03.01.2023

Comunicação - Marketing Mackenzie


Solicitação do visto:

Importante ressaltar que o aluno deverá confirmar todas as informações com o consulado e a sua universidade escolhida para a mobilidade ao entrar com o pedido de visto.

O Visto de Estudante é necessário para estudantes que pretendem permanecer mais de 180 dias no México.

Procedimento:

Comparecer ao Consulado para entrevista com:

  1. Formulário de Solicitação de Visto preenchido e assinado, com uma foto 3x4 atual colada no espaço indicado.
  2. Passaporte com validade mínima de seis meses e cópias s das páginas onde aparecem a firma e os dados pessoais, e (caso seja aplicável) dos vistos para outros países e dos vistos mexicanos prévios.
  3. Original e cópias dos documentos comprobatórios de emprego, pensão, e recibos/contracheques/holerites dos últimos seis meses assim como os extratos carimbados pelo banco dos últimos seis meses da movimentação de conta bancária do solicitante, ou bem, dos pais se o solicitante for menor de 25 anos.
  4. Documento Comprobatório de Aceitação na Universidade, com os seguintes dados: nome completo do interessado; nível, grau e área de estudo; nome do curso no qual foi aceito, duração estimada assim como data de início e conclusão do curso; valor/taxa da matrícula do curso, dados de identificação da escola e nome e telefone do responsável da instituição de conferir os dados contidos na carta etc.
  5. Último histórico escolar (original e cópia simples).

É possível agendar a entrevista através deste link. Após a entrevista deverá ser paga uma taxa de emissão.

 

Solicitação de residência:

Dentro de 30 dias após sua chegada ao país, o estudante deverá emitir uma Tarjeta de Residente Temporal Estudiante [Cartão de Residência Temporal para Estudante].

  1. Preencher o seguinte formulário: Formato Migratorio para Trámites de Estancia. Escolhendo a opção “Canjear o reponer documento migratorio” e no campo “Especifique” coloque “Canje de FMM por Tarjeta de Visitante o de Residente”
  2. Vá até a delegação correspondente do Instituto Nacional de Migración (INM) para seguir com o processo.

 

Custo de vida:

O custo de vida do aluno depende muito das preferencias e costumes de cada aluno, além dos fatores como a cidade em que vai morar e a acomodação. Em média, o custo mensal no México gira em torno de Mex$ 23.269

IMPORTANTE: Os valores mencionados acima consideram depoimentos dos alunos e levantamentos feitos pela COI. No entanto, a situação financeira de cada país, as taxas de câmbio e as políticas de gerenciamento financeiro de cada instituição podem ser alteradas. Desta forma, as informações deste item devem ser consideradas como uma ideia geral sobre as despesas durante a mobilidade e não como informação final. Isto é, o aluno deve confirmar junto à IES os custos que terá durante a mobilidade.

 

Hospedagem:

Algumas opções de portais de hospedagem:

A HousingAnywhere tem parceria com mais de 170 universidades em 65 países para ajudar seus alunos a encontrar acomodação no exterior. Além disso, eles incentivam os alunos a sublocar seus quartos e apartamentos para os alunos que chegam enquanto eles estão fora.

O site CompartoApto posta anúncios de apartamentos compartilhados para aluguel em mais de 20 países, vistoriando cada um dos locais publicados e facilitando o processo de encontrar moradia.

O site Kayak fornece uma plataforma onde se pode encontrar voos, aluguel de carros, assistência de viagem, e alojamentos no México.

 

Trabalho remunerado:

Os possuidores do Visto de Estudante podem solicitar um Visto de Trabalho, porém o interessado deve consultar a possibilidade com a Universidade. Mais informações sobre o processo aqui.  

 

Informações adicionais:

Segue a lista das universidades parceiras:

  • Universidad Alfa y Omega

 

*Informações obtidas em 07.12.2022