Economia

Liberalismo e Protecionismo no Cenário Global de Incertezas será tema do VI Fórum Mackenzie de Liberdade Econômica

Evento contará com apresentação de pesquisas científicas e palestras técnicas 

19.10.202215h47 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Liberalismo e Protecionismo no Cenário Global de Incertezas será tema do VI Fórum Mackenzie de Liberdade Econômica

A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio do Centro Mackenzie de Liberdade Econômica (CMLE), em conjunto com o Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA), promoverá, nos dias 08 e 09 de novembro o VI Fórum Mackenzie de Liberdade Econômica, com tema Liberalismo e Protecionismo em um Cenário Global de Incertezas. O evento é gratuito e é necessário inscrição para participar. Clique aqui e saiba mais. 

A iniciativa contará com a participação de palestrantes nacionais e internacionais, considerados autoridades em seus campos de pesquisa, além de sessões de apresentação de trabalhos científicos. 

Os interessados em apresentar pesquisas deverão realizar inscrição e submeter os trabalhos por meio do site. Toda a programação do evento, incluindo os horários das sessões de apresentação dos trabalhos aprovados, será divulgada na plataforma até 01 de novembro. 

Para participar como ouvinte também é necessário inscrever-se por meio do site. 

Confira os eixos temáticos: 

1) Tamanho de governo e política fiscal 

2) Segurança jurídica, direitos de propriedade e propriedade intelectual 

3) Moeda, bancos, finanças, investimento e política monetária 

4) Comércio exterior, fluxo de capitais e relações internacionais 

5) Regulação, concorrência, ambiente de negócios e competitividade 

6) Gestão, empreendedorismo e inovação 

7) Instituições, liberalismo, corrupção e governança 

8) Políticas públicas, avaliação de impactos e economia comportamental 

9) Filosofia, ética, confessionalidade e legitimidade moral do liberalismo 

10) Escola Austríaca - filosofia, direito ou economia (em parceria com a Revista Mises) 

Palestrantes 

Nesta edição, o Fórum contará com os palestrantes: Alexandre Padilla, presidente e diretor associado interino do Departamento de Economia da Metropolitan State University of Denver; Robert Klitgaard, professor da Claremont Graduate University, onde atuou como presidente de 2005 a 2009; Bolívar Lamounier, doutor em Ciência Política pela Universidade da Califórnia; Johann Graf Lambsdorff, fundador do Índice de Percepção de Corrupção (CPI), que criou para a Transparência Internacional; Rolf Lüders, economista e ex-ministro da Economia do Chile; Philip Stevens, fundador da Geneva Network e membro sênior do Institute for Democracy and Economic Affairs, Malásia; e Vladimir Fernandes Maciel, coordenador do CMLE e doutor em Administração Pública e Governo. 

Sobre o Fórum 

O Fórum Mackenzie de Liberdade Econômica ocorre anualmente desde 2017, com abordagem multidisciplinar. O objetivo do evento é promover o debate científico multidisciplinar sob a ótica do liberalismo clássico e da livre iniciativa. Além disso, serão discutidos os caminhos para a retomada sustentável do desenvolvimento. 

Desse modo, o Fórum serve também para mobilizar e compartilhar experiências e práticas exitosas entre empresários, pesquisadores, professores, estudantes e organizações não-governamentais interessados nos temas afeitos à liberdade econômica. O intuito também é construir pontes de interação entre a academia e a sociedade civil mais ampla. 

A liberdade econômica e a democracia representativa sofreram uma sucessão de duros golpes advindos da pandemia da covid-19, das medidas de controle e de estímulo, da dificuldade de recuperação de todos os elos das cadeias produtivas e, mais recentemente, pela invasão da Ucrânia pela Rússia - com efeitos econômicos e geopolíticos disseminados. 

Neste contexto, o VI Fórum busca refletir sobre os riscos, as oportunidades e as alternativas que se colocam para o Brasil e os países latino-americanos no atual contexto para caminharem em direção a sociedades mais produtivas, inclusivas, abertas, inovadoras e sob a égide do Estado de Direito e da estabilidade monetária e fiscal. 

A Comissão Organizadora desta edição é composta pelos docentes: Claudio Parisi, diretor do CCSA; Vladimir Maciel, coordenador do CMLE; Julian Portillo; Paulo Rogério Scarano; Roberta Muramatsu; Ulisses Ruiz de Gamboa; e Allan Gallo Antonio. 

Serviço
VI Fórum Mackenzie de Liberdade Econômica: Liberalismo e Protecionismo em um Cenário Global de Incertezas
 
Data: 08 e 09 de novembro 
Inscrições: pelo site 
Local:campus Higienópolis