Eventos

Entre a nova e a velha escola: pesquisa em currículo, didática e formação de professores

IV Seminário do GEICS e Encontro dos Grupos de Pesquisa estão com inscrições abertas. Interessados em submeter trabalhos têm até 22 de outubro para se cadastrar

17.10.202215h45 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Entre a nova e a velha escola: pesquisa em currículo, didática e formação de professores

Estão abertas as inscrições para o IV Seminário do Geics & I Encontro dos Grupos de Pesquisa em Currículo, Didática e Formação de Professores - Docência na escola deste século: entre a nova e a velha escola. A iniciativa, realizada pelo Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), entre 10 e 12 de novembro, de forma híbrida, gratuitamente, contará com mesas temáticas nacionais e internacional, apresentação de trabalhos científicos, noite de autógrafos e painel síntese. Estão convidados a participar docentes e estudantes de graduação e pós-graduação, professores da Educação Básica e demais interessados. 

Os interessados em participar do evento como conferencistas devem se inscrever e utilizar o template de submissão por meio do site. A submissão de trabalhos ocorre até dia 22 de outubro. Já a avaliação dos trabalhos pela Comissão Científica, será até 02 de novembro, e a divulgação das iniciativas aprovadas no dia 04 de novembro. As salas temáticas serão divulgadas até 09 de novembro. 

Sobre o Seminário e o Encontro 

Os eventos ocorrem em um momento de muitos debates em torno da educação e de reformas curriculares, desde a formação básica até o Ensino Superior, demandando reflexão crítica propositiva que busque renovar práticas e mobilizar ações para o enfrentamento das adversidades que permeiam o contexto educacional contemporâneo. 

De acordo com a professora Marili Moreira da Silva Vieira, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura (PPEAHC), “discutir a escola que existe hoje e a escola que se precisa, bem como o tipo de professores necessários para ela, é fundamental para o enfrentamento dessa realidade transitória entre a velha e nova escola, que se configura nebulosa e carente de uma renovação”, afirma.  

Para tanto, reúnem-se nestes eventos cinco Grupos de Pesquisa na área de Currículo, Didática e Formação de Professores que irão discutir e compartilhar pesquisas, reflexões e proposições que abordam temáticas que perpassam pelas questões do currículo. Serão abordadas as finalidades educativas da escola, a prática docente no Ensino Superior e na Educação Básica e do impacto das tecnologias, numa perspectiva de inovação para atender a demandas formativas do século XXI. 

Nesta edição haverá uma Mesa específica da Educação Básica, com o objetivo de aproximar os pesquisadores, a realidade da escola e da produção de conhecimento que advém dela.  

OIV Seminário do Geics & I Encontro dos Grupos de Pesquisa em Currículo, Didática e Formação de Professores - Docência na escola deste século: entre a nova e a velha escola serão realizados em conjunto pelos: PPEAHC do CEFT; Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Currículo e Sociedade (GEICS); Contexto escolar, processos identitários na formação de professores e alunos da educação básica (CEPId/ PUCSP); Teorias da Educação e Processos Pedagógico (TEPP/PUC-Goiás); Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículo, Ensino Médio e Juventudes Contemporâneas (GEPCEM/Unisinos); Grupo de Estudos e Pesquisa Escola, Currículo e Conhecimento (ECCo/USP); e Processos de Constituição do Sujeito em práticas educativas (PCSPE- PUC-Camp).  

A organização ocorre com o apoio do Centro Histórico e Cultual Mackenzie (CHCM); Chancelaria Mackenzie; e MackPesquisa. 

Sobre o Grupo GEICS 

O GEICS é composto por pessoas que com interesse e produção na área de formação de professores, sobre o uso de diferentes linguagens e recursos na prática docente. 

Dentre os objetivos do Grupos estão: pensar as questões do currículo e seus desdobramentos, tais como a docência, as correntes pedagógicas, a relação entre currículo e sociedade, as questões psicossociais e os avanços envolvidos no processo educacional e na formação dos professores. 

Serviço 
IV Seminário do Geics & I Encontro dos Grupos de Pesquisa em Currículo, Didática e Formação de Professores - Docência na escola deste século: entre a nova e a velha escola 
Data
: de 10 a 12 de novembro 
Inscrições: clique aqui 
Submissão de trabalhos: até 22 de outubro