Eventos

CEMAPI participa de debate sobre agenda anticorrupção no Brasil

Palestrante foi Fabiano Augusto Petean, coordenador acadêmico do CEMAPI

29.09.202216h40 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

CEMAPI participa de debate sobre agenda anticorrupção no Brasil

Na quarta-feira, 28 de setembro, o Centro de Estudos Avançados em Políticas Públicas e de Integridade (CEMAPI), do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), esteve presente na 1ª Reunião Geral dos Grupos de Pesquisa da Rede Brasileira de Estudos e Práticas Anticorrupção, via Teams, com a palestra do coordenador acadêmico do CEMAPI, Fabiano Augusto Petean. 

Com o tema Balanço e desafios da agenda anticorrupção no Brasil, Fabiano contextualizou sobre o motivo de trabalhar com a corrupção e os fatores que geram a corrupção, além do financeiro. Segundo ele, aspectos de competição e concorrência são determinantes na percepção da corrupção. 

“O fenômeno atinge a pessoa jurídica e a pessoa física, com o crescimento, por meio da pessoa jurídica, que quer buscar uma postura de dominância no mercado, impulsionada pela pessoa física”, afirmou Fabiano. 

Parceria com Transparência Internacional Brasil 

O evento foi realizado pelo movimento Transparência Internacional Brasil, que escolheu o pesquisador do CEMAPI, Samuel Mamede, como coordenador líder da Rede Brasileira de Estudos e Práticas Anticorrupção para a condução dos trabalhos de pesquisa. 

“Considerando que o CEMAPI é um centro multidisciplinar que opera em várias áreas, participar de um evento como este é primordial para a promoção e troca do conhecimento, a investigação e a inovação, colaborando para o avanço das Políticas Públicas e de Integridade”, disse Samuel.  

Ele destacou a importância do estudo de uma das vertentes abordadas na palestra, a Lei de Licitações. “A aplicação, de forma coerente e objetiva, viabiliza que as contratações com o Poder Público sejam transparentes. Trata-se de um dos instrumentos possíveis para se impedir a corrupção”.