Curso de Design do Mackenzie comemora 50 anos

Cinco décadas de adaptação, resiliência e inovação que mudaram o mercado de trabalho 

14.09.202213h43 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Curso de Design do Mackenzie comemora 50 anos

O mês de setembro marca as comemorações de 50 anos do curso de Design da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Criado em 1971, é responsável pela formação de designers empenhados em resolver problemas, melhorar a vida das pessoas e comunicar-se de forma mais eficiente. 

“Celebrar 50 anos traz um sentimento de júbilo e satisfação. Nos possibilita perceber a grande capacidade de adaptação, resiliência e inovação em tantos Brasis diferentes nos quais o curso teve lugar”, frisa a coordenadora do curso, Nara Silvia Martins. “Há uma identidade que é perene, advinda do espírito mackenzista”, completa, completa a professora. 

Durante esse período, o curso de Design passou por três etapas significativas que delinearam sua narrativa até o presente momento e que qualificam as modificações temporais e espaciais: 

  • 1ª fase, de 1971 a 1978, refere-se à implantação do Desenho Industrial, como era chamado na época, na Faculdade de Arquitetura; 

  • 2ª fase, de 1978 a 2005, compreende a migração do Desenho Industrial para a recém-criada Faculdade de Comunicação e Artes; 

  • 3ª fase, a partir de 2005, o curso de Design foi reintegrado à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). Em 2009, foi implantada a quarta grade curricular, a denominação de Desenho Industrial e, em 2011, passou a ser curso de Design. 

No ano de 2014 foi implantada a atual matriz curricular em vigor. A abordagem pedagógica, ao longo dos anos, sempre privilegiou a formação de um profissional voltado à atuação ampla em Design, com a distinção entre duas habilitações: Projeto de Produto e Programação Visual. 

Hoje, a UPM oferece uma capacitação alinhada às tendências contemporâneas nacionais e internacionais. Ademais, o curso tem um caráter generalista, oferecendo formação simultânea em diversas áreas de atuação, e autonomia na aquisição de conhecimentos. 

Nos últimos 50 anos, o curso de Design da UPM, campus Higienópolis, expandiu-se e intersectou-se com outras áreas como Engenharia, Direito e Administração. Também ganhou profundidade ao se segmentar para especializar em subáreas de atuação como Design Instrucional, Design de Serviços, Legal Design, dentre outras tantas que surgem constantemente, em resposta às novas demandas da sociedade. 

Áreas de atuação 

“Há cinco décadas, nossos egressos vêm se inserindo nos mais diversos setores da sociedade e contribuindo na configuração de bens e serviços, que impactam positivamente na qualidade de vida das pessoas de maneira ética e sustentável”, destaca a coordenadora. 

O atual sistema design, em sua pluralidade e multifaces, não se circunscreve apenas nas tradicionais categorias - design industrial, design gráfico, design de produtos e design de moda. 

Hoje, agregam-se a orbe deste sistema - o design da informação, o design estratégico, design de espaço, design social; atualmente um designer atua em Design de Serviços e Design Digital nos mais variados setores da economia como Indústria, Comércio e Serviços, além de órgãos governamentais e não-governamentais. 

Segundo Nara Martins, ao longo de seus 50 anos “a graduação contribuiu para a difusão da importância da profissão junto à sociedade brasileira e da qualidade do design brasileiro no exterior”. Ela ainda lembra que a UPM é responsável pela formação de designers valorizados no mundo por projetarem com uma visão voltada para o ser humano. 

Para comemorar o cinquentenário, a UPM promoverá uma programação recheada de atividades, que acontecerão nos dias 21, 22 e 23 de setembro. Os eventos serão realizados no prédio 9, do campus Higienópolis, e no Centro Histórico e Cultural Mackenzie (CHCM), prédio 01. Para saber de todos os detalhes, acesse o site.