Universidade

Canvas: evento marca adoção de novo Ambiente Virtual de Aprendizagem para o EaD

Todas as aulas à distância, a partir de 2024, serão na nova plataforma 

07.12.202317h32 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Canvas: evento marca adoção de novo Ambiente Virtual de Aprendizagem para o EaD

A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) sacramentou, na última quarta-feira, 06 de dezembro, a adoção do Canvas como novo Ambiente Virtual de Aprendizagem, em um evento de apresentação realizado no auditório João Calvino, no campus Higienópolis. A nova plataforma será utilizada a partir do primeiro semestre de 2024 para todos os cursos do EaD Mackenzie. 

“Estamos focados na melhoria do aprendizado, para que a aprendizagem seja sempre significativa. Investimos bastante para que o aluno possa desenvolver todo o seu potencial”, afirmou a pró-reitora de Graduação, Janette Brunstein, apontando ainda que a nova plataforma será uma ferramenta tecnológica aliada do conhecimento.  

A utilização do Canvas pelo EaD da UPM já estava definida desde outubro de 2022. Ao longo do último ano, a ferramenta foi sendo trabalhada e implementada e, agora, está pronta para a plena utilização dos alunos. O antigo Moodle será totalmente substituído no ensino à distância. 

A nova plataforma oferece melhorias e permite a utilização de novas ferramentas durante as aulas. O Canvas permitirá que os professores tenham melhores recursos à disposição e, para os alunos, uma melhor navegação e um software mais simples. A facilidade de uso, o armazenamento na nuvem e a conexão com outros produtos, além de várias ferramentas para vídeos, apresentações e checagem de informações são algumas das novidades. 

“Temos uma necessidade de aprimoramento constante. Usamos o Moodle há décadas, mas no dia a dia, o feedback sinalizou a necessidade de aprimorar os recursos disponibilizados para alunos, professores e gestores”, apontou a superintendente do Centro de Educação à Distância (CEDaD), professora Miriam Rodrigues, que destacou ainda a consequência desse constante aprimoramento.” Isso se reflete nos excelentes resultados dos nossos cursos EaD, alguns com as melhores notas no Enade e bem classificados em rankings avaliativos”, finalizou.  

Um exemplo de melhoria com o Canvas está relacionado à personalização e à velocidade. Na nova plataforma, os professores poderão dar feedbacks personalizados por vídeos, com cada aluno recebendo uma explicação da avaliação feita pelo professor. Além disso, os alunos também poderão desenvolver conteúdos e enviar avaliações por meio de vídeos.  

De acordo com o coordenador de Operações do EaD da UPM, Carlos Mota, todo o processo de substituição da plataforma foi feito com cuidado e sempre pensando na melhoria do ensino. “Ouvimos os alunos e percebemos que precisávamos melhorar a performance da plataforma. Fizemos muitas pesquisas e estamos muito satisfeitos com essa escolha, foi tudo pensado para melhorar o ensino, tanto para professores quanto para alunos”.  

Para a coordenadora de Produção de Material Didático do EaD, Solange Barros, o Canvas vai trazer muitas melhorias para todos. “É uma plataforma muito mais amigável, com muito mais recursos. Vai otimizar o trabalho dos professores”, destacando ainda que a nova plataforma poderá ser acessada de diversos dispositivos, inclusive do celular.  

Humberto Aquino e Flávio Santos, representantes da Instructore, empresa responsável pelo Canvas, estiveram no evento e ressaltaram os ganhos na qualidade das aulas EaD que o software oferecerá. “O Mackenzie sempre foi um sonho para nós. Temos vários elementos que podem ajudar os professores a oferecer um melhor conteúdo para os alunos”, destacaram. 

O evento de lançamento contou com apresentação da plataforma e reforço dos novos recursos, além de duas palestras, com o tema Neurociências e Cognição, ministrada por Suzane Garrido, e Perspectivas para Um Futuro Próximo na Educação, ministrada Lars Janér. O vídeo do evento completo pode ser acessado no YouTube.