Eventos

EaD Mackenzie adota CANVAS como novo Ambiente Virtual de Aprendizagem

Ferramenta estará totalmente implantada no segundo semestre de 2023  

05.10.202211h14 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

EaD Mackenzie adota CANVAS como novo Ambiente Virtual de Aprendizagem

No dia 28 de setembro, autoridades mackenzistas e convidados estiveram reunidos no auditório do MackGraphe, campus Higienópolis, para conhecer o CANVAS, o novo Ambiente Virtual de Aprendizagem da Universidade presbiteriana Mackenzie (UPM) para os cursos na modalidade de Educação a Distância (EaD). O evento deu início ao lançamento da plataforma, que já deverá estar operante a partir do dia 17 de outubro, com implantação completa prevista para agosto de 2023. 

O diretor de Estratégia e Negócios (DIREN) do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), André Ricardo de Almeida Ribeiro, explica que o desafio enfrentado ao longo da pandemia, não só pelo Mackenzie, mas por todas as instituições de ensino, demonstrou que seria preciso buscar uma nova plataforma que atendesse melhor às necessidades da nova realidade. 

“Após extensa pesquisa de mercado, dentro e fora do Brasil, entendemos que o CANVAS atendia e até superava as necessidades”, conta o diretor. Segundo ele, há várias facilidades na nova plataforma e não são somente técnicas. “É uma melhoria para os alunos, professores, colaboradores, a interface é mais amigável, há facilidade no uso de toda a plataforma, e ela é muito mais interativa. Isso, de fato, vai agilizar e facilitar o uso da solução”, adiciona ele. 

Ribeiro destaca o intenso trabalho de migração de todos os conteúdos da antiga ferramenta para o CANVAS e de integração com os demais sistemas da instituição. “Foi um trabalho grande, mas é, de fato, um outro patamar. Os alunos vão perceber, assim como os colaboradores administrativos e os professores”, conclui ele. 

O reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos, lembra que é sempre um desafio lidar com mudanças, mas que elas são necessárias e demonstram o não comodismo da Universidade, buscando o melhor para seus alunos. 

“Estamos observando o que tem de melhor no mercado porque é isso que temos de oferecer aos nossos alunos: um ambiente virtual, seguro, rápido, atrativo, preocupado com a experiência do usuário”, diz o reitor. 

Marco Tullio acrescenta que, com mais oferta de ferramentas e mecanismos de trabalho para o professor, isso aumenta também as potencialidades do profissional aperfeiçoar o que ele já faz muito bem. 

O gerente Ricardo Fukuda, à frente da Gerência de Tecnologia e Inovação (GERTI) do IPM, pontua que a iniciativa vem na esteira da função estratégica da TI, que é apoiar ações da organização como um todo, buscando o melhor da tecnologia disponível no mercado, “não só do ponto de vista de recursos, mas também daquela que melhor se adapta, que se adequa às nossas necessidades, ao nosso jeito”, afirma. 

Ele realça que o CANVAS é uma ferramenta moderna, de fácil usabilidade e com escalabilidade, “ou seja, o Mackenzie hoje tem capacidade e infraestrutura para crescer ainda mais, desenvolver seus cursos de EaD e se tornar cada vez mais um expoente diferenciado nesse mercado”, completa Fukuda. 

Alcançando pessoas 

O chanceler do Mackenzie, reverendo Robinson Grangeiro Monteiro, esteve no evento de lançamento e ressaltou o grande desafio que se impõe hoje, o de se alcançar as pessoas além dos limites físicos e geográficos do Mackenzie. “Não há como ser globalizado sem tecnologia. A tecnologia é neutra, nós que a podemos bem usar e temos de fazer o esforço nesse sentido. Fazemos o resgate da tecnologia para as boas políticas institucionais”, enfatiza. 

Ele ressalta ainda que o ser humano foi criado para o conhecimento e essa é a maior aventura humana. “Por isso seguimos em nossa missão de educar e cuidar do ser humano criado à imagem de Deus para exercício pleno da cidadania, em ambiente de fé cristã reformada”, adiciona.

Escala e qualidade

A professora coordenadora do Centro de Educação a Distância (CEDaD) da UPM, Miriam Rodrigues, aproveitou a oportunidade para agradecer o apoio da Universidade e do IPM ao longo de todo o processo e explicou que a busca foi por uma plataforma que ajudasse a ganhar escala e qualidade para proporcionar uma experiência educacional cada vez mais significativa. 

O coordenador de Sistemas de Informação da GERTI, Antonio Cesar Luna, e o analista de Projeto, Aleksandro Pereira da Silva, fizeram uma apresentação sobre toda a robustez do CANVAS e de como foi feito o processo de transição entre a antiga e a nova plataforma. 

Já o diretor Regional do CANVAS, Marcelo Campos, convidado do dia, demonstrou de que forma a solução pensa na demanda por qualificação crescente que existe no mercado, busca flexibilidade e acessibilidade, sempre atenta aos estudantes nativos digitais que possuem demandas tecnológicas específicas. 

“A plataforma tem várias vantagens para o usuário no cotidiano – utilizando comunicação clara, aprendizagem móvel e acessibilidade total, tudo em um só lugar – e, para além disso, pode ajudar conectar os estudantes às oportunidades de carreira”, assinala Campos. 

O CANVAS conta com aplicativo, biblioteca de mídia personalizada, integração com outras mídias e plataformas, possibilidade para criação de vídeos interativos, rastreabilidade de audiência, desempenho do material, relatórios e avaliações, gamificação e muito mais.

Além das autoridades já citadas, estiveram presentes no evento: o reverendo Gildásio Jesus Barbosa dos Reis, capelão universitário; o pró-reitor de Controle Acadêmico, Wallace Tesch Sabaini; a pró-reitora de Graduação, Janette Brunstein; o pró-reitor de Extensão e Cultura, Cleverson Pereira de Almeida; o pró-reitor de Planejamento e Administração, Luiz Carlos Lemos Júnior; e o coordenador de Educação Continuada, Fábio Ferreira Durço, que esteve representando o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Felipe Chiarello.