Alunos da Universidade Mackenzie conquistam prêmio em competição da ONU

No desafio, estudantes foram estimulados a criar um projeto que incentivasse o combate à corrupção

13.10.202217h17 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Alunos da Universidade Mackenzie conquistam prêmio em competição da ONU

Nos dias 24 e 25 setembro, alunos da Liga Acadêmica Estudantil de Inteligência Artificial e Ciência de Dados, coordenada pela Faculdade de Computação e Informática (FCI), da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), participaram do Hackathon promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU) e conquistaram o 2º lugar na competição.

Com o tema Hackeando pela Integridade, o desafio estimulou os alunos a pensar em um projeto que incentivasse o combate à corrupção. Com isso, os mackenzistas desenvolveram um programa que automatizava o processo de visual law nos editais das licitações.

A equipe foi composta pelos estudantes Erik Samuel Viana Hsu, Mateus Kenzo Iochimoto e Rodrigo Machado de Assis Oliveira de Lima, do 1º ano de Ciência da Computação.

“É um processo usado por advogados e empresas de consultoria. Na aplicação, técnicas de design voltadas ao meio jurídico foram usadas para deixar um contrato mais simples para pessoas que não dominam o assunto. É importante ressaltar que esse processo não se restringe só ao design, por exemplo, vídeos também podem ser usados", aponta Mateus Kenzo Iochimoto, um dos participantes da competição.

O objetivo do Hackathon é dar aos participantes a chance de apresentar soluções de promoção da integridade por meio de tecnologias, como destaca o docente e orientador da Liga, Orlando Bisacchi Coelho. “Os desafios também promoveram a implementação da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção no desenvolvimento de soluções anticorrupção sustentáveis baseadas em Tecnologias da Informação e Comunicação, engajamento e emprego dos jovens e inovação e tecnologia".

Sobre a Liga

A Liga Acadêmica Estudantil de Inteligência Artificial e Ciência de Dados é formada por alunos da graduação presencial e EaD da FCI, do lato sensu, do stricto sensu e de outras unidades da UPM, interessados nas áreas da Inteligência Artificial e da Ciência de Dados.

Os vice-campeões receberam cinco cortesias exclusivas para o CASE, o maior e mais importante evento de startup e empreendedorismo da América Latina, organizado pela ABStartups. A premiação é oferecida pelo SEBRAE for Startups.