03.01.2023

Comunicação - Marketing Mackenzie


Solicitação do visto:

Devido ao Mercosul é possível entrar no Uruguai apenas com seu R.G, sem precisar de um visto de estudante, porém no caso de uma permanência que exceda noventa dias é necessária uma autorização de residência temporária, válida por um prazo máximo de dois anos, renovável uma única vez por período igual.

Procedimento:

  1. Você deve acessar este site e agendar um horário para dar entrada no processo.
  2. Dirija-se a Oficina Central [Escritório Central] ou a Inspectoría del Interior [Inspetoria do Interior] do país no dia agendado com a seguinte documentação: Uma foto 3X4; Documento de Identidade com o qual entrou no país; Certificado de Vacinação; Comprovante de Seguro de Saúde; Certificado de Antecedentes Criminais dos países onde residiu nos últimos cinco anos; Certidão de Nascimento e Comprovação de Estado Civil.

 

Importante ressaltar que o aluno deverá confirmar todas as informações com o consulado e a sua universidade escolhida para a mobilidade ao entrar com o pedido de visto.

 

Solicitação de Documento de Identidade:

O solicitante deverá iniciar o processo através deste link, agendando um horário para comparecer ao escritório da DNIC correspondente. Com os seguintes documentos traduzidos ao espanhol por tradutor juramentado inscrito na DNIC (solicitar a lista no escritório correspondente).

Procedimento:

  1. Acesse a plataforma.
  2. Preencha as informações solicitadas.
  3. Selecione o escritório, dia e horário para agendamento.
  4. Selecionar meio de pagamento ($U375)
  5. Uma vez confirmado o agendamento o interessado deve comparecer no escritório para obter o documento de identidade.

Documentos necessários:

Se for estrangeiro ainda no processo de emitir sua residência:

  1. Certificado de processo de residência em progresso (emitida pela Dirección Nacional de Migración [Direção Nacional de Migração])
  2. Testemunho de Certidão de Nascimento registrada no Registro Civil Uruguaio, ou Certidão de Nascimento do país de origem, resultando na emissão de um documento de Identidade Provisória de residência em progresso com validade de dois anos;

 

Se for estrangeiro com Certificado de Residência Mercosul ou Residência Temporária:

  1. Certificado de Residência (emitida pela Dirección Nacional de Migración [Direção Nacional de Migração])
  2. Testemunho de Certidão de Nascimento registrada no Registro Civil Uruguaio, resultando na emissão de um Documento de Identidade.
  3. Caso não possua esta certidão, será emitido um Documento de Identidade provisório válido por um ano.

 

Custo de vida:

O custo de vida do aluno depende muito das preferencias e costumes de cada aluno, além dos fatores como a cidade em que vai morar e a acomodação. Em média, o custo mensal no Uruguai gira em torno de $U58.757

IMPORTANTE: Os valores mencionados acima consideram depoimentos dos alunos e levantamentos feitos pela COI. No entanto, a situação financeira de cada país, as taxas de câmbio e as políticas de gerenciamento financeiro de cada instituição podem ser alteradas. Desta forma, as informações deste item devem ser consideradas como uma ideia geral sobre as despesas durante a mobilidade e não como informação final. Isto é, o aluno deve confirmar junto à IES os custos que terá durante a mobilidade.

 

Hospedagem:

A Universidad de la República não possuí residência estudantil, no entando, ela recomenda os seguintes sites:

Outras sugestões para portais de hospedagem, são:

A HousingAnywhere tem parceria com mais de 170 universidades em 65 países para ajudar seus alunos a encontrar acomodação no exterior. Além disso, eles incentivam os alunos a sublocar seus quartos e apartamentos para os alunos que chegam enquanto eles estão fora.

O site CompartoApto posta anúncios de apartamentos compartilhados para aluguel em mais de 20 países, vistoriando cada um dos locais publicados e facilitando o processo de encontrar moradia.

 

Plano de Saúde:

Segundo o Consulado do Uruguai, o estrangeiro que deseje ingressar no país deve:

Estrangeiros Vacinados:

  1. Ter recebido dose única ou duas doses da vacina contra o vírus SARS-CoV-2, comprovada por meio de carteira de vacinação.
  2. Possuir cobertura médica/seguro-viagem que abarque o período de estadia.

Estrangeiros que tiveram COVID-19 nos últimos 90 (noventa) dias antes do embarque:

  1. Apresentar o resultado de teste positivo, realizado entre 90 (noventa) dias e até 10 (dez) dias antes do embarque ou chegada ao país. O resultado positivo deve ser anexado à declaração juramentada e apresentado à empresa aérea/terrestre na qual viajará, prévio do embarque.
  2. Possuir cobertura médica/seguro-viagem que abarque o período de estadia.

Estrangeiros Não Vacinados:

  1. Teste anterior a entrada: Apresentar um resultado negativo de teste de detecção do vírus SARS-CoV-2 realizado no máximo 72 horas antes do início da viagem em laboratório autorizado
  2. Possuir cobertura médica/seguro-viagem que abarque o período de estadia.



Trabalho remunerado:

Os possuidores do Visto de Residência Temporária MERCOSUL são habilitados a procurar trabalho no Uruguai, no entanto é necessário confirmar essa possibilidade com a Universidade de destino e se atentar a outros requisitos de vagas e procedimentos específicos.

 

Informações adicionais:

Segue a lista das universidades parceiras:

  • Universidad de la República

*Informações obtidas em 07.12.2022