquisas entre professores parceiros da Alemanha e do PPGEAHC. A pesquisa intitulada “Lidando com novos espaços: crianças e adolescentes na apropriação do complexo arquitetônico do CEU Butantã (São Paulo, Brasil)”,  a qual desenvolve um estudo de caso, marcado por uma atitude interdisciplinar e perspectiva internacional (Brasil- Alemanha), que permite observar, descrever e analisar, por meio das balizas teórico-metodológicas da pesquisa qualitativa – fenomenologia - o desenvolvimento do processo de ocupação e apropriação do complexo arquitetônico no cotidiano do Centro Educacional Unificado (CEU) Butantã, pelos educandos das três unidades educacionais (CEI, EMEI e EMEF). Proporciona adensamento e continuidade à pesquisa “RAUMEN BILDEN/ESPAÇOS QUE FORMAM”, realizada entre os anos 2013 e 2016, no âmbito do PROBRAL/DAAD/CAPES. Centra-se na proposição de uma tipologia de influências que vai além do pressuposto de que a apropriação se dá unicamente pelo espaço pedagógico e problematiza as influências que esta apropriação tem na vida cotidiana e na formação da subjetividade dos alunos crianças e jovens. Na Alemanha a professora aprofundou métodos de coleta de dados, apresentou entrevistas semiestruturadas realizadas pelos grupos de pesquisadores brasileiros e compartilhou métodos como a utilização de mapas narrativos compostos por desenhos, textos e fotografias.Como resultado, a missão obteve publicações conjuntas no Brasil e na Alemanha, as quais foram publicadas no evento CAPES-PrInt “UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR DA CIDADE EDUCADORA” realizado em 2021.