Compartilhe nas Redes Sociais

Estrutura Curricular

Síntese da Estrutura Curricular - Mestrado

O Curso de Mestrado tem a duração de 24 (vinte e quatro) meses, subdividos em quatro semestres letivos, demandando um mínimo de 42 (quarenta e duas) unidades de crédito em Disciplinas, Atividades Programadas Obrigatórias, à pesquisa, elaboração do trabalho, Exame de Qualificação e Apresentação Pública da Dissertação. O mestrando deverá cursar no primeiro ano do Curso quatro disciplinas obrigatórias (duas no primeiro semestre e duas no segundo), e três disciplinas optativas, além das Atividades Programadas Obrigatórias. Nos 3º e 4º semestres, o aluno deverá dedicar-se à sua pesquisa e elaboração da dissertação. Até o final do 3º semestre o aluno deverá entregar o Memorial para Exame de Qualificação. A Dissertação de Mestrado deverá ser depositada até o final do 4º semestre, nos prazos determinados pelo regulamento do curso.

Atividade Programada Obrigatória - Mestrado

Abaixo as atividades consideradas válidas para conferir os créditos da APO:

Atividades Programadas Obrigatórias do Programa: consta em ao menos 01 (uma) participação correspondente aos eventos: 

  1. Metodologia de Pesquisa Aplicada em Arquitetura e Urbanismo: oferecida anualmente, para alunos do primeiro semestre.
  2. Jornada de Comunicação Discente e Leituras Programadas: oferecidas anualmente, de forma alternada.

 

Atividade Programada Obrigatória de Produção Científica: Consubstancia em ao menos 01 (uma) publicação em Artigos em periódicos científicos, livros, capítulos de livros ou na publicação de trabalhos publicados em anais de eventos científicos com relevância acadêmica dentro da área da Arquitetura e Urbanismo e áreas afins.

Consulte a avaliação do Qualis Periódicos pela CAPES (aqui).

 

*O formulário devidamente preenchido, com as assinaturas discente, orientador e os anexos dos comprovantes das atividades realizadas, devem ser encaminhado em um único e-mail para a Secretaria do PPGAU em até 30 dias antes do prazo para o depósito final da Dissertação.

MODELO DO FORMULÁRIO PARA COMPROVAÇÃO DA APO (MESTRADO)

Síntese da Estrutura Curricular - Doutorado

O curso de Doutorado tem a duração de 42 meses, subdivididos em sete semestres letivos. Os doutorandos perfazem um total de 62 créditos, distribuídos em Disciplinas, Atividades Programadas Obrigatórias (Seminários de Tese I, II, III e IV, Atividade Programada Obrigatória de Produção Científica), pesquisa, elaboração do trabalho, Exame de Qualificação e Defesa Pública da Tese. Deverão cursar uma disciplina obrigatória e três optativas, além das Atividades Programadas Obrigatórias. A disciplina obrigatória e as optativas devem ser cursadas no 1º e no 2º semestres letivos. O depósito do Projeto de Qualificação deverá ocorrer até o 25º mês do curso e o depósito da Tese de Doutorado até o final do 39º mês do curso, segundo prazos especificados no Regulamento do Programa. A partir do 18º mês espera-se que o aluno possa participar do Programa de Bolsas de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE), pelo menos por quatro meses.

Atividade Programada Obrigatória - Doutorado

Atividades Programadas Obrigatórias do Programa: consta na participação correspondente aos Seminários de Elaboração de Tese I, II, III e IV, obrigatórios para as turmas do 1º semestre ao 4º semestre, de modo a contribuir para a evolução do projeto de tese do aluno desde o início.

  • Seminário de Tese I - crítica e reelaboração do pré-projeto de ingresso;
  • Seminário de Tese II - leitura crítica e análise de tese de doutorado;
  • Seminário de Tese III - Referencial teórico e referencial do método;
  • Seminário de Tese IV - Elaboração de artigos científicos e escrita acadêmica. 

 

Atividade Programada Obrigatória de Produção Científica: Consubstancia em ao menos 02 (duas) publicações em Artigos em periódicos científicos, livros, capítulos de livros ou na publicação de trabalhos publicados em anais de eventos científicos com relevância acadêmica dentro da área da Arquitetura e Urbanismo e áreas afins.

Consulte a avaliação do Qualis Periódicos pela CAPES (aqui).

 

*O formulário devidamente preenchido, com as assinaturas discente, orientador e os anexos dos comprovantes das atividades realizadas, devem ser encaminhado em um único e-mail para a Secretaria do PPGAU em até 30 dias antes do prazo para o depósito final da Tese.

MODELO DO FORMULÁRIO PARA COMPROVAÇÃO DA APO (DOUTORADO)

Horário das Aulas

De 2ª. a 5ª. feira, das 14h05 às 17h35 e das 19h20 às 22h50.